Limnologia é aquela que estuda as águas interiores

Inicio » Meio Ambiente » Limnologia é aquela que estuda as águas interiores
02/12/2020 Por
Limnologia é aquela que estuda as águas interiores

Considerada uma ciência de grande importância e multidisciplinar, a limnologia tem foco em estudar as águas continentais. Como possui um ilimitado campo de atuação, desempenha importante papel para a recuperação dos corpos de água.

Em suma, é um estudo altamente necessário, o que a torna uma profissão de vasta procura. O limnólogo precisa conter um vasto conhecimento e amor pelo que faz, já que a limnologia deve ser precisa e feita com grande seriedade.

Limnologia

O que é limnologia?

Limnologia é o estudo das águas. Dentro da Biologia, é uma das especialidades de maior importância, já que estuda águas interiores, independente de suas origens. A intenção do estudo é sempre verificar as dimensões, concentração de sais, relação dos fluxos de matéria e energia, etc.

Em suma, estima-se que esse estudo tenha se originado em Genebra, na Suíça. Tudo iniciou no século XIX, quando François Alphonse Forel iniciou seus estudos de grande necessidade no lago Léman.

Na verdade, a limnologia foi desenvolvida com o objetivo focado em estudar detalhadamente todos os ambientes lacustres, ou seja, lagos. Porém, o estudo abrange uma série de diversos tipos de águas interiores, por exemplo:

  • Lagoas;
  • Reservatórios;
  • Rios;
  • Açudes.

Além dos citados acima, também é possível citar as represas, os riachos, brejos, águas subterrâneas, áreas inundáveis, nascentes, entre outras infinidades de categorias e tipos de águas e rios.

Para entender melhor o que é limnologia, saiba que o estudo tem como objetivo, de fato, se dedicar aos entendimentos entre a relação existente entre os organismos das águas e seu ambiente. Isso, logicamente, deve ser compreendido no sentido mais amplo possível da palavra.

Significado de limnologia

O significado de limnologia vai muito além do que muitos indivíduos imaginam. Afinal, o profissional limnólogo é o responsável por abranger e entender, dentro de sua profissão, uma série de aspectos químicos, físicos e biológicos de todos os ambientes em que realiza o estudo.

A partir do momento em que se inicia o estudo dos locais, é possível notar que a metodologia utilizada na limnologia é muito semelhante àquela utilizada pelos profissionais que realizam estudos oceanográficos.

O motivo é que a limnologia e a oceanografia são duas ciências semelhantes e que possuem propósitos parecidos. Por conta disso, são consideradas ciências afins. É muito comum, inclusive, encontrar um limnólogo que possui interesse ou conhece muito sobre oceanografia.

Dentro, ainda, do conceito de limnologia, é comum encontrar suas vertentes na piscicultura.  motivo é que, para dar início à criação de peixes, necessita-se do conhecimento e dinâmica das águas. Dessa forma, entende-se muito melhor sobre características que farão toda a diferença para os animais.

Além disso, através da limnologia, é perfeitamente possível realizar um diagnóstico assertivo e eficaz para determinar se a água em questão está apta o suficiente para que o viveiro seja instalado.

Limnologia

Tundisi

Dentro da limnologia, Tundisi é uma das maiores inspirações para os profissionais limnólogos. Ecólogo e limnólogo brasileiro fortemente conhecido, atua também como oceanógrafo.

Autor de diversos livros, é uma ótima representação da importância dessa profissão para entender as águas, sejam elas salgadas ou doces. Como possui ambos os conhecimentos, é tido como um profissional de alto escalão e auxiliador de estudiosos do Brasil todo.

Entre suas obras mais famosas, estão:

  • Limnologia;
  • Recursos hídricos no século XXI;
  • Gerenciamento da qualidade da água de represas: diretrizes para gerenciamento de lagos.

Importante frisar que grande parte dos seus livros foi escrita com sua esposa. Dessa forma, ficaram conhecidos como o casal de pesquisadores mais respeitados dentro do segmento. O livro “Limnologia” já foi traduzido para mais de 60 países, sendo primeiramente publicado em 2008, no Brasil.

Todos os livros levaram anos de pesquisa e muito estudo para, somente depois, serem publicados pelo casal.

Tanto no Brasil quanto no exterior, o casal de pesquisadores é muito conhecido pela seriedade com que desempenha os trabalhos, além da procedência e qualidade dos livros escritos, já que se tornaram figuras quase que pioneiras dentro do segmento.

Logicamente, isso reflete de forma extremamente positiva para profissionais que buscam inspirações para suas futuras carreiras. Como é um segmento muito importante e que exige ótimos profissionais, o casal Tundisi foi responsável por desempenhar com excelência a profissão em questão.

Limnologia

Curso de limnologia

Em 2015, o Brasil passou por um momento marcado fortemente pela crise hídrica em todas as suas regiões. A necessidade de profissionais limnólogos é de suma importância para maior entendimento sobre o assunto, até mesmo para que programas sejam criados para evitar o desperdício inconsequente de água.

O curso de limnologia está sendo fortemente procurado, já que a utilização de recursos hídricos no país ainda está em alta. Com toda certeza, tudo isso faz com que seja necessário um número cada vez maior de limnólogos com devida formação, interesse e paixão pela profissão.

Afinal, a qualificação para atuar nesta área é necessária para garantir um ótimo resultado. Uma das ótimas vantagens que o profissional limnólogo se depara é justamente a amplitude do seu meio de atuação.

Atualmente, com grandes recursos tecnológicos disponíveis, é possível se comunicar através de plataformas sociais e garantir a imagem de um ótimo profissional dentro do segmento.

A preocupação com a água

Em todos os segmentos hídricos, há sempre uma enorme preocupação para com o futuro das águas, e isso engloba os rios, lagos, açudes e muitas outras fontes deste recurso tão importante. O motivo é que, com a grande necessidade de bons limnólogos, torna-se difícil para que profissionais de outros segmentos da Biologia desempenhem o papel deste profissional; sendo necessária alguma especialização para atuar na área.

Por conta disso, é uma área que oferece ótima remuneração, já que somente a limnologia é capaz de entender e decifrar o futuro de lagos e rios com enorme precisão. Dessa forma, com a ausência de profissionais especializados, há uma constante preocupação em relação ao comportamento e demais características hídricas do ambiente.

Com isso, o profissional deste segmento desempenha importante papel para auxiliar, também, na conscientização do consumo de água, como tratá-la e mantê-la habitável para diversas espécies. Assim, é correto afirmar que a limnologia é um estudo de grande necessidade ambiental.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo