Palha pode ser utilizada como matéria-prima para diversos produtos

Inicio » Agronegócio » Palha pode ser utilizada como matéria-prima para diversos produtos
12/04/2021 Por
Palha pode ser utilizada como matéria-prima para diversos produtos

Na agricultura e pecuária existem diferentes tipos de produtos que movimentam diversos setores do agronegócio. Antes de mais nada, são produtos essenciais para o mercado e que, muitas vezes, também geram outros subprodutos. Por exemplo, a palha (de cana, milho e outros) é um desses subprodutos, utilizada de diferentes maneiras pelo setor agrícola e de criação de animais.

Ainda mais, a palha também é matéria-prima para confecção de diversos outros produtos, tais como coberturas de casas e chalés, produção de centenas de tipos diferentes de artesanato, conservação e preservação de nutrientes do solo e outros. Em outras palavras, um material de grande utilidade para a indústria e que não é tratado como lixo e desperdício dentro da produção agrícola.

O que é palha?

A palha, antes de mais nada, é um subproduto de plantas que passam por um processo de secagem e até desidratação. Geralmente, sua produção acontece a partir de caules de plantas – como cereais -, resultando em materiais orgânicos de grande utilidade e potencial de comercialização.

Existem diferentes tipos de palha produzidos em grande escala, como é o caso da palha de açúcar-de-cana. Por se tratar de um produto bastante produzido no Brasil, a cana-de-açúcar tem a palha como um resíduo que tem potencial de ser utilizado inclusive para queima e produção de energia.

rolo de palha

Para que serve a palha?

A serventia do material aparece de diversas formas, em diferentes setores. Na agricultura, uma maneira de utilizar o produto está no sistema de plantio direto, por exemplo.

Este sistema consiste em uma tecnologia que tem por objetivo a conservação química e física dos solos durante o plantio. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a prática do plantio direto está relacionada com a rotação de diferentes tipos de culturas e a cobertura do solo com palha.

Além disso, a palha também é uma importante matéria-prima para produção de artesanato, configurando uma fonte de renda essencial para famílias de comunidades rurais. O material serve para a criação de diferentes produtos, tais como:

  • Bolsas
  • Chapéus
  • Móveis
  • Enfeites
  • Tapetes

Palha de cana-de-açúcar

Antes de mais nada, a cana-de-açúcar por si só é um produto de fundamental importância para o mercado de produção de açúcares e combustíveis, por exemplo. A cana é um vegetal fundamental na agricultura, sendo fonte de matéria-prima para fertilizantes, biocombustíveis, alimentação de animais e outros.

A palha da cana é um subproduto que possui diversos usos também. A estimativa da produção do material seco é de 16 toneladas em um hectare de cultivo da cana. Ou seja, o resíduo se dá em grande escala e pode ser melhor aproveitado pelo setor.

Parte dessa palha fica na própria lavoura, contribuindo para o ciclo de nutrientes do solo, bem como o controle de plantas prejudiciais às culturas – as chamadas plantas daninhas.

A palha também é uma opção viável para gerar energia elétrica nas usinas. Existem pequenos produtores que utilizam os resíduos para produzir energia e reduzir custos operacionais no cotidiano da propriedade rural.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo