Haflinger é uma bela raça de cavalos pequenos e de cor caramelo

Inicio » Agronegócio » Haflinger é uma bela raça de cavalos pequenos e de cor caramelo
09/12/2020 Por
Haflinger é uma bela raça de cavalos pequenos e de cor caramelo

Haflinger é uma raça de origem austríaca. Uma bela e peculiar raça de cavalos, o Haflinger possui geralmente cor de tonalidade caramelo, tamanho pequeno em relação a outras raças e principalmente corpo forte e musculoso. Além disso, essa raça possui um galope bem marcado e cheio de elegância.

O Haflinger é uma raça originária da Áustria e também do norte da Itália, que foi desenvolvida pelo século XIX. No entanto, os ancestrais dessa raça possuem seus registros na Idade Média. Outra característica marcante desses animais é a docilidade.

Haflinger

Cavalos da raça Haflinger

Haflinger é uma raça de cavalos de pequeno porte, onde geralmente não ultrapassam os 150 centímetros de altura. Entretanto, são animais muito belos e elegantes, que possuem corpo forte e de musculatura definida, além de serem grandes marchadores.

Também chamados de Avelignese, essa raça de cavalos é descendente de raças árabes e tirolesas. Dessa forma, eram utilizados inicialmente como animais de carga, e só com o passar dos anos é que foram ganhando espaço no turismo equestre.

O animal conta com uma pelagem parelha de cor caramelo, além de possuir peito e dorso amplos, típicos de animais fortes e entroncados. Entretanto, em seu pelo é possível encontrar alguns tons de alazão, além de machas brancas que se diluem em seu corpo.

Possui geralmente a crina e a cauda em coloração branca, além de contar com olhos grandes e orelhas de tamanho reduzido. Além disso, é um animal muito dócil e é capaz de se relacionar com pessoas, inclusive com crianças.

Esse pônei possui uma ótima resistência e vigor físico, e por conta disso consegue se dedicar ao aprendizado facilmente, sempre procurando agradar ao dono. Assim sendo, é possível afirmar que essa é uma das raças de cavalos mais dóceis do mundo.

Curiosidades sobre o Haflinger

A raça desse cavalo belo e resistente foi desenvolvida no século XIX a partir de diversas combinações dos pôneis tiroleses originais com raças da Europa. Dessa maneira, foram projetados para terrenos montanhosos e inclusive para aguentarem cargas pesadas em longos trajetos.

Por conta disso são donos de uma resistência invejável, além de se adaptarem facilmente até aos terrenos mais irregulares. O primeiro garanhão dessa raça nasceu no ano de 1874, e foi denominado como 249 Folie. No ano de 1904 surgiu a cooperativa pioneira de criadores dessa raça.

Haflinger

A raça do cavalo Haflinger conta com sete linhagens, sendo que todas elas chegam até o 249 Folie. O nome de cada uma dessas linhas leva a inicial de seus fundadores, sendo essas as linhagens A, B, M, N, S, St e W. Veja agora o nome e o ano de origem de cada uma delas:

  • Anselmo, do ano de 1926;
  • Bolzano, do ano de 1915;
  • Massimo, do ano de 1927;
  • Nibbio, do ano de 1920;
  • Stelvio, do ano de 1923;
  • Student, do ano de 1927;
  • Willi, do ano de 1921.

Eventos como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial acabaram prejudicando essa raça. Isso porque as guerras fizeram com que os criadores focassem em produzir cavalos mais curtos, para que fossem então usados para transporte de cargas.

Por conta disso, foram utilizados animais de baixa qualidade para manter a raça viva, impedindo-a de entrar em extinção. Foi somente no período pós-guerra que os criadores passaram a produzir os Haflinger com maior rigor e pureza.

Essa raça é amplamente usada em território nacional para praticar a atrelagem. Além disso, a docilidade, beleza, força e facilidade de aprendizado desses animais fazem com que ocupem posição de destaque entre os amantes de equinos.

Os cavalos mais bonitos do mundo

O Haflinger é uma raça de cavalos muito belos e dóceis, que se subdivide em dois tipos: um de animais mais curtos e de maior peso, destinados para o trabalho; e outro de animais mais longos e altos, que são destinados para a atrelagem.

Da mesma forma, esses animais possuem facilidade para manter e até mesmo ganhar peso, sem a necessidade de empregar muito feno. São cavalos que podem viver por um período de até trinta anos, com grande disposição e vigor físico.

Apesar de muito belos, não estão entre os cavalos mais bonitos do mundo, não quando se fala de uma lista dos top 10, porém ocupam posição de destaque. Essa lista conta com nomes bastante conhecidos no país, como o cavalo crioulo, o quarto de milha, o Mangalarga marchador e o árabe.

Já entre alguns exemplos de raças mais conhecidas no exterior, temos o Appalloosa, o Tinker e o Percheron. Desse modo, são cavalos dotados de muita beleza, força, marcha harmoniosa e versatilidade em muitas atividades.

Cada uma dessas raças possuem suas características particulares. Seja a marcha, a força, a capacidade de executar exercícios com versatilidade, entre outras. Por conta disso, é sempre bom analisar cada raça particularmente.

Haflinger

O Haflinger no mercado

Essa raça de animais são donos de uma posição de destaque, visto que são belíssimos e possuem características físicas bem marcantes. Dessa forma, contam com uma coloração uniforme em tom ouro, que termina na cor branca nas crinas e cauda.

O preço desse animal no mercado costuma ser bem alto no mercado nacional, devido à sua raridade. Assim sendo, em comparação a outras raças mais comuns, pode ser encontrado com o valor de duas a três vezes maior, dependendo de sua origem comprovada.

São animais que chamam a atenção pelo seu porte, força e principalmente pela sua docilidade. É possível criá-los em contato com crianças, desde que haja um certo acompanhamento e até mesmo convívio da criança com o animal.

Se bem tratado, o Haflinger costuma criar laços de amizade com o seu dono, a ponto de se preocupar com o seu bem-estar. Além disso, são animais extremamente sensíveis, capazes de captar o emocional das pessoas que o rodeiam com grande facilidade.

O Haflinger é, sem dúvidas, um dos cavalos de maior valor no mercado. Seja no custo em dinheiro, seja na forma como se relaciona com seus donos e as pessoas em geral. Sua alimentação também é simples, pois se alimenta facilmente de grãos e também ganha peso com facilidade, o que torna a criação mais facilitada que outras raças.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo