Lavouras, agrobusiness e a representatividade dos setores para o Brasil

Inicio » Agricultura » Lavouras, agrobusiness e a representatividade dos setores para o Brasil
05/02/2019 Por
Lavouras, agrobusiness e a representatividade dos setores para o Brasil

O que são lavouras e como funcionam os seus processos

As lavouras têm significativa importância no mundo do agronegócio e em seu crescimento.

A evolução do agrobusiness é justificada pela agilidade no processo das lavouras e pela linha de inovação e equipamentos tecnológicos, tais como drones – que ganham cada vez mais espaço na agricultura e pecuária.

O uso de softwares ajuda na captação de imagens geográficas em tempo real, na identificação de problemas e no fornecimento de informações precisas para o plantio, contribuindo para uma produção mais eficiente e precisa.

Lavouras

Mas, você sabe o que são lavouras?

Lavoura é a operação agrícola que traça sulcos profundos com ajuda de ferramentas de mão ou um arado. É feita para o cultivo da agricultura e, consequentemente, do agronegócio. É o terreno cultivado para produção das plantações e tem as funções de facilitar a circulação da água para uma irrigação correta, destruir más ervas, melhorar a estrutura do solo e arar a terra.

O conceito de lavouras é dividido em quatro partes, sendo elas:

  • lavoura convencional ou tradicional: é baseada no trabalho do solo pela sementeira com arados. Facilita o rendimento da água, a mineralização de nutrientes e redução de pragas. Entretanto, acelera os processos de degradação da matéria orgânica e aumenta o risco de erosão.
  • lavoura mínima ou conservacionista: provoca a aeração do solo, acelera os processos de mineralização de nutrientes e têm menos riscos de erosão.
  • lavoura zero ou sementeira direta: é o melhor sistema para evitar a erosão do solo pois propaga uma fertilização natural aos nutrientes do solo.
  • agricultura de precisão: faz o menor uso de produtos agro-químicos, combustíveis e sementes. Evita a utilização excessiva de áreas de pouco potencial e maior produtividade, e prepara esquemas focando num rendimento maior.

A evolução das lavouras se deve à mecanização agrária a partir do século XX. Dessa forma, os arados mecânicos e tratores permitiram lavrar a terra com maior profundidade e rapidez. Com o objetivo de reduzir a erosão, o uso de herbicidas e enxadas também foi adotado para eliminar más ervas.

Pela utilização de tecnologias, o negócio agrário de hoje possui maior facilidade na realização das funções do dia a dia, agilidade no planejamento agropecuário e o uso correto e prático dos elementos para produção. Dessa forma, é possível aumentar o rendimento dos produtos e os ganhos das fazendas, diminuindo os custos.

Lavouras de arroz

Tecnologia nas lavouras – Monitoramento e colheita mecanizada

Na atualidade, a influência da tecnologia é cada vez maior dentro das lavouras. Com isso, saem ganhando os produtores e o mercado consumidor, já que as vantagens do acesso à inovações cada vez mais específicas destaca vantagens como:

  • agilidade e custos menores na colheita
  • redução da necessidade de mão de obra
  • facilidade maior no planejamento da safra
  • tomada de decisões mais assertivas
  • manutenção da saúde da lavoura facilitada

Com isso, fica ainda mais claro que a integração entre das lavouras com a tecnologia só tende a crescer; estreitando cada vez mais os espaços entre o campo e o mundo da inovação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo