Requeijão em barra pode ser confundido com queijo por sua aparência

Inicio » Agronegócio » Requeijão em barra pode ser confundido com queijo por sua aparência
26/10/2020 Por
Requeijão em barra pode ser confundido com queijo por sua aparência

Também conhecido como requeijão de corte, o requeijão em barra é feito a partir do leite de vaca. O requeijão em barra não é aquele que conhecemos ou que pensamos quando se fala em requeijão, que vemos com mais frequência no supermercado. Este, do pote, é  chamado requeijão cremoso.

De fabricação mais antiga e artesanal, o requeijão em barra se assemelha mais a um queijo, chegando muitas vezes a ser confundido.

Requeijão em barra

Como é feito o requeijão em barra?

Contudo, o requeijão em barra também é fabricado a partir do leite de vaca cru, pasteurizado ou desnatado, podendo ser feito com ou sem a fermentação natural do leite. Além disso, também pode ser feito com ácidos orgânicos ou com o tradicional coalho.

O requeijão comum, aquele cremoso que encontramos nos supermercados num pote de plástico ou de vidro, é considerado um queijo cremoso. Esse aspecto de creme pastoso é obtido através da fusão por qual a massa é submetida em uma das etapas de fabricação.

O requeijão cremoso é utilizado para acompanhar pães, biscoitos e até em receitas, por apresentar um sabor mais suave que o próprio queijo. Todavia, é o mais difundido devido a sua produção industrial, feita a partir de leite desnatado e creme de leite fresco.

Já o requeijão em barra, também chamado de requeijão de corte, é um alimento mais antigo e de produção artesanal. Logo, o que diferencia essas duas variedades de requeijão é o processo de fabricação.

Assim, o requeijão de corte é sólido e de cor amarelada, também feito com leite de vaca. É mais comum encontrar essa variedade em estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Requeijão em barra escuro

Essa variedade pode sofrer uma alteração na cor devido ao cozimento mais intenso, chamado de reação de Maillard. Quando isso ocorre, é chamado de requeijão escuro ou crioulo.

Requeijão em barra

Como fazer requeijão em barra?

A obtenção da massa para fazer o requeijão em barra pode ser feita de três maneiras: por acidificação direta utilizando o ácido lático do leite aquecido; acidificação através da fermentação da massa e a coagulação enzimática. Entretanto, o método mais comum é o da fermentação com fermentos láticos ou fermentação natural.

É possível fazer uma receita simples em casa desse alimento. Para fazer o requeijão em barra caseiro,você vai precisar de:

  • 200 g de queijo parmesão ou queijo meia cura ralado
  • 1 litro de leite
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de amido de milho

Separe em um recipiente a maisena e dissolva em pouco de leite. Após, em uma panela, acrescente o resto do leite com a manteiga e o queijo e deixe ferver. Assim que ferver, coloque a maisena dissolvida e mexa até a mistura soltar do fundo da panela.

Então, despeje o creme em um recipiente e espere esfriar antes de levar a geladeira. Nesse momento, antes de gelar, pode-se adicionar ervas de sua preferência ou azeitonas. Quando estiver gelado, desenforme.

O requeijão em barra pode ser apreciado, por exemplo, com biscoitos e tortas, ou também para rechear receitas como lasanhas, ficando parecido com um queijo, porém mais suave.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo