Inulina é uma substância orgânica de composição semelhante à do amido

Inicio » Agronegócio » Inulina é uma substância orgânica de composição semelhante à do amido
13/09/2019 Por
Inulina é uma substância orgânica de composição semelhante à do amido

Inulina é uma substituta para o açúcar

A inulina pode ser empregada no desenvolvimento de produtos alimentares saborosos e saudáveis.

Afinal, além do enriquecimento em fibras, a inulina é uma excelente substituta para o açúcar e a gordura, melhorando o sabor e o efeito sobre o corpo.

inulina

O que é inulina?

Inulina é uma fibra alimentar solúvel e natural, provinda das raízes da planta chicória. A princípio, o ingrediente alimentar também é conhecido como “fibra de chicória” ou “fibra da raiz da chicória”.

De fato, a fibra é mais conhecida por seus benefícios significativos à saúde, tendo sua eficácia comprovada pela ciência.

Apesar de a inulina ser retirada da raiz da chicória, é possível encontrá-la em quantidades menores em alimentos como:

  • Cebola;
  • Alho;
  • Centeio;
  • Trigo;
  • Aspargos;
  • Banana.

Para que serve inulina?

Afinal, para que serve inulina? Essa é a dúvida de muitas pessoas.

Em suma, a fibra de chicória atua como uma espécie de alimento para as bactérias amigáveis que vivem no intestino grosso. Isto é, seu contato com as bactérias ativa seu crescimento, permitindo que elas floresçam e se multipliquem. Esse efeito é responsável por criar um ecossistema intestinal saudável.

inulina

Mas como isso é possível? De fato, isso é possível uma vez que as bactérias amigáveis quebram a fibra de chicória em gases benéficos. Não confunda, no entanto, a inulina com o hormônio insulina, encarregado de regular a glicose no sangue.

A fibra funciona como uma fonte para aumentar a quantidade de fibra solúvel em bebidas, iogurtes, pós e derivados. Assim, a fibra regula o intestino e reduz o colesterol no sangue.

Todo esse processo é realizado de maneira “invisível”, pois a fibra é insípida e se dissolve rapidamente. Por isso, não resulta em formações de camadas lamacentas, como faria o farelo de trigo ou o farelo de aveia.

Cada vez mais a fibra de chicória tem sido preferida pelos fabricantes de alimentos. Afinal, a fibra proporciona uma consistência cremosa aos produtos dietéticos sem, para tanto, adicionar gordura extra.

Alimentos com inulina

Apesar de a fibra ser retirada da raiz da Chicória, é possível encontrar – em menores quantidades – alimentos com inulina. Afinal, o ingrediente vem de uma fonte natural e ocorre em uma grande variedade de plantas. Nelas, desempenha um papel biológico importante enquanto carboidrato reserva.

De fato, a fibra da chicória faz parte de nossa dieta diária há centenas de anos, uma vez que é encontrada em muitas frutas e legumes tais como bananas, cebolas e trigo.

Inulina

Confira, na sequência, alguns dos alimentos com maior concentração do ingrediente.

Alho, cebola e alho-poró são fontes significativas de inulina prebiótica. Em suma, pode-se estimular que:

  • Nove a dezesseis por cento do peso do alho corresponde à fibra;
  • Dois a seis por cento do peso da cebola corresponde à fibra;
  • Três a dez por cento do peso do alho-poró corresponde à fibra.

Para incorporá-los à dieta, os vegetais podem ser usados no preparo de pratos variados como, por exemplo, no preparo de molhos, sopas, ensopados e legumes.

O hábito de ingeri-los regularmente fornecerá inúmeros benefícios da inulina à sua saúde e ao funcionamento do seu organismo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo