Queijo Quark é muito comum na culinária de países de língua alemã

Inicio » Agronegócio » Queijo Quark é muito comum na culinária de países de língua alemã
02/12/2020 Por
Queijo Quark é muito comum na culinária de países de língua alemã

O Queijo Quark é um dos alimentos lácteos mais saudáveis e versáteis do mercado. Embora grandes marcas brasileiras de laticínios já comercializem o Queijo Quark, ele ainda é pouco conhecido pela maioria da população. Entretanto, o seu sabor, textura e versatilidade têm conquistado os que querem levar uma vida mais saudável.

Para que você possa saber mais sobre o Queijo Quark e aprender algumas receitas, preparamos o artigo de hoje. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

Queijo Quark

O que é Queijo Quark?

Queijo Quark é um alimento à base de leite semelhante ao iogurte. Ele é um tipo de queijo branco batido, de textura cremosa e levemente ácido, sendo possível encontra-lo na versão com 20% ou 40% de gordura. Por ter baixa concentração de lipídeos e ser rico em minerais e proteínas, esse queijo tem se tornado cada vez mais conhecido entre os que querem ter uma alimentação saudável.

O Queijo Quark foi criado pelos antigos povos eslavos e é bastante consumido na Alemanha, na Áustria e na Suíça. De fato, na Europa, ele é mais consumido do que o iogurte grego. Esse sucesso é atribuído principalmente às suas propriedades nutricionais e versatilidade, já que ele pode ser usado tanto em receitas doces e salgadas.

Atualmente, diversas marcas brasileiras já comercializam o produto e é relativamente fácil encontrar onde comprar Queijo Quark. Contudo, ele é muito fácil de fazer, pois leva somente dois ingredientes. Assim, se você quiser, também poderá preparar a sua versão caseira dessa delícia.

Benefícios do queijo quark

O principal benefício desse laticínio, como já mencionamos, é o seu baixo teor de gordura. De fato, ele tem menos gordura que os queijos rotulados como light e cerca de 1/5 das calorias do cream cheese.

Além disso, o Queijo Quark é rico em proteínas, fósforo, cálcio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e probióticos. Assim, esse alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular.

Por outro lado, já que ele não tem adição de açúcares e sódio, é uma boa alternativa para pessoas que têm algum tipo de restrição a esses componentes.

Em contrapartida, por ser rico em proteínas, o Queijo Quark auxilia na manutenção de massa muscular. Assim, ele é um excelente alimento para quem quer emagrecer ou para quem deseja ganhar massa muscular. Nesse ínterim, as proteínas presentes nesse queijo dão a sensação de saciedade, o que nos ajuda a consumir menos calorias.

Por fim, por ser alimento rico em probióticos, ele ajuda na saúde do intestino. Quando ingeridos regularmente, os probióticos ajustam a função intestinal. Além disso, eles têm ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

Queijo Quark

Como fazer Queijo Quark?

Embora fazer Queijo Quark caseiro seja um pouco demorado, o processo é bem simples e os ingredientes são fáceis de encontrar. Para a receita, você só precisará de leite integral fresco e limão. Confira a seguir como fazer Queijo Quark!

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral fresco;
  • Suco de um limão.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, para fazer a receita, você deve misturar o leite e o limão e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida, coloque a mistura em uma forma ou panela com tampa. Depois disso, leve a mistura ao forno por uma hora e meia.

O ideal é que o forno esteja em torno de 100 °C. Entretanto, caso o seu forno não permita regular a temperatura com exatidão, deixe-o sempre na temperatura mais baixa possível. Outra opção é colocar a mistura em uma iogurteira por 15 horas e, nesse caso, o resultado será o mesmo.

Passados os 90 minutos, desligue o forno e deixe a mistura repousar lá dentro por mais meia hora. Para finalizar, separe um pano fino e limpo (de preferência com a trama mais fechada), coloque-o sobre uma peneira e acomode sobre um pote. Então, despeje a mistura e deixe escorrer por uma a duas horas.

Nessa etapa da receita, a mistura liberará bastante soro, o que fará com que a quantidade final seja bem menor do que a inicial. De fato, quanto mais tempo a receita ficar escorrendo, mais consistente ela ficará. Ao final das duas horas, o Queijo Quark caseiro estará pronto.

Por se tratar de um produto sem conservantes, ele dura no máximo uma semana na geladeira. Então, faça somente o que puder consumir nesse período, alterando as quantidades se necessário.

Queijo Quark

Receitas com Queijo Quark

Por ser um alimento de sabor neutro, é possível fazer diversas receitas com Queijo Quark, sejam elas doce ou salgadas. De fato, ele pode substituir o iogurte ou outros cremes culinários, podendo ser consumido puro ou acompanhado de frutas e cereais.

Além disso, o Queijo Quark pode ser usado no lugar da ricota, queijo cottage ou cream cheese na preparação de saladas e sanduíches. Uma opção deliciosa é temperá-lo com azeite e as suas ervas de preferência. Assim, ele pode ser servido com pequena tiras de legumes frescos ou bastões de pão torrado, por exemplo.

Por outro lado, o Queijo Quark também pode ser usados em receitas de doces como substituto do creme de leite e do cream cheese. Assim, a receita ficará mais leve e nutritiva. Por exemplo, se você gosta de misturar texturas, uma opção é fazer um pavê de frutas vermelhas. Confira a receita a seguir!

Ingredientes:

  • 400 g Queijo Quark;
  • 400 g de frutas vermelhas frescas ou geleia;
  • ½ pacote de biscoito champanhe.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, se for usar frutas frescas, bata-as no liquidificador até que virem uma pasta. Em seguida, use uma peneira fina para retirar as sementes. Depois disso, quebre os biscoitos champanhe em pedaços bem pequenos. Se preferir, pode tritura-los no liquidificador também.

Para montar o pavê, coloque uma camada de Queijo Quark, uma de frutas batidas ou geleia e uma de biscoito triturado um pote, taça ou copo transparente. Então, repita as camadas até que preencha todo o recipiente. Por fim, finalize decorando com algumas frutas inteiras e biscoitos triturados.

Como vimos, além de fácil de fazer em casa, o Queijo Quark é bastante nutritivo e versátil. Então, solte a imaginação e inclua esse delicioso alimente no seu dia a dia!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo