Ovo vermelho é produzido pelas galinhas marrons

Inicio » Agronegócio » Ovo vermelho é produzido pelas galinhas marrons
07/11/2020 Por
Ovo vermelho é produzido pelas galinhas marrons

O ovo vermelho de granja tem os mesmos nutrientes que o ovo branco. Em grande parte do Brasil, acredita-se que o ovo vermelho é de maior qualidade que o ovo branco. Entretanto, não é a coloração de que determina qual tipo de ovo é melhor, e sim a criação das galinhas.

Confira as principais características do ovo vermelho e qual a sua diferença para o ovo branco e o caipira!

Ovo vermelho

O que é ovo vermelho?

Ovo vermelho é aquele produzido pelas galinhas das raças Rhode Island (vermelha-escura) e New Hampshire (vermelha-clara). Essas espécies de galinha são consideradas poedeiras semipesadas, uma vez que são maiores e mais resistentes do que as que produzem ovos brancos, além de terem as penas de coloração marrom.

Essas galinhas produzem o ovo marrom (ou vermelho) devido à sua genética, e não à sua alimentação ou criação.

Diferente das poedeiras leves, as raças Rhode Island e New Hampshire utilizam dois tipos de pigmento para dar coloração marrom ao ovo: a protoporfirina e a biliverdina. Por outro lado, as galinhas brancas utilizam apenas a biliverdina na produção dos ovos. Contudo, embora o que as galinhas comam não afete a cor casca, pode afetar a cor da gema.

Será que o ovo vermelho é ovo caipira?

Embora a procura por ovo vermelho seja maior que pelo branco, é preciso ficar atento: nem todo ovo vermelho é caipira. O que define o tipo do ovo é a criação da galinha, e não a sua cor. Dessa forma, um ovo caipira pode ser branco ou vermelho.

As galinhas criadas em granja são criadas em gaiolas e recebem alimento o dia todo. Em resultado, elas produzem muitos ovos, sejam eles vermelhos ou brancos. Por outro lado, as galinhas caipiras são criadas para ciscar livremente e sua alimentação é totalmente de origem vegetal. De fato, os ovos de galinha caipira podem ser mais nutritivos do que os ovos de granja.

Embora os ovos caipiras possam ser brancos ou vermelhos, a maioria dos criadores de galinhas caipiras prefere as raças que botam ovo marrom, já que a coloração é comumente associada com a origem e qualidade do ovo!

Além disso, a cor da gema não é um indicativo de que ovo é caipira, já que é comum adicionar pigmentos na alimentação das galinhas de granja a fim de que a gema fique mais escura.

Por fim, embora os ovos caipiras sejam menores que os de granja, isso não é uma regra. Uma vez que as galinhas mais novas botam ovos menores e, as mais velhas, ovos maiores, isso ainda pode causar confusão sobre a procedência do ovo.

Em resumo, seja o ovo vermelho ou branco, isso não indica se ele é caipira ou de granja, bem como a cor da gema e o eu tamanho. Se tiver preferência por algum tipo específico de ovo, se informe com os produtores.

Ovo vermelho

Diferença entre ovo vermelho e branco

De forma simplificada, se o ovo for de granja, não existe diferença entre ovo vermelho e ovo branco além da sua coloração e da raça de galinha. De fato, os dois têm a mesma quantidade de vitaminas, sais minerais, proteínas e até colesterol.

Em contrapartida, os ovos caipiras têm mais propriedades nutricionais do que os ovos convencionais, já que seu crescimento é mais lento e sua alimentação é mais variada. A principal diferença nutricional está na presença de maior concentração de betacaroteno, que confere a cor mais intensa a gema do ovo e é importante para o nosso sistema imunológico.

Além disso, a criação de galinhas caipiras faz com que os seus ovos tenham um sabor mais forte em comparação com os ovos de galinhas não-caipiras.

Por fim, embora as galinhas de granja recebam uma alimentação especial para crescerem mais rápido, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e as associações de avicultura  informam que não existem riscos no consumo dos ovos de granja, já que todos os produtos usados são estudados e legalizados.

Então, na hora de escolher os ovos, não se apegue apenas à sua coloração. O mais importante é a origem das galinhas.

Por que o preço do ovo vermelho é maior?

De forma geral, o preço do ovo vermelho é mais alto do que o do ovo branco. É comum encontrarmos a dúzia do ovo marrom cerca de R$ 2,00 mais caro que o branco. Isso faz com que muito acreditem que isso é pelo falo de eles serem mais saudáveis. Porém, como vimos, isso é um mito.

A principal razão da diferença de preço é que as aves que produzem o ovo vermelho são galinhas semipesadas e consomem mais ração do que as que produzem ovos brancos, o que acarreta maior custo para o produtor. Outro fator que eleva o preço do ovo vermelho é a sua alta procura, já que muitos acreditam que eles têm mais nutrientes do que o branco, o que não é correto.

Ovo vermelho

O que influencia na qualidade nutricional dos ovos?

Conforme já mencionado, a qualidade nutricional dos ovos não está relacionada a coloração da casca. Entretanto, os ovos botados por galinhas que são livres para tomar sol e ciscar, sem dúvida, contêm até quatro vezes mais vitamina D que os ovos de granja.

Além disso, as galinhas que têm uma dieta rica em ômega-3 são capazes de passar o nutriente para os ovos.

De fato, os ovos caipiras e orgânicos são mais saudáveis para nós e até para as galinhas.

Em resumo, a não ser que o ovo seja caipira, a sua coloração não interfere nos nutrientes e na qualidade dos ovos. Por isso, antes julgar a qualidade de um ovo pela sua coloração, pergunte aos produtores sobre o tipo de criação das galinhas.

De forma geral, as galinhas criadas com mais liberdade produzem ovos melhores e com menos risco de contaminação. Afinal, o fato de serem criadas com liberdade faz bem para elas e consequentemente interfere na qualidade dos seus ovos.

Embora não tenha problema se alimentar do ovo vermelho de granja, lembre-se que ele é igual ao branco em termos nutricionais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo