Gado senepol ganha visibilidade no mercado brasileiro

Inicio » Pecuária » Gado senepol ganha visibilidade no mercado brasileiro
20/02/2019 Por
Gado senepol ganha visibilidade no mercado brasileiro

Gado senepol é visto como vantajoso na pecuária devido aos seus benefícios

Com alto desenvolvimento em solo brasileiro, o gado senepol é procurado por pecuaristas como referência de carne.

O senepol é destaque no Brasil e, hoje, conta com um rebanho de mais de 26 mil animais registrados. Dividida em 16 estados brasileiros, a produção da raça tem Minas Gerais como líder no ranking nacional.

senepol

Características da raça senepol

O gado senepol é uma raça de corte nobre no mercado, e vem ganhando espaço na pecuária e no mercado brasileiro em função da qualidade de sua carne. Entre as principais características da raça, podemos citar:

  • É originário das Ilhas do Caribe, mais especificamente em Saint Croix
  • É o resultado do cruzamento das raças Red Poll inglês com a N’Dama africana
  • Não possuem chifre
  • Sua pelagem é rasa de cor avermelhada, marrom ou preta
  • Sua maciez na carne é comparada à carne do gado angus

Vantagens do senepol para o pecuarista

A qualidade de sua carne é um de seus pontos mais positivos, mas o gado senepol também é um bom produtor de leite. Portanto, é uma raça que destaca uma série de vantagens para os pecuaristas que optam pela sua criação.

Ser muito tolerante ao calor e ter uma ótima adaptação ao clima tropical brasileiro é uma delas, e isso sem contar a sua natureza dócil – que facilita bastante a lida no dia a dia.

O contato com mosquitos – possíveis agentes transmissores de doenças – também é menos provável para o gado da raça. Isso porque sua pelagem possui “tecnologia” natural que repele insetos.

A facilidade que tem em ganhar peso é outra grande vantagem na sua criação, e as fêmeas senepol são muito férteis. Isso porque elas podem entrar no primeiro período de gestação aos 14 meses de vida.

Após o nascimento, os filhotes desmamam aos oito meses com mais da metade do peso atual da mãe. Por isso, fica claro que o desenvolvimento da raça é bastante rápido – e a sua longevidade também é fator de destaque. A raça pode chegar a até 20 anos, e isso sem que a sua produção de leite seja prejudicada.

A procura do gado também é grande em todas as épocas do ano, e a venda de seus produtos é garantida pela demanda. Além disso, sua carne é referência no mercado, e a qualidade é comparável à da raça nelore (mais popular no país). Por isso, o número de criadores do gado senepol cresceu mais de 600% entre os anos de 2011 e 2017.

No que se refere à exportação mundial, a peça da espécie também é bastante popular o ano todo. E o maior parceiro comercial do Brasil neste mercado são os Estados Unidos.

senepol

Carne do gado de corte senepol

Algumas das características da raça que mais contribuem para a sua popularidade são:

  • Carne magra
  • Baixo teor de gordura
  • Textura boa da carne
  • Alta qualidade, não estraga com facilidade
  • Carne macia e suculenta
  • Rica em proteínas

Na culinária brasileira, muitas receitas famosas e populares nos lares costumam usar a carne do gado senepoel. Entre os pratos mais comuns, podemos citar nomes como churrasco, estrogonofe ou bife à parmegiana. Portanto, fica provado o bom investimento que a raça pode representar, e como este cenário não deve mudar tão cedo no Brasil.

Agro20 | Portal Vida No Campo