Moyashi, ou broto de feijão, é comum na culinária asiática

Inicio » Agronegócio » Moyashi, ou broto de feijão, é comum na culinária asiática
19/10/2020 Por
Moyashi, ou broto de feijão, é comum na culinária asiática

Moyashi é um ingrediente saudável e super versátil. O moyashi, ou broto de feijão, é um vegetal culinário cultivado pelo broto de feijão mungo. Eles podem ser cultivados colocando e regando os feijões germinados na sombra até as raízes crescerem. Os brotos de feijão mungo são extensivamente cultivados e consumidos no leste da Ásia.

Ficou curioso sobre essa típica receita da culinária asiática? A seguir você descobre receitas de moyashi, como fazer moyashi e outras curiosidades a respeito desse ingrediente saudável e variado! Confira!

Moyashi

O que é moyashi?

Moyashi é como é conhecido o broto jovem do feijão mungo. Eles têm pequenas folhas amarelas e pálidas anexadas a uma parte branca, prateada e brilhante.

De fato, os brotos de feijão oferecem trituração e um sabor sutil de nozes com alto teor de água. No entanto, cuidados e considerações devem ser tomados ao cultivar e preparar brotos para evitar contaminação. Em suma, os brotos de feijão estão disponíveis durante todo o ano.

Uma técnica comum para os cultivadores caseiros é brotar o feijão em uma jarra, com uma malha fina ou um pano amarrado por cima com um elástico. A água é, então, despejada no frasco três a quatro vezes ao dia; os frascos são virados para cima e deixados para drenar.

A técnica precisa de crescimento a ser usada depende da quantidade que se deseja coletar. Os principais aspectos são:

  • Selecionar boas sementes (novas e uniformes);
  • Garantir que a luz chegue às sementes;
  • Garantir que elas recebam umidade suficiente, evitando o alagamento.

Moyashi

Os brotos de feijão, também conhecidos como moyashi ou brotos de feijão mungo, são cientificamente conhecidos como Vigna irradiam e são um membro da família Fabaceae (leguminosas).

Qualquer semente que germina se torna um broto e, embora uma variedade delas seja adequada para fins culinários, os brotos de feijão mungo são um dos mais usados ​​popularmente.

Valor nutricional do moyashi

Um dos alimentos mais potentes em termos nutricionais, o moyashi fornece uma excelente fonte de vitaminas, minerais, proteínas e enzimas. Além disso, os brotos de feijão são baixos em calorias e ricos em vitamina K, vitamina C, ferro, folato e fibras.

As sementes germinadas têm o potencial de transportar bactérias, portanto, devem ser evitadas por mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Moyashi na culinária

Os brotos de feijão são usados ​​popularmente na culinária asiática. Ao moyashi, são adicionados carne, vegetais ou tofu salteado. O prato também é servido sobre sopas de macarrão ou preparações de arroz. Em alguns casos, pode ser usado como recheio ao fazer rolinhos primavera e sushi.

O moyashi cru é acrescentado às saladas ou dobrado em sanduíches como uma camada para adicionar textura e umidade. Para evitar a murcha, é indicado fritar os brotos por mais de trinta segundos para manter a textura. Além disso, cozinhar os brotos ajudará a matar qualquer potencial bacteriano que possa estar no moyashi.

Geografia e história

Acredita-se que o feijão mungo seja nativo do nordeste da Índia, onde é cultivado desde os tempos antigos. Hoje, é cultivado em partes da Austrália, Tailândia, Índia e outros países asiáticos. Ao cultivar brotos, é indicado escolher as sementes inteiras e de cor verde brilhante para obter melhores resultados.

Moyashi

Como fazer moyashi?

Mas como fazer moyashi? De fato, a receita de moyashi é super simples. Leva menos de 10 minutos para prepará-la, por isso, é ótimo quando você precisa de um acompanhamento rápido!

Rendimento: 2 porções

Tempo: 10 minutos

Ingredientes

  • Moyashi;
  • 2 aipo (picados);
  • 1 xícara de cenoura em fatias (fina).

Especiarias

  • 2 colheres de sopa de gergelim;
  • 2 1/2 colheres de sopa de molho de soja;
  • 1 1/2 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • Sal.

Modo de preparo

  1. Escalde os brotos de feijão em água fervente por 1 minuto e coe;
  2. Moa 1 colher de sopa de gergelim e misture todos os temperos em uma tigela pequena (molho de soja, açúcar, vinagre, gergelim moído);
  3. Misture brotos de feijão, cenoura, aipo, 1 colher de sopa de gergelim e especiarias em uma tigela;
  4. Polvilhe sal a gosto.

Receitas com moyashi

Se você estiver procurando por receitas com moyashi, a salada de broto de feijão é uma ótima receita de acompanhamento, além de ser uma salada muito fácil, econômica e saudável!

Em suma, a salada de broto de feijão pode ser servida com churrasco, como um prato japonês ou com qualquer refeição de estilo asiático.

Moyashi

Salada de moyashi

Aprenda como preparar uma deliciosa salada de moyashi.

Remova as raízes marrons e pegajosas do moyashi

Antes de preparar o moyashi, é necessário remover a parte marrom e a raiz fibrosa dos brotos de feijão. Essa é uma parte importante do processo que muitos cozinheiros de primeira viagem ainda desconhecem. Mas, afinal de contas, qual é a razão para removemos essas partes marrons e as raízes com fios?

Em suma, esse é um processo necessário porque os brotos de feijão têm um sabor muito melhor sem eles. É possível que os paladares mais desacostumados não notem a diferença sutil se os brotos de feijão foram preparados com molho ou ingredientes saborosos fortes. Por outro lado, o paladar mais apurado certamente notará o sabor e a textura mais limpos ao comê-los crus ou com temperos simples.

Assim sendo, antes de preparar o broto de feijão para uma salada, é recomendado que ele seja limpo de acordo com esse passo.

Cozinhe os brotos de feijão por cerca de um minuto e meio

Isso provavelmente dependerá da preferência de cada pessoa. No entanto, a melhor indicação é a de cozinhar os brotos de feijão por apenas um minuto e meio. Afinal de contas, após a drenagem, os brotos de feijão continuarão a cozinhar com o calor restante.

De fato, você pode ajustar o tempo à sua preferência, no entanto, o cozimento deve demorar entre um e dois minutos.

Drene o excesso de água dos brotos de feijão

Drenar o excesso de água dos brotos de feijão é um passo importante, pois nenhum cozinheiro deseja diluir os temperos. Sendo assim, não esqueça de escorrer bem antes de adicionar os brotos de feijão ao molho.

Além disso, o moyashi tende a ficar ruim muito rápido. Ou seja, evite mergulhá-los em água, especialmente se você quiser mantê-los por um pouco mais de tempo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo