Pândano é nome de árvore tropical de aspecto curioso

Inicio » Agricultura » Pândano é nome de árvore tropical de aspecto curioso
08/11/2020 Por
Pândano é nome de árvore tropical de aspecto curioso

O pândano é uma árvore nativa das Ilhas do Pacífico Sul que é bastante usada como cerca viva. O pândano é uma árvore tropical com características bem curiosas. Diferente da maioria das plantas, ela se adapta muito bem a solos bem úmidos. Além disso, suas raízes que crescem fora da terra garantem estabilidade mesmo durante as fortes chuvas tropicais.

A seguir, conheça mais sobre essa curiosa árvore, sua origem, espécies mais comuns e como cuidar para que o pândano cresça de forma saudável.

Pândano

O que é pândano?

Pândano é uma árvore tropical original das Ilhas do Pacífico Sul, muito semelhante a uma palmeira. Essa árvore pertence à família Pandanaceae e tem altura variada entre 6 e 9 metros.

Suas folhas verdes acinzentadas são achatadas, longas e com margens dentadas, formando uma copa piramidal. Além disso, as folhas do pândano são presas em forma de espiral em torno do caule pouco ramificado.

Diferente de muitas plantas, o pândano prefere solos encharcados e gosta de receber bastante luz solar direta. De fato, por ser de clima tropical, ele não tolera climas secos e frios.

Ademais, o Pandanus (nome científico) tem raízes aéreas bem grossas que garantem boa respiração e sustentação para a planta.

Embora o seu crescimento seja lento, o pândano é bastante usado no paisagismo, já que é uma planta vistosa desde jovem. É comum encontrar o pândano em vasos ou em jardins, além de ser bastante usado como cerca viva defensiva.

Por outro lado, o pândano fruto é grande e se assemelha a uma pinha. De fato, quanto mais velha a árvore, maior o fruto. Esse fruto é do tipo drupa, ou seja, eles têm polpa carnuda e uniforme, casca fina e apenas um caroço.

Embora sejam comestíveis e lembrem o sabor de abacaxi, não têm sabor agradável e precisam ser cozidos antes do consumo. Por serem encontrados principalmente em praias, quando maduros, os frutos do pândano caem e são levados pelo mar para outros países.

Ademais, a planta pândano pode se multiplicar por sementes ou divisões da muda formada em torno da mãe.

Pr fim, o pândano pode ser aproveitado tanto na culinária como no artesanato. Na Polinésia, suas folhas costumam ser trançadas e usadas na fabricação de cestos, chapéus, telhados e outros produtos.

Pândano

Tipos de pândano

A espécie mais comum é a Pandanus veitchii, nativa da Polinésia. Essa variação da pândano costuma ter entre 1,5 e 3 metros de altura, além de folhas longas, com pequenos espinhos na margem, dispostas em espiral em um tronco pouco ramificado e pouco espesso. Nesse ínterim, as suas folhas podem chegar a 90cm de comprimento.

Semelhantemente, o Pandanus utilis é a maior árvore do gênero, podendo atingir entre 3 e 7 metros de altura. Suas raízes chegam a ter cerca de 8cm de diâmetro, ajudando-a a se manter vertical durante tempestades e fortes ventos.

Quando jovem, esse tipo de pândano tem tronco curto, retorcido e com muitas folhas rígidas e espinhos vermelhos na margem. Os pândanos fêmeas dão fruto e têm flores globosas. Por outro lado, os machos produzem flores com leves fragrâncias, mas não dão fruto.

Em contrapartida, o pândano rasteiro (Pandanus racemosus) é uma planta rastejante, de forma que cresce mais para lateral do que para cima. Diferente dos outros tipos de pândano, o rasteiro é um arbusto bastante ramificado que atinge somete 1m de altura.

Suas folhas verde-escuras são dispostas em rosetas nas extremidades dos ramos e são bastante usadas na decoração de jardins. Embora tenham flores em ambos os gêneros, o pândano rasteiro não é usado no paisagismo, já que são pequenas e sem pétalas.

Por fim, as espécies Pandanus candelabrum e Pandanus tectorius são menos comuns.

A Pandanus tectorius é nativa dos pântanos do Sudeste Asiático e da Polinésia, onde a vegetação permanece a maior parte do ano alagada. Por outro lado, a Pandanus candelabrum é encontrada na Libéria e aparentemente só cresce em locais onde existe um tipo de rocha vulcânica que abriga diamantes.

Acredita-se que isso aconteça devido aos níveis elevados de magnésio, fósforo e potássio encontrados no solo.

Como cultivar e cuidar do pândano?

O pândano é uma árvore tropical. Por isso, ela deve ser cultivada em clima quente e úmido. De forma geral, essa árvore se adapta bem em solo fértil, com bastante matéria orgânica e muita irrigação.

O ideal é fazer uma mistura de adubo orgânico com areia grossa para que haja uma boa drenagem. Além disso, essa planta é ótima para ser cultivada no litoral, já que tolera a maresia e o alto teor de sal no solo.

Embora não seja o recomendado, algumas variedades de pândano podem ser cultivadas em vasos dentro de casa. Entretanto, elas devem receber pelo menos 4 horas de luz solar direta para permanecerem saudáveis. De fato, o ideal é que o pândano receba bastante irrigação e luminosidade!

Com relação às regas, elas devem ser regulares a fim de manter o solo sempre úmido. Além disso, pode-se fazer uso de um fertilizante mineral líquido uma vez por mês. Para evitar que as raízes queimem, o ideal é regar antes de fertilizar. Além disso, é recomendado evitar podas de contenção.

As podas devem ser feitas apenas como limpeza, retirando as folhas secas. Ademais, as mudas de pândano sempre devem ser plantadas com um espaço para sua expansão.

Pândano

É possível plantar pândano em casa?

Sim, porém, você precisa ter em mente que a árvore precisa de um espaço muito grande para se desenvolver, afinal, ela pode atingir até 9 metros de altura.

O ideal, nesse caso, é que se tenha um quintal muito grande e, principalmente, tempo e zelo para aplicar todos os cuidados necessários, de acordo com as instruções do tópico anterior, para que a árvore cresça bonita e saudável.

Em resumo, o pândano é uma árvore resistente do clima tropical excelente para ser cultivada no Brasil, principalmente no litoral. Além disso, ela é excelente para ser usada no paisagismo e como cerca viva de defesa.

Embora seu fruto não tenha sabor muito agradável, ele pode ser consumido cozido. Ademais, as folhas do pândano são muito usadas para confecção de alguns artigos de artesanato. De fato, é uma árvore tropical bastante versátil!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo