Hambúrguer vegetariano não leva carne em sua composição

Inicio » Agronegócio » Hambúrguer vegetariano não leva carne em sua composição
20/10/2020 Por
Hambúrguer vegetariano não leva carne em sua composição

Hambúrguer vegetariano é opção saudável e cada vez mais procurada. Com uma grande quantidade de pessoas optando por deixar de consumir carne, o hambúrguer vegetariano se torna uma opção saudável. Além de substituir muito bem a carne. Por conta disso, tem feito grande sucesso em supermercados e restaurantes.

Além daquele usado para preparar lanches, o bife que leva o nome de hambúrguer vegetariano tem sido visto como um artigo de luxo. Isso porque possui um preço elevado e bem diferente do hambúrguer normal. A boa notícia é que tal produto pode ser feito em casa. E ainda com a vantagem de preço baixo e com diversos alimentos interessantes.

Hambúrguer vegetariano

O que é hambúrguer vegetariano?

Hambúrguer vegetariano ou hambúrguer vegetal é um preparo que não leva carne ou outro ingrediente de origem animal.

Em alguns casos, pode ser considerado um hambúrguer vegano. Isso porque pode ser feito sem leite e ovos também. Porém, a grande maioria dos hambúrgueres vegetarianos possui alguns ingredientes de origem animal. Ingredientes esses que os veganos não consomem.

Mas o hambúrguer vegetariano é uma ótima por poder ser feito com os mais variados ingredientes. Afinal, é extremamente saudável, ainda mais quando feito de forma caseira.

Assim, pode trazer incríveis benefícios ao corpo humano, como:

  • Melhora do trânsito intestinal;
  • Reduz má digestão e azia;
  • Não altera o colesterol.

O hambúrguer vegetariano é uma invenção muito antiga derivada da Eurásia, onde era feito com almôndegas ovais e caftas indianos vegetarianos. Mesmo que esteja se tornando altamente popular somente agora.

Inclusive, redes de fast food se viram obrigadas a realizar algumas adaptações para que os negócios continuassem vendendo e funcionando. Isso porque na Índia uma grande parte da população é vegetariana, . Com isso, o hambúrguer vegetariano foi adotado de forma oficial.

A criação da carne Hareburguer ocorreu somente em 2006, inspirada por sanduíches vegetarianos e na redução do consumo da carne animal.

Em relação ao agronegócio

Como pode ser feito com lentilha, soja e demais ingredientes, o hambúrguer vegetariano tem, por si só, uma grande importância na economia. Como sua popularidade está cada vez maior, é muito comum ver pessoas procurando pelo mesmo ou comprando os ingredientes para fabricá-lo.

Assim, um dos principais alimentos na produção desse tipo de hambúrguer é a lentilha, bem mais do que a soja, inclusive. A lentilha tem grande popularidade no país, sendo consumida até mesmo fora de datas comemorativas, como Natal e Ano Novo.

Por conta disso, cresce muito mais a procura por ela. Além de cozinhá-la da forma tradicional, as pessoas se veem impulsionadas a comprar o alimento para fabricar de modo caseiro o hambúrguer vegetariano.

Além disso, a proteína de soja também é procurada para compor o hambúrguer vegetariano. Com o grande aumento do consumo de produtos que não derivam da carne animal, muito estabelecimentos começaram a adotar a ideia a fim de modernizar.

Além da modernização, é uma forma de abrir um leque muito maior de clientes. Isso porque a maioria dos consumidores está muito mais conscientes sobre tudo o que está ingerindo. E isso inclui a procedência da carne; além da forma como é fabricada e como os estabelecimentos a manuseiam.

Logo, é um ótimo momento para aumentar em grande escala as vendas do plantio de soja, lentilha, linhaça (tanto a farinha quanto o grão), grão-de-bico, aveia, entre outros.

Hambúrguer vegetariano

Como fazer o hambúrguer vegetariano?

Pode parecer difícil, mas todo o processo de como fazer hambúrguer vegetariano requer apenas os ingredientes corretos. Por exemplo, é possível produzir o hambúrguer vegetariano caseiro utilizando a lentilha, como dito anteriormente.

O hambúrguer vegetariano de lentilha é um dos mais fáceis de fazer, já que a lentilha é um alimento acessível e consumido fortemente por todos os brasileiros.

Os ingredientes necessários para seu preparo estão listados abaixo:

  • 1 xícara de lentilha crua e limpa;
  • 4 xícaras de água morna;
  • Alho picado do tamanho de sua preferência;
  • 1 cebola picada;
  • Cebola verde e salsa picada;
  • Azeite;
  • Sal a gosto;
  • Cominho (opcional);
  • 1/2 xícara de farinha de arroz;
  • 1/2 farelo ou farinha de aveia.

Outros ingredientes podem ser acrescentados. Para o preparo, cozinhe a porção de lentilha com as 4 xícaras de água. Ela deve ser cozida na panela de pressão para ficar pronta mais rápido. Além disso, dê preferência para cozinhá-la em fogo médio.

Após ter cozinhado, escorra toda a água e coloque-a em uma vasilha. Nessa vasilha, coloque a cebola e os demais temperos. Misture bem para que pegue o gosto. Após temperar, acrescente o farelo de aveia e a farinha de arroz.

Porém, é importante acrescentar as farinhas aos poucos para que a mistura não empelote. Em seguida, divida a massa em 5 ou 6 partes, como preferir. Passe óleo nas mãos e comece a modelar em formato de hambúrguer com 1,5 centímetro de espessura.

Antes de fritar ou fazer qualquer coisa com o hambúrguer, coloque-o em uma forma untada e com papel manteiga e deixe no freezer por 1 hora ou mais. Depois que estiver bem congelado, basta retirar com cuidado e levar ao fogo para fritar.

Hambúrguer vegano

Como observar, é possível fazer o hambúrguer vegetariano, ou veggie burguer, como é também conhecido, sem usar nada que derive de animais, como o leite e o ovo.

Além disso, na receita de hambúrguer vegetariano, é possível acrescentar outros ingredientes de sua preferência e que também não apresentem origem animal.

Hambúrguer vegetariano

Benefícios do hambúrguer vegetariano

Como dito anteriormente, o hambúrguer vegetariano é uma ótima opção para quem não come carne. Porém, muitas pessoas que a consumem também optam pela versão vegetariana em alguns casos. Sempre como uma forma de melhorar a saúde e trazer maiores benefícios ao organismo.

Como pode ser feito de uma forma caseira e com ingredientes frescos, ele acaba sendo muito mais benéfico do que o hambúrguer industrializado. Isso, mesmo quando se trata de outro hambúrguer vegetariano. Dessa forma, consome-se mais puramente todos os nutrientes ali presentes.

Além disso, é possível notar mudanças também no peso, pele, cabelo, intestino. Isso, além de outras características que indicam uma melhora significativa da saúde. Para pessoas diabéticas ou com colesterol alto, o hambúrguer vegetariano é uma ótima opção.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo