O que são lavouras e como funcionam os seus processos
As lavouras têm significativa importância no mundo do agronegócio e em seu crescimento.
A evolução do agrobusiness é justificada pela agilidade no processo das lavouras e pela linha de inovação e equipamentos tecnológicos, tais como drones – que ganham cada vez mais espaço na agricultura e pecuária.
O uso de softwares ajuda na captação de imagens geográficas em tempo real, na identificação de problemas e no fornecimento de informações precisas para o plantio, contribuindo para uma produção mais eficiente e precisa.
Mas, você sabe o que são lavouras?
Lavoura é a operação agrícola que traça sulcos profundos com ajuda de ferramentas de mão ou um arado. É feita para o cultivo da agricultura e, consequentemente, do agronegócio. É o terreno cultivado para produção das plantações e tem as funções de facilitar a circulação da água para uma irrigação correta, destruir más ervas, melhorar a estrutura do solo e arar a terra.
O conceito de lavouras é dividido em quatro partes, sendo elas:
- lavoura convencional ou tradicional: é baseada no trabalho do solo pela sementeira com arados. Facilita o rendimento da água, a mineralização de nutrientes e redução de pragas. Entretanto, acelera os processos de degradação da matéria orgânica e aumenta o risco de erosão.
- lavoura mínima ou conservacionista: provoca a aeração do solo, acelera os processos de mineralização de nutrientes e têm menos riscos de erosão.
- lavoura zero ou sementeira direta: é o melhor sistema para evitar a erosão do solo pois propaga uma fertilização natural aos nutrientes do solo.
- agricultura de precisão: faz o menor uso de produtos agro-químicos, combustíveis e sementes. Evita a utilização excessiva de áreas de pouco potencial e maior produtividade, e prepara esquemas focando num rendimento maior.
A evolução das lavouras se deve à mecanização agrária a partir do século XX. Dessa forma, os arados mecânicos e tratores permitiram lavrar a terra com maior profundidade e rapidez. Com o objetivo de reduzir a erosão, o uso de herbicidas e enxadas também foi adotado para eliminar más ervas.
Pela utilização de tecnologias, o negócio agrário de hoje possui maior facilidade na realização das funções do dia a dia, agilidade no planejamento agropecuário e o uso correto e prático dos elementos para produção. Dessa forma, é possível aumentar o rendimento dos produtos e os ganhos das fazendas, diminuindo os custos.
Tecnologia nas lavouras – Monitoramento e colheita mecanizada
Na atualidade, a influência da tecnologia é cada vez maior dentro das lavouras. Com isso, saem ganhando os produtores e o mercado consumidor, já que as vantagens do acesso à inovações cada vez mais específicas destaca vantagens como:
- agilidade e custos menores na colheita
- redução da necessidade de mão de obra
- facilidade maior no planejamento da safra
- tomada de decisões mais assertivas
- manutenção da saúde da lavoura facilitada
Com isso, fica ainda mais claro que a integração entre das lavouras com a tecnologia só tende a crescer; estreitando cada vez mais os espaços entre o campo e o mundo da inovação.