A fruticultura e o seu crescimento comercial no Brasil

Inicio » Agricultura » A fruticultura e o seu crescimento comercial no Brasil
02/02/2019 Por
A fruticultura e o seu crescimento comercial no Brasil

Como a escala de produção de frutas tem feito a fruticultura crescer no país

A fruticultura no Brasil é responsável por fatores importantes, sendo uma fonte de alimentação e um setor que gera emprego para a população. No país, este segmento tem sido ampliado ao longo dos anos e vem adquirindo maior visibilidade em todas as regiões.

Muitas vezes relacionada à agricultura, a fruticultura se difere pelo modo de tratamento de cada planta e por abranger cada espécie particularmente. As etapas da fruticultura são mais aprofundadas, uma vez que exigem mais de um processo de fruto a fruto, além da semeadura, até chegar à fase de colheita.

Fruticultura: plantação de morangos no Brasil.

O que é fruticultura?

A fruticultura é o setor voltado para o cultivo de plantações com frutos comestíveis na intenção de obter lucro em relação à safra. Este segmento tem se destacado no agronegócio.

A comercialização in natura, o consumo próprio e a industrialização elevaram o setor da fruticultura no Brasil, garantindo as possibilidades de investimentos e de abertura para novos mercados, sejam eles internos ou externos.

O Brasil está posicionado como o terceiro maior produtor de frutas do mundo, antecedido pela China e pela Índia, consecutivamente. O país se tornou altamente competitivo no mercado internacional das frutas e ganhou destaque pelo comércio e exportação de:

  • mamão
  • melão
  • melancia
  • manga

Estão entre as frutas menos competitivas, podemos citar:

  • maçã
  • banana
  • uva

Assim, o mercado externo da fruticultura possui grande variedade devido a diversidade de climas e solos do Brasil. Além disso, conta com diferentes frutas subtropicais, tropicais e temperadas, industrializadas e frescas.

As frutas exóticas e de origem do exterior, fatalmente, também ganham maior visibilidade por lá – e muitos nem chegam a saber que são importadas do Brasil. Devido às frutas nativas de cada região do país, o gosto peculiar favorece o aumento do consumo de algumas delas.

Fruticultura irrigada e seus obstáculos

Fruticultura irrigada como opção para as plantações.

A princípio, a cadeia produtiva da fruticultura necessita de maior estudo dos fruticultores para que cada contribuinte consiga realizar com eficiência o seu papel. Eles tendem a passar por alguns obstáculos, como por exemplo:

  • as práticas sustentáveis
  • a administração
  • o progresso das exportações
  • a logística de empreendimentos rurais
  • o desperdício de frutas

No entanto, estes obstáculos possuem a alternativa de se tornarem oportunidades.

Um exemplo disso foi a criação da fruticultura irrigada e o fato de ter ganho força no sertão. Essa forma de agricultura possibilita que os agricultores desenvolvessem suas atividades em épocas de longa estiagem.

Ou seja, a técnica consiste em uma irrigação por gotejamento e auxilia as produções em tempo de seca. Isto sem cessar a produção e, ainda assim, garantindo desenvolvimento e melhor qualidade dos produtos.

Dessa forma, investir na fruticultura no Brasil tem sido uma boa opção devido ao cenário atual e ao desenvolvimento pelo qual o segmento tem passado. Assim, sua importância envolve a utilização da mão de obra intensiva, a opção alternativa para propriedades rurais de pequeno porte, a evolução de agroindústrias, a diminuição da importação. Consequentemente, resulta no aumento da exportação e as frutas como importante complemento alimentar da população.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo