Prensa usa força para moldar e comprimir materiais diversos

Inicio » Agronegócio » Prensa usa força para moldar e comprimir materiais diversos
25/07/2019 Por
Prensa usa força para moldar e comprimir materiais diversos

A prensa é utilizada com o intuito de formar, moldar, partir, perfurar, criar e atravessar materiais

A prensa é uma ferramenta que encontra-se em todo o tipo de indústria.

A mais conhecida e utilizada é a prensa hidráulica, que está presente na produção de uma série de peças, maquinários e equipamentos de metal. Móveis, equipamentos de escritório, máquinas de informática e veículos utilizam-na em sua confecção.

Prensa

O que é prensa?

Prensa é um equipamento que serve tanto para cortar, dobrar e modelar materiais como o metal, quanto para comprimir peças grandes em pequenos blocos.

O que é uma prensa hidráulica?

Uma prensa hidráulica, ou prensa manual, é um dispositivo de compressão que faz uso de uma força exercida sobre um fluido a fim de criar uma força resultante.

É, principalmente, um dispositivo que consiste em um cilindro equipado com um pistão deslizante. Este, por sua vez, exerce força sobre um líquido confinado.

Nesse sentido, esse dispositivo produz uma força de compressão sobre uma bigorna estacionária ou placa de base. O líquido então é forçado no cilindro por uma bomba.

Como funciona uma prensa hidráulica?

Uma prensa hidráulica usa um cilindro hidráulico para produzir uma força de compressão. Dentro de uma prensa hidráulica, há uma placa onde a amostra é colocada para ser pressionada para a preparação da mesma.

Uma prensa hidráulica trabalha com o princípio da Lei de Pascal. Conforme a pressão é aplicada a um fluido confinado, a mudança de pressão ocorre em todo ele.

Dentro da prensa hidráulica, existe um pistão que funciona como uma bomba, fornecendo força mecânica modesta a uma pequena área da amostra.

Vantagem da prensa hidráulica

O uso de prensas hidráulicas aumentou consideravelmente a velocidade na qual diversas peças a base de metal são produzidas. Há uma variedade de vantagens no uso de prensas, como:

  • Curso de potência total: a potência total de uma prensa hidráulica pode ser fornecida em qualquer ponto do curso, não apenas no fundo, como é o caso das prensas mecânicas. Não há subsídios para tonelagem reduzida ao fim do curso;
  • Proteção de sobrecarga embutida: uma prensa hidráulica de 100 toneladas exercerá no máximo 100 toneladas de pressão. Você não precisa se preocupar em sobrecarregar ou quebrar a prensa em caso de erro de configuração;
  • Custo original e custos operacionais muito mais baixos: as prensas hidráulicas são relativamente simples, com uma vantagem significativa de custo em relação às prensas mecânicas e em tamanhos comparáveis;
  • Maior flexibilidade de controle: de fato, a força da prensa hidráulica está sempre sob controle. A força do aríete, a direção, a velocidade, a liberação da força, a duração da pressão de parada, enfim, tudo pode ser ajustado para um trabalho específico;
  • Maior versatilidade: uma única prensa hidráulica pode realizar uma ampla variedade de trabalhos dentro de sua faixa de tonelagem;
  • Silencioso: menos peças móveis e a eliminação de um volante reduzem o nível geral de ruído das prensas hidráulicas em comparação com as prensas mecânicas.

Prensa

Uso da prensa hidráulica

Em resumo, uma prensa hidráulica é usada para quase todos os fins industriais. Porém, basicamente serve para transformar objetos metálicos em folhas de metal.

Em outras indústrias, é usada para o corte do vidro, produzindo pó. Do mesmo modo, ela é usada na indústria farmacêutica para a formação de comprimidos.

Os outros usos das prensas hidráulicas são os seguintes:

  • Para esmagar carros: uma prensa hidráulica é o coração de qualquer sistema de britagem de carros. Neste processo, um motor hidráulico aplica uma grande pressão sobre os fluidos nos cilindros. A pressão do fluido faz com que as placas subam e, com uma grande força, a placa é acionada no carro, esmagando-o;
  • Para fazer pó de cacau sem gordura: ao processar os grãos de cacau, um líquido conhecido como licor de chocolate é derivado. Para fazer cacau em pó sem gordura, esse líquido é espremido em uma prensa hidráulica. Após esta fase, este líquido é processado para produzir um pó isento de gordura.

Outros tipos de prensa

Prensa de silagem

Bastante utilizada por agropecuários na alimentação do gado de corte e leiteiro, a silagem é um alimento usado como complemento do pasto. Compactado e rico em proteínas, o mercado oferece uma diversidade de silagem como milho, sorgo e capim.

Prensas enfardadeiras

São perfeitas para o empacotamento de papel, papelão, pet, tecido, sacaria, plástico, algodão, bagaços de cana, latas, entre outros.

Esse tipo de prensa é muito utilizada em empresas de reciclagem de material. Além disso, pode ser usada para recolher o feno e embalar em fardos.

Prensa mecânica

Por conta de sua alta produção, economia, manutenção simplificada e sincronismo com sistemas automatizados, esse tipo de prensa é uma das mais usadas na indústria.

A principal função da prensa mecânica é no corte e na conformação de peças “rasas”. Ela basicamente comprime a matriz contra o material que será moldado ou cortado por um movimento de rotação. Essa prensa é movida pneumaticamente, a base de um motor elétrico ou mecânico por meio de uma biela.

Prensa

Máquinas sobre rodas

Há também um modelo de trator que recolhe a cultura do chão, faz a prensagem e amarra com fio de sisal para dar forma. Chamamos essa máquina de enfardadeira, que tem basicamente a mesma função da prensa enfardadeira, porém, em rodas.

Todavia, os pneus agrícolas são projetados para suportar o peso do trator, servir como amortecedor e proporcionar transmissão de força motriz e frenante do trator ao solo. É possível detectar se a pressão do pneu está ou não correta.

Ela estará correta a partir do momento em que 3 grupos de garras tocarem completamente o solo, simultaneamente. Quando a pressão nos pneus aumenta, a área de contato com o solo diminui, reduzindo a eficiência na tração e o aumento da queima de combustível.

Considerações finais

O setor agrícola está constantemente desenvolvendo e integrando novas tecnologias na indústria. Assim, a aplicação da prensa hidráulica na agricultura torna o trabalho mais fácil e de menor esforço. Não deixe de conferir os outros conteúdos da Agro 2.0; e mantenha-se informado sobre o universo do agronegócio e seus elementos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo