Pecã, também chamada de noz-pecã, é rica em gorduras boas

Inicio » Agricultura » Pecã, também chamada de noz-pecã, é rica em gorduras boas
10/11/2020 Por
Pecã, também chamada de noz-pecã, é rica em gorduras boas

Pecã é rica em antioxidantes. Além de garantir uma série de benefícios para a saúde, a pecã é uma noz altamente consumida em todo o país. A noz-pecã é um alimento de grande consumo em certas regiões brasileiras e promete ganhar muito mais popularidade.

O motivo é que, mesmo que muitas pessoas saibam os seus benefícios, a pecã ainda surpreende a todos com sua grande utilidade, seja para comer pura, em pães e bolos, em forma de leite, entre outros.

Pecã

O que é pecã?

Pecã é uma semente derivada da árvore nogueira pecã, cientificamente conhecida como Carya illinoinensis. Após nascer da Nogueira, a fruta pecã tem suas sementes retiradas, que são as nozes. Além disso, a pecã é originada da América do Norte.

O sabor da pecan é um tanto quanto adocicado, podendo causar uma dormência leve na língua de quem a consome. Diferente do que muitos consumidores pensam, essa fruta é vendida em grande escala e oferece uma série de benefícios à saúde, desde que consumida em moderação.

Pecã na economia

Em algumas regiões, principalmente no Rio Grande do Sul, a colheita da pecã sempre acontece a todo vapor. Em geral, abril é o mês onde ocorre uma movimentação intensa, já que todas as nogueiras são cultivadas em cerca de oito mil hectares, incluindo Santa Catarina e Paraná.

Devido ao cenário econômico atual, há muita negociação em relação à venda do produto para que comprador e produtor saiam ambos com lucros satisfatórios e justos para cada um. Porém, a boa notícia que é a noz-pecã sempre tem muita demanda, já que é ótima para o aumento da imunidade.

Em termos mundiais, o Brasil está em 4º entre os maiores produtores de pecã no mundo inteiro. Infelizmente, mesmo com grande demanda, a safra teve uma queda notável no ano de 2020, já que a irregularidade na temperatura foi fator determinante.

De qualquer forma, há muita expectativa para que a pecã continue em alta e tenha ótimo consumo, já que para 2021 há uma previsão de melhora significativa nos resultados. Tal melhora também se deve aos produtores que estão planejando um cultivo e manejo muito mais cuidadoso e minucioso.

Assim, há maiores probabilidades de somente o que há de melhor da pecã chegar ao mercado para o consumidor.

Pecã

A importância da noz-pecã para a saúde

Como possui fortes agentes antioxidantes, a noz-pecã promete uma série de benefícios para o ser humano, podendo ser consumidas até 4 unidades por dia.

Para se ter uma ideia sobre o que é pecã e a força que ela possui, consegue saciar o corpo humano e diminuir a ansiedade já no consumo de uma unidade apenas. Ademais, possui um gosto levemente adocicado que colabora muito para reduzir a compulsão por doces e massas.

Outra grande vantagem de consumir essa fruta também é o fato de reduzir o colesterol, evitar problemas cardíacos e oferecer melhor circulação sanguínea.

Como consumir a pecã?

A partir do momento em que decide-se consumir a noz-pecã, é preciso ter em mente que a forma como é consumida também influencia muito nos resultados que refletirá no corpo. Ou seja, tudo o que é em excesso, faz mal.

Por conta disso, a noz-pecã pode ser consumida no café da manhã, junto à granola ou outro cereal que desejar, ou até mesmo no iogurte. Uma das melhores formas de consumir a noz-pecã sempre pura é plantando-a.

Dessa forma, é possível ter a fruta sempre à disposição, além de ser a possibilidade de iniciar uma renda extra ou simplesmente utilizá-la para consumo próprio.

Características da nogueira

Para plantar a árvore responsável por fornecer a noz-pecã, é preciso primeiro entender que não há nenhuma certeza de que ela vingará. Um dos principais motivos é justamente pelo fato de a nogueira liberar uma espécie de elemento químico natural, mas que pode prejudicar o seu crescimento e matar plantas próximas.

Além disso, o seu tamanho grande pode fazer com que as plantas próximas e menores sejam mortas. Uma das alternativas mais rápidas é comprar as sementes da árvore em um local próximo (até 160 km de distância) de onde elas serão plantadas.

O motivo é que, nessa distância, não há tanta diferença de solo e assim a pecã estará mais adaptada ao clima ao redor. Importante frisar que a nogueira cresce com muito mais eficácia em locais onde a temperatura é baixa.

Entretanto, podem existir as exceções em que a árvore se adapta melhor às regiões quentes, apesar de ser difícil de encontrar. Importante ressaltar que as nozes compradas no mercado ou em casas de grãos dificilmente terão a umidade indicada para que ocorra a germinação.

De qualquer forma, para plantá-la, pode ser utilizado a noz colhida em um pé próximo. Para isso, remova a casca que envolve as sementes, mergulhe-as em um balde com água até que fiquem completamente macias. Em seguida, mantenha as sementes sempre úmidas durante o inverno, em um prazo de 90 a 120 dias.

Pecã

A importância da umidade

Assim como toda semente, a noz-pecã precisa da umidade para que saia do estado de dormência e comece a brotar realmente.

Em geral, esse processo é bem lento e pode demorar até 4 meses, dependendo da região e da noz. Portanto, independente do tempo que demora, é preciso mantê-las sempre úmidas.

Plantando a pecã

Depois que a noz começou a germinar, as sementes podem ser removidas, mas, ainda assim, devem ser mantidas úmidas. O local de plantio precisa ter um solo bonito, fértil e de alta qualidade. É preciso evitar a todo custo os cumes, inclinações e argila.

Em relação ao pH do solo, este não causa grandes problemas. De qualquer forma, o solo deve ser limpo retirando todas as sujeiras presentes e também a vegetação já existente no local. Os buracos devem ser pequenos e apresentar até 7 cm de profundidade.

Também é importante frisar que as mudas em crescimento devem receber atenção especial, sendo essencial mantê-as sempre regadas, bem cuidadas e mantendo-as longe de toda e qualquer erva daninha. Dessa forma, há maiores probabilidades de nascer a árvore da pecã e garantir ótimos e belos frutos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo