Goulash é um famoso prato alemão: veja como fazer

Inicio » Agronegócio » Goulash é um famoso prato alemão: veja como fazer
29/09/2020 Por
Goulash é um famoso prato alemão: veja como fazer

Extremamente tradicional na Europa, goulash começa a ganhar espaço na culinária brasileira. Apesar de não ser um conhecido da grande maioria dos brasileiros, o goulash é um prato que começa a chamar atenção de muitas pessoas. Esta sopa picante é um dos símbolos da culinária alemã, assumindo a mesma nutrição de uma refeição completa. Podendo ser saboreado de maneira simples, o prato é perfeito para dias mais frios e chuvosos.

Porém, é normal encontrar brasileiros que saboreiam o goulash acompanhado de um pouco de arroz branco ou, dependendo do caso, adicionando alguma massa. O almoço ou jantar se torna absolutamente completo e capaz de servir muitas pessoas. Mas também vale destacar que já existem outras receitas para a preparação do prato, adaptadas de acordo com a região do Brasil e o gosto dos chefes de cozinha.

Goulash

O que é goulash?

Goulash é o nome dado para um prato tipicamente alemão preparado com carne de boi picada. É semelhante ao que chamamos de picadinho, mas com temperos e formatos absolutamente diferentes.

Também é possível encontrar este item apresentado com carne de porco picada em cubos, dourada em gordura quente. Além disso, é comum untar as carnes com farinha e cebola.

Outras especiarias também são bem aceitas no cozimento acompanhado de água. Este prato é, na verdade, de origem húngara, mas foi a culinária da Alemanha que trouxe novos conceitos e temperos para a preparação. A história diz que este item era normalmente preparado pelos pastores húngaros, que aproveitavam carnes com cebolas em banha de porco.

Para que os alemães pudessem apreciar a mistura, foi implementada uma série de iguarias. Os primeiros testes foram com pimentões, que já trouxeram outra característica para o prato. Com o passar do tempo, a páprica também passou a ser adicionada. Este é tido, até hoje, como tempero fundamental para que o goulash assuma um sabor inconfundível.

Goulash no Brasil

Apesar de ainda não estar presente em boa parte dos restaurantes do país, o goulash é valorizado por quem aprecia a culinária internacional. Em alguns restaurantes da cidade de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar o prato sendo comercializado por um preço acessível, que gira em torno de R$ 40,00 a R$ 80,00. Torna-se fácil encontrar esta opção em restaurantes de culinária tradicional alemã.

Essa, inclusive, é uma dica para quem deseja encontrar o goulash de maneira mais prática ainda. O prato sempre é comercializado em festivais tipicamente alemães, que normalmente são realizados em diversas regiões do país. Um dos principais é a Oktobesfest, que acontece no estado de Santa Catarina. Vale a pena aproveitar estas ocasiões para conhecer a receita.

Goulash

Ingredientes do goulash

Para seguir uma receita de goulash mais tradicional, é preciso iniciar separando os itens básicos. Você precisará reunir manteiga, cebola picada, páprica doce, carne cortada em cubos, dentes de alho, pimentões vermelhos e amarelos, tomates, batatas, cenouras, caldo de carne, folhas de louro, sal, pimenta preta e sour cream. As quantidades vão variar de acordo com o gosto pessoal.

Seguindo a receita de goulash, é preciso derreter a manteiga e refogar as cebolas. Na sequência, adicione a páprica e coloque novamente no fogo, acompanhada da carne e do alho. A carne precisa dourar antes de acrescentar os pimentões.

Após cozinhar por alguns minutos, adicione o restante dos ingredientes. Será preciso esperar cerca de uma hora para que tudo ferva de maneira eficiente. Apenas no final, você deve adicionar o sour cream, que é um ingrediente opcional.

Goulash cremoso

O goulash de carne é, disparadamente, o mais tradicional. Mas algumas variações implementadas no Brasil dão novas versões aos molhos que acompanham a carne picada. Uma delas é o goulash cremoso, que adiciona creme de leite na composição. Dessa forma, o caldo ficará muito mais grosso e saboroso ao final do processo.

Goulash seco

A receita que reúne cebola, cenoura, carne, cogumelos, alho, vinho e tomate se destaca por não ter um molho com grande presença. Temperado com páprica doce e páprica picante, este prato é perfeito para a mistura com o arroz. É necessário aplicar menos água no momento de ferver e esperar que todo o líquido evapore.

Goulash com ricota

Adicionar o creme de ricota também se torna opção interessante e saborosa para este prato. O caldo se tornará extremamente denso e encorpado, dando uma maciez maior aos cubos de carne. Vale a pena experimentar este adicional, mas sem exageros para que o líquido não fique extremamente grosso.

Goulash com vodka

Como em muitos outros pratos na culinária, as bebidas alcoólicas também podem ser excelentes alternativas para realçar o sabor. Neste caso, você pode adicionar carnes de músculo, maçãs, vinho tinto, vodka e farinha de trigo ao composto original, além de também trazer o creme de leite. Lembre-se que, para trazer o gostinho da receita original, é fundamental não se esquecer da páprica.

Goulash

Goulash com cerveja

Outro clássico para a preparação de receitas é o acréscimo da cerveja preta. Com um sabor forte e intenso, ela pode deixar qualquer prato delicioso. Adicione essa bebida aos demais ingredientes para que possam ferver juntos. Se desejar, você também pode adicionar um extrato de tomate para reforçar.

Goulash com nhoque

Trazendo uma nova mistura para dentro deste prato tradicional, você não precisará se preocupar com o arroz como um acompanhamento. Prepare um nhoque de batata de maneira paralela e misture ao goulash nas etapas finais da receita. É o reforço que a sua refeição precisa caso a carne fique afogada em grande volume de molho.

Goulash light

Para quem quer uma opção com menos gorduras, também é possível trazer este prato tradicional com realce de sabores. Você continuará aplicando a carne bovina, mas acompanhada de cebola, extrato de tomate, páprica suave, vinho, pimenta do reino e sal. Deixe ferver em água, sem os demais compostos.

Goulash de pernil

Esta é a melhor alternativa para quem deseja substituir o goulash de carne. Boa parte dos acompanhamentos vai se manter igual, como a cebola, o pimentão e o tomate. Para esta receita especial, você pode optar por um vinho tinto e pelo acréscimo de manteiga ghee. Ao final, adicione um toque de cream cheese ao seu goulash para deixar o resultado ainda mais sofisticado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo