Prime rib é a peça que compõe o churrasco dos brasileiros

Inicio » Pecuária » Prime rib é a peça que compõe o churrasco dos brasileiros
21/02/2019 Por
Prime rib é a peça que compõe o churrasco dos brasileiros

Prime rib é uma das peças mais nobres e populares de todo o Brasil, principalmente na hora do churrasco

Prime rib é uma das peças que atualmente popularizou-se no churrasco dos brasileiros. Seu sabor característico e textura macia colocou a peça entre as mais pedidas dos consumidores.

prime rib, entre especialistas da economia, é considerado a peça mais nobre que é removida diretamente da costela do boi. Além disso, a peça pode ser uma alternativa a picanha. Pois seu sabor é tão bom quanto e o preço é inferior.

Peça prime rib cru em sua cor vermelha

O que é prime rib?

Prime rib é um dos principais cortes bovinos brasileiros. Extraído da costela do boi – entre a sexta e a décima – ele é aclamado por conta de sua maciez, textura e sabor. Outro ponto é a facilidade para prepará-lo. Não sendo necessários inúmeros tipos de temperos ou ficar no forno de forma excessiva, sua sutileza é fora do comum.

Na churrasqueira, por exemplo, a peça necessita apenas de sal grosso. Modo pelo qual mantém os padrões ideais de sabor da carne. A peça não é só boa pedida no Brasil, e também ganhou muita notoriedade em países como a China e os Estados Unidos.

Hoje, junto de outras grandes cortes bovinos, o Brasil tornou-se o segundo maior país a exportar carne em todo o mundo, ficando apenas atrás da Índia. Entretanto, a primeira posição é algo que dá para ser ajustado durante os próximos anos. Isso porque o Brasil é o país que mais contém cabeças de gado no mundo. Cerca de 218 milhões, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

Por possuir um teor de gordura relativamente alto, geralmente, essa peça é extraída de gados que possuem um porte físico bastante rígido e um tanto quanto forte.

Tipos de cortes bovinos

Para atender a necessidade mundial, a gama de cortes bovinos é algo que surpreende. Uma vez que a escolha da peça ficará de acordo com o gosto do consumidor. Obviamente, os preços dessas peças variam com a sua qualidade, e o seu consumo traz ótimas experiências ao paladar.

Além do prime rib, os principais cortes são:

  1. Pescoço: Diferente dessas peças de alto escalão, o pescoço é considerado uma peça mais popular, de terceira. Em relação a outras carnes, no preparo, essa peça tem um tempo relativamente demorado.
  2. Acém: Essa carne é removida de bovinos com menos estrutura muscular, e é considerada magra. Na gastronomia, é usada principalmente para compor pratos que usam sua forma moída, como lasanha e panqueca.
  3. Fraldinha: Carne gorda, ela fica localizada próximo ao abdômen do boi. Além disso, essa peça também é muito popular em churrascos e na hora de fazer hambúrguer, pois ela contém ótima estrutura quando moída.
  4.  Filé mignon: É uma das peças mais nobres do mercado. Sua textura e suculência a colocam como principal assado na churrasqueira.
  5. Contra filé: É considerado também uma carne nobre. Fica próximo do filé mignon, assim adquirindo um pouco de seus atributos. Mesmo tendo versatilidade, é uma peça mais consumida em churrascos, já que consumi-la no dia-dia é um gasto bastante alto.
  6.  Coxão duro: Ela é uma contraproposta em meio às peças mais caras. E é possível utilizá-la tão bem como qualquer outra peça, principalmente em pratos mais elaborados. Sua forma recheada e cozida são as que dão melhor potencial a carne.

Entender a necessidade da carne é ver que cada uma das peças tem o seu aspecto e forma de preparo. Caso essa linha seja ultrapassada, a carne até poderá ficar boa, porém, perderá a textura e suculência que a torna conhecida.

Hoje, além da faculdade de gastronomia, existem cursos voltados para ter melhor experiência com a carne, seja cozida, frita ou na churrasqueira. Lá, os estudantes aprendem quais são as carnes e como cada uma deve ser preparada para atingir ao ápice de seu sabor.

Prime rib suíno

O prime rib suíno é uma costelinha que tem por característica o ótimo sabor e o preço baixo. Ele vem como uma proposta para aqueles que querem consumir uma boa peça de carne, mas num preço mais acessível.

Mesmo com ótimo gosto, certamente, o sabor das duas peças não é nada parecido. Isso porque os animais dos quais provém são completamente diferentes.

Além disso, a peça é conhecida por ser rica em vitamina b, potássio e zinco. Desse modo, pode ser considerada importante para o bom funcionamento do corpo. Mas, assim como qualquer outro alimento, o excesso pode trazer problemas graves, como a hipertensão. Isso acontece por conta de as duas peças – bovina e suína – conterem altos teores de gordura.

Prime rib no forno

Preço do prime rib

Por ser uma peça em formato de costela, a sua venda não é fracionada. A peça pesa em torno de 950 g e tem um preço aproximado dos R$ 60.

A experiência de se consumir a costela premium só será completa caso consumida de forma completa. Por isso, é necessário sua venda inteira. Caso você consumidor vá ao mercado e presencie a venda do prime rib em sua forma não comum, significa que a pela sofreu alterações e está irregular.

A popularidade da prime rib está relacionada ao fato do país ter crescido, não apenas nas exportações, mas também economicamente. Dessa maneira, as pessoas tiveram mais condições de melhor a qualidade de seus pratos e consumir carnes consideradas de primeira. Atualmente o Brasil está na lista dos 15 países que mais consome carne no mundo. Dados da Forbes.

Outro país que também consome em grande quantidade a peça prime rib são os Estados Unidos. País é popularmente conhecido por ser um dos que mais consomem alimentos com alto teor de gordura. Fato que levou o governo norte americano a criar leis para o controle de gordura em alimentos. A importância de uma peça de carne não está relacionada apenas ao seu consumo propriamente dito. A alta produção pode gerar mais empregos e ajudar famílias de pequenas regiões.

Em suma, prime rib é uma peça conhecida por seu sabor característico e sua enorme suculência quando feita a churrasqueira. Além disso, a peça contém alto teor de gordura e nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Agro20 | Portal Vida No Campo