Picão é planta que possui diversas indicações fitoterápicas

Inicio » Agricultura » Picão é planta que possui diversas indicações fitoterápicas
19/06/2019 Por
Picão é planta que possui diversas indicações fitoterápicas

Picão é uma erva popular de uso medicinal

O picão é uma planta pequena de caule e folhas verdes, também conhecido como picão-preto, pico pico, piolho de padre, amor de mulher, erva picão ou Bidens pilosa, seu nome científico.

O picão apresenta caule reto e ramos que podem variar entre 40 e 120 cm de altura. O vegetal pode ser encontrado em locais com climas elevados, como na América do Sul, em alguns jardins do Brasil, África, América do Norte, Caribe e Filipinas.

Picão

O picão é conhecido não só pelos seus benefícios, mas também por prejudicar plantações de café, algodão, soja e milho. Seu rápido crescimento permite que a planta se desenvolva 3 vezes durante o ano. A planta pode ser adquirida em feiras, supermercados e facilmente encontrada em jardins.

É provável que você já tenha visto esses galhos espalhados por aí, porque eles “agarram” nas nossas roupas.

O que é picão?

O picão é uma planta da família das Compostas. É uma erva que se prolifera facilmente e cresce em praticamente todas as regiões brasileiras. O caule do picão é ereto e quadrangular, e a sua estrutura pode ultrapassar um metro de altura.  A planta possui ramos opostos.

Na estrutura da planta, as folhas são de grande importância, porque geralmente são elas que possuem as propriedades medicinais. A folhagem é pequena (com aproximadamente 10 centímetros de comprimento) e repleta de membranas. Possuem odor bem característico e apresentam coloração amarelada ou brancacenta.

Para que serve o picão?

O picão trata diversos tipos de inflamações como por exemplo, a artrite. Ele é conhecido pelo preparo de uma bebida, o chá de picão que possui propriedades antissépticas, antioxidantes, diuréticas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. Além disso, o líquido auxilia no tratamento de inflamações, úlceras, diabetes e alergias.

Asma, sensação de boca amarga, indigestão, intoxicação alimentar e problemas no pâncreas são tratados com a ingestão do chá de picão. A icterícia, caracterizada pelo excesso bilirrubinas, substância que se forma quando há o rompimento dos glóbulos vermelhos, no organismo e pela cor amarelada, também pode ser tratada com o chá.

Para preparar o chá, utilize um litro de água e três colheres (sopa) da erva picão. Leve a água ao fogo, adicione o picão e espere ferver. Quando o líquido atingir o nível de fervura, desligue o fogo e abafe o líquido com uma tampa por 10 min. Em seguida, coe o líquido e consuma.

No Brasil, o medicamento é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Picão

Por que consumir o chá de picão?

Este produto natural pode ser utilizada para diversos fins que podem ser conferidos na lista a seguir. Confira 11 benefícios da ingestão do chá de picão:

  • É antioxidante, devido às propriedades que possui, é indicado para tratar o excesso de radicais livres no organismo que podem causar doenças como câncer e envelhecimento precoce;
  • Ajuda no tratamento de picadas de insetos, usado para recuperar das irritações causadas por insetos;
  • Úlceras e hemorroidas podem ser tratados com a compressa do chá de picão;
  • Auxilia no combate ao inchaço, pois elimina o excesso de água do organismo;
  • Auxilia ainda na saúde respiratória por limpar e higienizar as vias aereas que estejam congestionadas, além de aliviar tosses características do período pós-gripe;
  • É hipoglicemiante, uma vez que, ajuda a diminuir os valores de açúcar no sangue, quando estão elevados. Mas, antes de usar o chá para este ou qualquer outro fim, consulte seu médico para evitar a manifestação de efeitos colaterais;
  • Ajuda na diminuição de dores musculares, devido sua ação antiinflamatória. Para isso, faça compressas com chá de picão morno e deixe na área dolorida até que esfrie;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, devido a presença de antioxidantes e proteínas, que previnem o fortalecimento do sistema imunológico;
  • É indicado para quem tem prisão de ventre;
  • Ajuda a aliviar os sintomas da menstruação, dentre eles, as cólicas menstruais e ameniza a TPM (Tensão Pré-Menstrual);
  • Ajuda no combate a celulite, devido a sua ação antiinflamatória.

Contraindicações do picão

Gestantes, mulheres que estão na fase do puerpério e amamentando não podem ingerir a bebida, devido a concentração de cafeína no chá de picão. Além disso, pessoas alérgicas não devem consumir a bebida.

Antes de utilizar a planta para fins medicinais, consulte seu médico a fim de saber se ela é indicada para seu caso e se não causa efeitos indesejados. Caso esteja usando algum medicamento, é ainda mais importante consultar o profissional, pois a interação do chá com o remédio pode provocar algum efeito colateral.

Chá de picão emagrece?

A resposta é sim! O chá de picão ajuda no emagrecimento, porque é um líquido diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos que provocam inchaço no abdômen e membros inferiores. Além disso, possui cafeína em sua composição, o que acelera a queima da gordura corporal.

Para que a perda de peso seja efetiva, no entanto, é preciso aliar o consumo do chá de picão, à prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Mas, antes de consumir o chá para este fim, consulte um profissional da área.

Receita de bolinho de picão

Além do chá, o picão também pode ser utilizado para preparar um delicioso bolinho frito. Veja a seguir quais ingredientes serão necessários:

  • 2 xícaras de folhas de picão;
  • 5 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de água;
  • 3 ovos;
  • 1 colher (chá) de amido de milho;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 1 colher (sopa) de vinagre;
  • ½ cebola picada;
  • Salsa;
  • Cebolinha;
  • Fermento;
  • Sal.

Picão

Para fazer essa receita, você deve refogar as folhas de picão, a cebola, a salsinha e a margarina em uma panela. Em uma batedeira, bata os ovos, a farinha de trigo, sal e a água. Logo em seguida, adicione o amido de milho e vinagre até obter uma massa bem consistente. Faça pequenos bolinhos e depois frite com óleo quente. Espere o bolinho de picão esfriar e sirva com algum acompanhamento de sua preferência.

O picão, apesar de ser uma erva daninha que pode ser prejudicial para algumas culturas, é benéfico para a saúde humana, pois auxilia no tratamento de inflamações e infecções. No entanto, antes de usar a erva ou seu chá para qualquer fim medicinal, consulte o médico para evitar o aparecimento de efeitos colaterais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo