A evolução das máquinas agrícolas na produção nacional

Home » Agronegócio » A evolução das máquinas agrícolas na produção nacional
02/02/2019 by
A evolução das máquinas agrícolas na produção nacional

O grande impacto na produção nacional após a evolução de máquinas agrícolas

Com a evolução tecnológica, muitas máquinas agrícolas foram implantadas nas atividades voltadas ao agronegócio. O uso deste maquinário se expandiu no país conforme foi aumentando a necessidade de maior produtividade no meio rural.

Os benefícios do desenvolvimento das máquinas agrícolas vão desde a alta escala de produção até a redução do desperdício de produtos utilizados. Além disso, a inserção deste maquinário possibilita muitas vantagens ao país e aos produtores.

O uso de máquinas agrícolas nas produções rurais

Afinal, o que são máquinas agrícolas?

Máquinas agrícolas – ou maquinário agrícola – são equipamentos que auxiliam nos procedimentos desenvolvidos para a agricultura com o intuito de diminuir os gastos, colaborar no aumento da produtividade e na eliminação de determinadas pragas.

Tipos de máquinas agrícolas

Existem diferentes tipos de máquinas agrícolas. Possuindo funções únicas de acordo com a necessidade de uso e a área a ser trabalhada, os principais tipos são:

  • Ceifadeira / Segadeira / Colheitadeira: usada em colheitas feitas nas lavouras;
  • Trator: usado para arrastar utensílios ou obstáculos grandes e pesados;
  • Semeadeira: usada no depósito de sementes e adubos nos solos;
  • Adubador de discos: usado na adubação do solo. Promove o corte, aumento e mudança do terreno;
  • Roçadeiras: usada no corte de plantas e gramas localizadas em terrenos declinados;
  • Forrageira: usada na forragem do solo.

Tratores são as máquinas agrícolas mais utilizadas no campo

Usados de maneira correta, estes equipamentos agrícolas contribuem para a qualidade e eficiência das produções. Dessa forma, é possível preservar e conservar o solo, colaborando diretamente com sua fertilidade a produção em larga escala.

Além do antigo maquinário agrícola, estão sendo implementadas máquinas agrícolas modernas. Estas máquinas auxiliam no desenvolvimento da agricultura e garantem maior produtividade e planejamento das colheitas. Além disso, inteligência artificial, big data e tráfego controlado são exemplos de novas máquinas da agricultura moderna.

O desenvolvimento das máquinas agrícolas no Brasil

O desenvolvimento das máquinas agrícolas no setor agroindustrial ocorreu visto a necessidade de ultrapassar países que já adotaram seu uso intensivo na agricultura. O implemento do maquinário agrícola possibilitava a estes países industrializados mudanças significativas na infraestrutura e na economia.

O desenvolvimento das máquinas permite benefícios como:

  • Cumprimento de prazos: as máquinas permitem que o agricultor consiga cumprir os prazos de produção e entrega, sem desperdício ou sem perda de produtos;
  • Reduz o impacto ambiental: o desenvolvimento do maquinário agrícola permite uma colheita de precisão, diminuindo o uso de substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente;
  • Melhor qualidade de vida: os equipamentos agrícolas permitem a maior satisfação dos trabalhadores, com condições boas de trabalho;
  • Reduz a falta de mão de obra rural: o desenvolvimento das máquinas permitiu maior agilidade suprindo a falta de mão de obra no campo;
  • Aumento da produtividade: possibilita a melhoria da qualidade, da quantidade e do custo das produções.

Dessa forma, por meio da comparação, o Brasil decidiu incorporar evoluções tecnológicas no agronegócio, visto que elas garantem a maior produtividade e valor qualitativo no mercado.

A mecanização e a inserção de máquinas agrícolas no país ocorreu apenas em 1959 e foi se expandindo conforme as necessidades de produção dos alimentos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo