Nhoque é prato italiano tradicional servido com diversos tipos de molho

Inicio » Agronegócio » Nhoque é prato italiano tradicional servido com diversos tipos de molho
25/10/2020 Por
Nhoque é prato italiano tradicional servido com diversos tipos de molho

Do caseiro ao industrializado, não há quem resista a um delicioso nhoque. Ele tem as mais criativas variações e formas de preparo. Em geral, é feito com a batata ou pode ser encontrado pronto. O alimento é extremamente saboroso e pode garantir um bom almoço ou jantar.

Além disso, o nhoque é muito popular no Brasil todo, principalmente na região Sul do país, onde há uma grande quantidade de descendentes italianos e demais consumidores em grande escala de massas em geral.

Nhoque

O que é nhoque?

Nhoque é uma espécie de massa preparada em bolinhas. Para entender melhor o que é nhoque, basta lembrar da massa em formato arredondado que geralmente é encontrado pronto no mercado. O nhoque é geralmente comido todo dia 29, já que é presságio de boa fortuna.

Entretanto, tal fama não surgiu à toa. Conta a lenda que um andarilho faminto e sujo sentia-se mal por não ter o que comer. Bateu então de porta em porta até que alguém o atendesse e, assim, uma família que, mesmo não tendo muito o que comer, dividiu o nhoque com o andarilho.

Assim, ao ajudar o mendigo, a família foi limpar a mesa após o jantar e percebeu que havia uma grande quantidade de dinheiro em baixo de cada prato. Reza a lenda que isso aconteceu em um dia 29 de dezembro e desde então esse virou o dia do nhoque.

Sendo verdade ou não, é um alimento muito consumido no Sul do país, já que no local há uma grande descendência de italianos, bem como na própria Itália e em outros lugares do mundo. Além disso, o prato é muito versátil e combina com uma grande quantidade de molhos.

Geralmente, o acompanhamento para nhoque perfeito é o molho vermelho, três ou quatro folhas de manjericão e vinho tinto. O alimento até pode ser servido com salada de maionese ou arroz, mas é um prato que possui muito mais graça e sabor quando servido sozinho.

Ingredientes e variações do nhoque

Como ele geralmente utiliza uma certa quantidade de batatas e é muito popular, o alimento acaba auxiliando positivamente na economia do país. Por conta de muitas pessoas ainda estarem conhecendo e se dando conta da popularidade do alimento, muitos ainda o querem testar.

Além disso, alguns consumidores preferem levar a receita ao pé da letra e fazem o molho vermelho, por exemplo, com o próprio tomate. Dessa forma, tem-se um nhoque ao molho de tomate extremamente saboroso e sem deixar de lado o gostinho de nhoque caseiro.

Com isso, é possível notar um grande aumento no consumo de tomates, principalmente os que estão bem maduros. Os tomates bem maduros geralmente não duram muito tempo, já que se machucam facilmente ou apodrecem.

Isso tudo ocorre pois grande maioria das pessoas tem aversão ao fruto maduro demais. Porém, para fazer o nhoque tradicional, ele é perfeito.

Outro ponto legal é que a produção de queijo também aumenta muito. Isso porque na receita de nhoque, um dos tipos mais populares ainda é a receita de nhoque caseiro com molho branco de queijo. Ele também pode ser feito no forno, o que dá um toque especial.

O alimento ainda pode ser encontrado nas seguintes formas:

  • Nhoque de abóbora;
  • Nhoque de batata doce;
  • Gratinado;
  • Com queijo;
  • Simples;
  • Nhoque de forno.

Nhoque

Como fazer nhoque?

A receita para massa de nhoque não é tão difícil quanto pode parecer para muitas pessoas. Afinal, até mesmo a forma de ver se está pronto é extremamente fácil e rápida. Em seguida, basta colocar o molho para nhoque e degustar a vontade.

Em geral, o simples é feito com a batata. O famoso nhoque de batata é muito conhecido pela praticidade que pode ser feito e como fica extremamente saboroso. Para ele, será necessário:

  • 6 batatas;
  • 1 xícara de farinha de trigo integral ou tradicional;
  • Sal.

Primeiramente, basta cozinhar todas as batatas até que estejam bem macias. Depois, descasque-as e esprema enquanto ainda estão bem quentes. Cuidado nesse momento, já que a batata queima com grande facilidade.

Assim, acrescente gradualmente a farinha e o sal e continue amassando e sovando, caso julgue necessário. Em seguida, enfarinhe uma superfície, preferencialmente uma mesa, enrole-a e corte cada rolo que fizer.

Em uma panela com água, sal e azeite, aguarde levantar fervura e coloque a massa. Para acertar no cozimento, basta aguardar até que eles comecem a subir e pronto.

O mesmo pode ser feito com o nhoque de mandioca ou nhoque de mandioquinha, mesmo que muitas pessoas ainda sejam fãs do alimento com a batata.

Além disso, para quem é fã de alimentos fitness, é possível preparar o nhoque de ricota. Ele é igualmente saboroso, menos calórico e permite comer sem culpa.

Mesmo que a graça seja comê-lo com molho, ainda pode-se comê-lo sem. Basta caprichar no tempero verde e aproveitar o gosto puro da massa. É uma ótima alternativa quando não se tem nenhum molho em casa.

Nhoque

Nhoque pronto

Com exceção dos finais de semana, é bem comum encontrar pessoas que não possuem tempo suficiente para preparar da forma como deve ser. Por conta disso, uma das melhores alternativas é optar pelo nhoque pronto.

Porém, dependendo da marca, pode ser que ele não tenha a mesma qualidade do que o caseiro. Ainda assim, é possível encontrar em supermercados ou lojas de produtos coloniais, o caseiro congelado.

Ele mantém a mesma qualidade e há grandes chandes de encontrar o nhoque simples para venda. Dessa forma, é possível comer exatamente o alimento que se tem vontade, de uma forma muito mais prática e rápida.

Assim, ele se torna um prato extremamente prático, simples e delicioso para servir aos amigos, família ou em um jantar romântico. É muito difícil encontrar alguém que não se agrade do alimento, já que ele é extremamente versátil.

Além disso, o que dá um gosto a mais é o molho. O mesmo pode ser usado o de mercado ou, preferencialmente, feito de forma caseira.

O nhoque é um alimento perfeito para degustar no inverno, junto a um vinho e um fondue em seguida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo