Pão Recife é um tipo de pão caseiro famoso no Nordeste

Inicio » Agronegócio » Pão Recife é um tipo de pão caseiro famoso no Nordeste
16/10/2020 Por
Pão Recife é um tipo de pão caseiro famoso no Nordeste

Com receita simples, pão Recife tem massa adocicada e leva o nome da capital de Pernambuco. O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, surgindo com a agricultura e o cultivo de grãos para o seu preparo. Assim, com o tempo, os pães ganharam novas receitas em todas as partes do mundo, surgindo inclusive o pão Recife.

O pão Recife, muito servido e apreciado na capital pernambucana, que dá nome ao pão, é leve e adocicado.

Pão Recife

O que é pão Recife?

O pão Recife é muito apreciado no Nordeste do Brasil e se tornou um marco na cidade de Recife.

Presente na mesa das pessoas em praticamente todo o mundo, os pães são ideais para consumir no café da manhã, lanches e até como acompanhamento para sopas e outras refeições.

Alimento milenar, o pão já estava presente na Babilônia, entre os povos sumérios. Entretanto, no começo, tinham aspecto seco e mais rígido. Todavia, o pão passou a ser cozido com o descobrimento da cerâmica.

Tempos depois, os egípcios aprimoraram a receita, deixando o pão mais macio. Mais tarde, esses povos aprenderam a controlar o processo de fermentação, técnicas utilizadas até hoje.

A base desse alimento é a farinha, podendo ser das mas variadas, como a de trigo e a integral, a partir das quais surgem inúmeros tipos de pão, com a variação dos ingredientes.

Em todo o Brasil, os pães ganham variados nomes e receitas diversas, variando de acordo com cada região. Assim, o pão Recife tem sua fama pela região Nordeste.

Tipos de pães

Dentre outros tipos de pão, podemos destacar:

  • pão Francês: ou pão de sal como também é chamado, é um dos mais consumidos no Brasil;
  • integral: que é feito com farinha integral, sendo considerado uma opção mais saudável;
  • pão árabe/sírio: consumido como acompanhamento ou com alguns recheios, pode ser feito com vários tipos de farinha, como a farinha de trigo comum ou integral, centeio ou cevada;
  • de forma: a característica típica do pão de forma, é seu formato quadrado, muito utilizado para sanduíche e misto-quente;
  • pão italiano: sua aparência lembra o pão francês, mas com uma casquinha mais dura;
  • sovado: o pão sovado é muito macio e tem esse nome devido a sua massa ser sovada por bastante tempo. De origem francesa, é bastante consumido no Brasil;
  • centeio: como o nome sugere, a matéria – prima desse pão é o centeio, sendo um pão de coloração mais escura.

Pão Recife

Pão Recife caseiro

Para fazer um pão recife em casa, existe uma receita básica. Você vai precisar de 2 copos de leite morno; 1 copo de açúcar; ½ de óleo; 6 xícaras de farinha de trigo; 1 sachê de fermente biológico e um ovo para pincelar.

Preparo do pão Recife

Primeiro, misture os ingredientes líquidos em uma vasilha. Em seguida, vá acrescentando a farinha e o fermento, mexendo bem. Em seguida, despeje em uma forma untada e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Depois, pincele o ovo em cima e coloque assar por cerca de minutos.

Agora você já conhece um pouco mais sobre esse pão famoso na capital de Pernambuco, o pão Recife.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo