Nelore e a sua grande influência no mundo da pecuária

Inicio » Pecuária » Nelore e a sua grande influência no mundo da pecuária
11/03/2019 Por
Nelore e a sua grande influência no mundo da pecuária

Nelore é maior rebanho do Brasil e visto como referência mundial na criação do gado

O gado nelore representa mais da metade da receita nacional em termos de importação e exportação de carne.

O nelore além de ser o maior rebanho brasileiro é conhecido como ótimo resultado de melhoramento genético.

gado nelore mocho

Rebanho do gado nelore

A raça de gado nelore chegou no Brasil cerca de 200 anos atrás, aproximadamente no final do século 19. É originário da Índia Oriental e fruto da raça Ongole. Com a vinda deste rebanho ao país a raça teve adaptação muito fácil ao clima brasileiro.

O início de seu desenvolvimento no Brasil em regiões do Centro-Oeste, como por exemplo nos campos de Mato Grosso e Goiás da década de 50. Obtiveram grande sucesso devido a facilidade em que se adaptou tanto ao clima quanto aos campos.

O gado nelore faz parte das raças zebuínas, ele inclusive é o mais procurado no mercado pecuário por sua facilidade de criação e carne de excelente qualidade. Entre as raças mais conhecidas temos o gado brahman, gir e shiwal seguido do nelore.

Entretanto, nem sempre foi o mais adorado entre os pecuaristas brasileiros. No início da formação do gado zebu, o nelore foi deixado de lado devido à sua coloração e o fato de suas orelhas serem significativamente menores que as dos outros.

Hoje em dia o nelore participa do grupo de gados focados no melhoramento genético e bem como no cruzamento de raças. É um rebanho de raça pura com melhor produção de carne no Brasil.

Sua criação no país hoje abastece tanto o mercado nacional como o internacional. O animal possui características favoráveis para atender grandes demandas. Dentre todas as raças indianas exploradas, o nelore é a favorita dos pecuaristas.

Nelore mocho

Partindo o ponto de que esta raça de gado sofreu diversos melhoramentos genéticos através do cruzamento de raças, o surgimento do nelore mocho é uma delas. Esta raça é popularmente caracterizada de “nelore sem chifre”.

No cenário da pecuária, o sêmen deste gado é um dos mais procurados no Brasil para cruzamento entre raças ou mesmo iniciar rebanhos puros.

A história do nelore mocho toma espaço na década de 60 nos campos de Goiás. Local onde muitos cruzamentos entre raças acontecida desde a chegada do rebanho. Contudo, as primeiras linhagens da raça aconteceram em São Vicente (SP) através de pecuaristas de pequeno porte.

Entre suas características físicas o gado possui porte de médio a grande como toda raça nelore. Além disso, sua pelagem é branca ou acinzentada com manchas e em alguns casos específicos a raça toma coloração avermelhada.

O formato da cabeça é ataúde, ou seja, caixa craniana longa e a parte do chanfro (ossatura entre os olhos até o nariz) é reto e largo. No caso das fêmeas, é estreito e menor. O focinho de ambos é preto e as narinas são dilatadas. As orelhas são curtas assim como todos da espécie.

Características do gado nelore

  • Pelagem

De coloração branca ou acinzentada e pode apresentar manchas de tonalidade prateada por todo o corpo. A parte final da cauda (vassoura) é preta e bem pigmentada assim como todo o restante do corpo.

  • Cabeça/Pescoço

A cabeça do animal é de formato subconvexo e bem demarcada nesta raça. De comprimento largo no início do crânio e mais estreito na parte da boca e do focinho.

Possui chifre curtos e no formato de um cone, são grossos e escuros. No caso das fêmeas os chifre são menores e mais finos.

O pescoço é característico grosso e musculoso, – maior nos machos e menor nas fêmeas – além disso, apresentam barbela com desenvolvimento bem demarcado.

  • Corpo

O corpo do animal é amplo e bem comprido e possuem um tronco de formato cilíndrico e musculoso. Além disso, suas costelas são longas e arqueadas.

Outra característica se dá pela linha dorso-lombar por ser horizontal, reta e apresentar cobertura boa de músculos que podem se prolongar até a garupa do animal.

Vantagens da criação do gado nelore

O gado nelore possui grande facilidade de criação no pasto. Além de ser um animal de natureza dócil, é econômico pois se alimenta exclusivamente de capim. Devido à sua alimentação saudável, o teor de gordura em sua carne é em níveis reduzidos.

Outro ponto sobre sua natureza dócil é pelo fato de dispensar mão de obra. Dificilmente há casos de bois se agredindo ou mesmo impedindo o manejo do pecuarista.

Além disso, possui alta resistência às doenças, em especial aos parasitas. Sua pelagem possui alto bloqueio na entrada de agentes infecciosos em sua pele. Esta característica se dá devido a uma secreção oleosa que seu organismo produz como forma de repelir insetos.

Gado nelore

No quesito peso do animal, o nelore é precoce e atinge pesos altos com facilidade. Portanto, sua criação é vantajosa tanto 

As fêmeas da raça nelore são conhecidas pela aptidão com maternidade, contando com certa particularidade na garupa e abertura pélvica excelente. Além disso, as mesmas dispensam a necessidade de parir em currais individuais.  

Sua carcaça têm grande valor no mercado devido aos vários usos que possui, além do corte ser referência mundo afora.

Desvantagens do nelore

Contudo, em algumas raças do gado, o animal pode apresentar determinadas características indesejadas para seu produtor. A partir do processo de cruzamento de raças alguns sinais na fisionomia tendem a mudar.

Alguns machos apresentam chifres extremamente longos, cílios esbranquiçados e orelhas longas e pesadas. A face do animal também pode ser voltada para a parte interna do mesmo.

Mercado do nelore

Atualmente, o gado nelore representa grande lucro ao mercado da carne. A raça é dona de mais de 80% do rebanho total no Brasil no mercado consumidor.

Este gado de corte é tão procurado comercialmente devido às vantagens de criação e pela produção de carne de qualidade.

Além de sua carne possuir baixo teor de gordura, também conta com alto rendimento e fácil armazenamento. O gado abastece tanto o mercado nacional como internal tendo com maior parceiro comercial os Estado Unidos da América.

Em suma, é notório que a raça nelore se mostra muito vantajosa em termos de mercado produtor quanto para seu consumidor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo