Queijaria é nome popular de fábrica ou loja de queijos

Inicio » Agronegócio » Queijaria é nome popular de fábrica ou loja de queijos
12/11/2020 Por
Queijaria é nome popular de fábrica ou loja de queijos

Na queijaria, podemos encontrar praticamente todos os tipos de queijo. Uma queijaria pode ser artesanal ou industrial, mas as duas oferecem uma grande variedade de queijos e sabores que encantam a todos.

A queijaria é o local preferido de muita gente e há regiões do Brasil com as queijarias mais tradicionais e queijos mais requisitados.

Queijaria

O que é queijaria?

Queijaria é onde se fabrica e comercializa queijos. É nesse local que ocorrem todos os processos que permitem que um queijo seja fabricado, desde a mistura dos ingredientes, até o processo de envelhecimento que ocorre em alguns tipos de queijo.

A produção de queijo consume cerca de 60% do leite que é produzido no país, o que é uma grande quantidade.

Não é à toa que o consumo de queijo é alto no país e que há regiões conhecidas internacionalmente pela produção de queijos típicos, como o estado de Minas Gerais.

As melhores queijarias do país estão em locais como Mina Gerais, claro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Além disso, o país é um excelente produtor e consumidor de três principais queijos, que são o prato, muçarela e o requeijão.

Queijaria artesanal

A queijaria artesanal ao contrário do que o nome possa sugerir, também possui equipamentos e maquinários para a fabricação do queijo.

Inclusive esse é um mercado muito amplo do país e também muito rígido, pois há leis e regras que precisam ser seguidas para que ocorra a fabricação de queijo;

A ANVISA possui diversas normas que a queijaria precisa seguir, como:

  • Área mínima de 50m²;
  • Teto de PVC;
  • Paredes com azulejos com 2 metros de altura;
  • Base de teto anticorrosivo;
  • Distância de 50m de currais e fossas.

As exigências não são só essas, mas o motivo é compreensível, pois como se trata de um alimento, é preciso que a fabricação e todo o em torno seja cuidado para oferecer as melhores condições de higiene e saúde.

E essas regras valem tanto para uma queijaria artesanal quanto para fábricas de queijo e lojas de queijo.

Todos os tipos de queijaria precisam de autorização de funcionamento e precisam estar de acordo com as normas.

Queijaria

Diferenciais do queijo artesanal

Os queijos artesanais são fabricados com leite cru e leite que recém foi ordenhado, ou seja, não é fabricado a partir de leite pasteurizado.

Essa forma de fabricar queijo é utilizada desde os primeiros queijos fabricados no mundo. Inclusive, os queijos tradicionais que o mundo conhece, eram fabricados dessa forma.

Exemplos desses queijos são:

  • Camembert;
  • Brie;
  • Parmesão;
  • Mussarela.

Nos dias de hoje, esses queijos ainda podem ser encontrados com fabricação artesanal, pois queijarias mantém a tradição até mesmo em vários locais do Brasil.

Mas também é possível encontrar esses queijos em versões pasteurizadas, o que é mais comum, na verdade.

A versão pasteurizada é a versão industrializada, que também tem um sabor bom, mas quando você experimenta as duas, a diferença é grande na qualidade do sabor do queijo artesanal.

E essa diferença no sabor do queijo pasteurizado é resultado do processo de pasteurização.

Quando o leite é pasteurizado para ser utilizado na fabricação de queijos industriais, o processo mata uma série de bactérias. No entanto, ele também desnatura proteínas e altera o sabor.

Quando o queijo é fabricado com o leite cru, é um produto vivo, com maior textura, aroma e sabor que são incomparáveis.

O fato de não ter tratamento térmico no leite, faz toda a diferença no resultado dos queijos feitos de forma artesanal.

Principais tipos de queijo

Existe uma infinidade de queijo e cada um tem um processo de fabricação diferente e tem origem em algum local específico.

Entre os principais está o Mussarela, originalmente chamado de Mozzarella. Ele tem esse nome em italiano pois é originário da Itália, de uma região chamada províncias de Salermo e Castela.

Além dele, o queijo prato também é muito consumido no Brasil, sendo 20% das vendas de queijo no país.

Esse queijo é mineiro, no entanto, ele começou a ser fabricado pois dois imigrantes dinamarqueses queriam reproduzir, aqui do Brasil, dois queijos chamados tybi e dando que são típicos da Dinamarca.

No entanto, o resultado não foi exitoso para a reprodução que eles queriam, mas acabaram criando um novo tipo de queijo e que é muito consumido até hoje.

Ademais, o requeijão culinário é outro tipo de queijo muito consumido no país. Ele é de criação brasileira e muitas vezes leva o nome de catupiry. No entanto, catupiry é uma marca, então o certo é chamar o queijo por requeijão culinário.

Esse queijo tem uma característica que é muito própria, que é a resistência com temperaturas. Ele não tem capacidade rápida de derreter, como muitos outros queijos.

Além disso, ele foi inventado por um casal de imigrantes italianos no ano de 1911 no estado de Minas Gerais. Outra curiosidade é que a palavra catupiry quer dizer excelente em tupi-guarani.

Queijaria

Maturações diferentes

O parmesão é um dos queijos que conta com diferentes tempos de maturação, que é o processo em que o queijo permanece envelhecendo até que chegue no estágio de consumo.

E o parmesão é outro queijo que é muito consumido aqui no país, mas esse não é brasileiro. A origem dele é italiana, tendo sido criado em Parma, conforme o nome já sugere.

Existem 3 tipos desse queijo, o montanhês, o parmesão original e o premium. O primeiro é maturado por 4 meses. Já o original, é maturado por período superior a 6 meses e o premium demora em torna de 3 anos para completar a maturação.

Esses queijos possuem a casca mais dura e bem oleoso. Ademais, no processo de fabricação é utilizado leite que é coletado logo antes do preparo. Com isso, o leite utilizado é muito fresco e a nata é separada naturalmente pelo processo de gravidade.

Dessa forma, você pode notar a importância que a queijaria possui, pois todos os lugares do mundo produzem e consomem queijo.

Além disso, o nosso país é um dos que mais consome esse tipo de alimento e é conhecido por fabricar queijos de excelente qualidade. Assim, vale a pena visitar uma boa queijaria e degustar os melhores queijos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo