Reflorestamento pode diminuir impactos negativos no meio ambiente

Inicio » Meio Ambiente » Reflorestamento pode diminuir impactos negativos no meio ambiente
27/02/2019 Por
Reflorestamento pode diminuir impactos negativos no meio ambiente

Reflorestamento agrega benefícios ao meio ambiente

Quantas vezes já lemos em palitos de sorvete a seguinte frase no verso “esta madeira é de reflorestamento”?

O reflorestamento possui papel importante não apenas pelo uso da madeira nos picolés; a madeira é uma das matérias primas mais utilizadas no mundo e a que mais sofre com seus usos variados.

Esta ação de muitas marcas de picolé tem sido recorrente no Brasil devido às várias manifestações de conscientização ambiental nos últimos anos. Tanto por parte de órgãos governamentais quanto dos não-governamentais.

método de reflorestamento

Desmatamento e reflorestamento

No mundo, o desmatamento é considerado entre as ações de maior impacto negativo para o meio ambiente. Isso acontece, por exemplo, a partir de queimadas e corte de árvores sem as devidas liberações ambientais.

Este fato preocupa em função da grande perda de biodiversidade, e uma maneira de reduzir estes impactos dentro do agronegócio é a partir da técnica de silvicultura. Ela auxilia na recuperação destas florestas e proporciona a preservação de espécies e equilíbrio entre novos ciclos, entre outras vantagens.

Benefícios do reflorestamento

Com o reflorestamento é possível confeccionar móveis de todos os tipos. Objetos de decoração, folhas de papel e o lápis grafite tomam forma, pois são frutos de troncos, assim como a celulose.

Portanto, inúmeras empresas de porte grande no Brasil tem pensando ecologicamente para que o número do corte de árvores seja menor do que o índice das que são plantadas.

Entretanto, em 2018, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) constatou que menos de 5% do desmatamento anual na Amazônia foi recuperado. Mas o projeto do INEP  promete níveis maiores de recuperação até o segundo semestre de 2023.

Entre os principais benefícios do reflorestamento, podemos citar:

  • Controle da erosão do solo

A partir do desmatamento, o solo sofre uma série de desgastes que ocasionam erosões do tipo voçoroca. Uma maneira de reverter este cenário é o reflorestamento, feito por meio da silvicultura para a preservação do solo, por exemplo.

  • Controle do aquecimento global

É considerada uma das principais maneiras de diminuir o aquecimento global. Isso porque o plantio de árvores auxilia nesta problemática pela sua capacidade de absorver os níveis de carbono que as cidades modernas produzem.

  • Estímulo do ecoturismo

Conhecido também por turismo pela natureza é nada mais que excursões ou trilhas por matas para que de forma sustentável. O passeio colabora com uma maior conscientização dos turistas em relação à preservação do meio ambiente. Além de ser fonte certeira de lucro em função da grande procura.

  • Prevenção de ocupações irregulares

Os conjuntos de comunidades em locais inadequados no Brasil são hoje muito maiores do que no passado. Devido a diversos fatores socioeconômicos, a dificuldade da casa própria para grande parcela da população é um desafio diário.

Contudo, não há como negar que a construção de casas em locais de risco apresente tanto perigo ambiental como humano. A manutenção de áreas preservadas ou em processo de reflorestamento diminui drasticamente a execução de construções irregulares.

método de reflorestamento a partir de novas plantações

  • Amenização do clima, reduzindo a temperatura média

Poucos sabem mas a relação entre as árvores e o clima estão diretamente relacionadas. Quando se trata de centros urbanos, é comum se pensar em uma selva de pedras com poucos pontos verdes. E é justamente este fator que se torna responsável pelas altas temperaturas e baixa umidade.

Um dos papéis desenvolvidos pelas árvores é absorver o calor e reduzir o nível de gases poluentes produzidos por fábricas e automóveis. Portanto, estar consciente da necessidade do reflorestamento é muito importante.

Agro20 | Portal Vida No Campo