O grande impacto na produção nacional após a evolução de máquinas agrícolas
Com a evolução tecnológica, muitas máquinas agrícolas foram implantadas nas atividades voltadas ao agronegócio. O uso deste maquinário se expandiu no país conforme foi aumentando a necessidade de maior produtividade no meio rural.
Os benefícios do desenvolvimento das máquinas agrícolas vão desde a alta escala de produção até a redução do desperdício de produtos utilizados. Além disso, a inserção deste maquinário possibilita muitas vantagens ao país e aos produtores.
Afinal, o que são máquinas agrícolas?
Máquinas agrícolas – ou maquinário agrícola – são equipamentos que auxiliam nos procedimentos desenvolvidos para a agricultura com o intuito de diminuir os gastos, colaborar no aumento da produtividade e na eliminação de determinadas pragas.
Tipos de máquinas agrícolas
Existem diferentes tipos de máquinas agrícolas. Possuindo funções únicas de acordo com a necessidade de uso e a área a ser trabalhada, os principais tipos são:
- Ceifadeira / Segadeira / Colheitadeira: usada em colheitas feitas nas lavouras;
- Trator: usado para arrastar utensílios ou obstáculos grandes e pesados;
- Semeadeira: usada no depósito de sementes e adubos nos solos;
- Adubador de discos: usado na adubação do solo. Promove o corte, aumento e mudança do terreno;
- Roçadeiras: usada no corte de plantas e gramas localizadas em terrenos declinados;
- Forrageira: usada na forragem do solo.
Usados de maneira correta, estes equipamentos agrícolas contribuem para a qualidade e eficiência das produções. Dessa forma, é possível preservar e conservar o solo, colaborando diretamente com sua fertilidade a produção em larga escala.
Além do antigo maquinário agrícola, estão sendo implementadas máquinas agrícolas modernas. Estas máquinas auxiliam no desenvolvimento da agricultura e garantem maior produtividade e planejamento das colheitas. Além disso, inteligência artificial, big data e tráfego controlado são exemplos de novas máquinas da agricultura moderna.
O desenvolvimento das máquinas agrícolas no Brasil
O desenvolvimento das máquinas agrícolas no setor agroindustrial ocorreu visto a necessidade de ultrapassar países que já adotaram seu uso intensivo na agricultura. O implemento do maquinário agrícola possibilitava a estes países industrializados mudanças significativas na infraestrutura e na economia.
O desenvolvimento das máquinas permite benefícios como:
- Cumprimento de prazos: as máquinas permitem que o agricultor consiga cumprir os prazos de produção e entrega, sem desperdício ou sem perda de produtos;
- Reduz o impacto ambiental: o desenvolvimento do maquinário agrícola permite uma colheita de precisão, diminuindo o uso de substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente;
- Melhor qualidade de vida: os equipamentos agrícolas permitem a maior satisfação dos trabalhadores, com condições boas de trabalho;
- Reduz a falta de mão de obra rural: o desenvolvimento das máquinas permitiu maior agilidade suprindo a falta de mão de obra no campo;
- Aumento da produtividade: possibilita a melhoria da qualidade, da quantidade e do custo das produções.
Dessa forma, por meio da comparação, o Brasil decidiu incorporar evoluções tecnológicas no agronegócio, visto que elas garantem a maior produtividade e valor qualitativo no mercado.
A mecanização e a inserção de máquinas agrícolas no país ocorreu apenas em 1959 e foi se expandindo conforme as necessidades de produção dos alimentos.