Orquídea olhos de boneca tem flores duradouras e bonitas

Inicio » Agricultura » Orquídea olhos de boneca tem flores duradouras e bonitas
09/11/2020 Por
Orquídea olhos de boneca tem flores duradouras e bonitas

A orquídea olhos de boneca está entre as mais populares. A orquídea olhos de boneca simboliza o estado de Sikking, reino independente que foi incorporado pela Índia. Igualmente, o seu nome deve-se à aparência das suas flores, sendo tida como uma das mais famosas orquídeas de todo o mundo.

Assim como integra o gênero Dendrobium (com mais de 1.400 espécies), a orquídea olhos de boneca é epífita, isto é, desenvolve-se apoiada nos troncos das árvores. Principalmente, o fato de poder ser cultivada diretamente em vasos contribui muito para sua popularização.

Orquídea olhos de boneca

O que é orquídea olhos de boneca?

Trata-se de uma planta herbácea que apresenta, conforme mencionado, hábito epífito. Ela forma grandes touceiras que, de modo geral, chegam aos 45 centímetros de altura.

É provável que seus pseudobulbos sulcados, com entrenós e nós bem marcados na coloração verde, seja outro dos fatores responsáveis pelo seu destaque entre as demais plantas.

Ainda mais notável, as folhas são finas, flexíveis e curtas, além de inseridas nesses nós, por todos os pseudobulbos, local de onde também se originam as flores. Por isso, as flores apresentam cores variadas (há, inclusive, algumas bicolores), com tamanho de 6 centímetros, sobre hastes florais de 2 centímetros.

Por outro lado, a orquídea olho de boneca dura cerca de um mês, segundo a temperatura e a região, na estação de primavera. O nome científico, Dendrobium, pode ser livremente traduzido do grego como “planta que vive em árvores”.

Como cuidar de orquídea olhos de boneca?

Assim também como é uma planta rústica, a orquídea olhos de boneca resiste às variações de temperatura, necessitando de cuidados para assegurar um desenvolvimento saudável e a manutenção de seu vigor, com flores de tonalidades mais vivas.

No momento em que você decidir cuidar de uma orquídea olhos de boneca, descobrirá que ela é uma das plantas mais fáceis de manejar, tal como se dá com as espécies “sapatinho”, Cattleyas e Phalaenopsis.

Afinal, é imprescindível estar atento aos detalhes, como a adubação, a irrigação diária, a ventilação, a temperatura, entre outros fatores. Por conseguinte, apresentamos, a seguir, alguns dos principais elementos para obter sucesso ao cultivar suas orquídeas olhos de boneca.

Orquídea olhos de boneca

Ventilação e iluminação

Se bem que, de modo geral, essa orquídea tenda a prosperar em lugares arejados, nos quais a iluminação seja abundante, se você deseja evitar queimar as suas flores e folhagens, é altamente recomendável mantê-la à meia sombra.

Sem dúvida, nas regiões nas quais o clima é fresco, você poderá deixá-la tomando sol ao ar livre, todas as manhãs. Ao mesmo tempo, caso tenha que cultivar em apartamento, o melhor é manter as orquídeas próximas às janelas que recebam bastante sol.

Sob o mesmo ponto de vista, em lugares mais quentes, você deverá fornecer um sombreamento de, pelo menos, 30%. Só para exemplificar, as regiões muito frias demandam colocá-la no interior da residência, evitando que as temperaturas reduzidas congelem sua planta.

Em primeiro lugar, uma excelente orientação consiste em observar a coloração das folhas das orquídeas olhos de boneca. Logo após isso, se elas estiverem amareladas, isso significa que está recebendo um excesso de luz. Inegavelmente, se as folhas estiverem verde-escuras, é um sinal de que elas precisam de mais luz.

Temperatura

Ainda que, conforme mencionado, a orquídea olhos de boneca seja resistente a uma ampla gama de temperaturas, elas podem suportar variações de 0 °C até 39 °C. Mesmo assim, o ideal é evitar extremos, fornecendo temperaturas mais amenas.

Com o fim de garantir seu cultivo em nosso país, a orquídea é ideal para as regiões frias, tais como o Sul ou localidades com montanhas e vales. Decerto, se você estiver em uma zona mais quente, o mais provável é que a flor se adapte bem.

Rega

Apesar de não existir muita complexidade no ato de regar, o mais importante é manter a frequência, possibilitando que os substratos sequem entre as regas. Sobretudo, a orquídea olhos de boneca aprecia umidades médias.

Com efeito, basta regá-la uma vez por semana ao longo dos dias mais frios e duas vezes nos climas mais quentes. Em princípio, uma orientação a seguir consiste em manter a constância das regas tão logo a orquídea olhos de boneca seja plantada.

Nesse meio tempo, manter a regularidade das regas é crucial para evitar que as plantas morram, em especial durante o verão. Principalmente, lembre-se de observar com atenção a umidade dos substratos utilizados. Não apenas isso é importante, mas tenha em mente que climas com muito vento ou mais secos também exigirão uma elevação na frequência de suas regas.

Orquídea olhos de boneca

Substrato

Como os especialistas sabem, os substratos ideais para cultivar esse tipo de orquídea consistem em compostos com misturas de dois ou mais tipos. Anteriormente, você pode usar carvão vegetal com fibras de coco e cascas de árvore. Similarmente, o mais relevante é garantir uma boa drenagem.

Adubação

De tal sorte a adubação é importante para as orquídeas olhos de boneca que ela deve ser realizada de forma orgânica. Em contrapartida, utilize farinha de osso e torta de mamona, caso possível.

Se o cultivo a ser realizado for dentro de sua casa, é preferível optar pela adubação química, por razões práticas. Visto que a adubação é de grande relevância para que sua orquídea olhos de boneca possa florir e se desenvolver, não se esqueça de regar um dia antes, evitando, assim, queimar as suas raízes.

De tal forma que, entre os adubos químicos mais indicados, destacam-se o NPK 10-10-10 (devidamente dissolvido). Primordialmente, o substrato deve ser regado mensalmente durante seu crescimento.

Mesmo que opte pelo NPK 4-14-8 para preceder a floração, normalmente, no começo da primavera, você deve evitar adubar durante a floração para que as flores da orquídea olhos de boneca não sejam queimadas.

Dessa maneira, levando em consideração o adubo orgânico, não é preciso se preocupar com adubações excessivas, à medida que os materiais são lentamente absorvidos pela orquídea. Assim, os adubos químicos, pelo contrário, demandam cuidados adicionais, a fim de evitar excessos.

Replantio da orquídea olhos de boneca

Quando plantadas em vasos, as orquídeas olhos de boneca só devem ser replantadas a cada dois anos. Em contraste com essa necessidade, se as suas plantas estiverem muito grandes para os vasos originais ou com substratos velhos, a propagação deve ser feita por meio de estaquia e mudas.

Com a finalidade de fazer a correta propagação da orquídea olhos de boneca, é indispensável preparar o vaso, com argila expandida e isopor no fundo e, por cima, musgo seco ou fibra de coco para acomodar devidamente a planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo