Suco de beterraba oferece importantes benefícios para a saúde

Inicio » Agronegócio » Suco de beterraba oferece importantes benefícios para a saúde
02/12/2019 Por
Suco de beterraba oferece importantes benefícios para a saúde

Suco de beterraba é aliado da pressão arterial

Além de sua cor chamativa e seu sabor marcante, o suco de beterraba contém inúmeros nutrientes em sua composição.

Saiba mais sobre seus nutrientes e aprenda a fazer um delicioso suco de beterraba!

O que é suco de beterraba?

Suco de beterraba é uma bebida produzida a partir da extração da planta herbácea com outros ingredientes, tais como limão e cenoura. Embora a maioria das listas de “superalimentos” não inclua o suco de beterraba, ele poderia facilmente figurar nessa categoria.

Afinal, o suco de beterraba é capaz de maximizar a resistência, ajudando-o a se exercitar por períodos mais longos. Além disso, de acordo com estudos, o suco melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a baixar a pressão arterial.

Suco de beterraba

Esses efeitos são possíveis pois a beterraba é rica em produtos químicos naturais chamados nitratos. Através de uma reação em cadeia, o seu corpo converte nitratos em óxido nítrico. Isto, por sua vez, contribui diretamente com a pressão arterial e fluxo sanguíneo.

Segundo pesquisas, o consumo de cerca de duas xícaras de refresco de beterraba todos os dias diminuiu a pressão arterial de adultos. Além disso, em um segundo estudo, pessoas que beberam suco de beterraba por seis dias tiveram uma resistência maior durante exercícios intensos.

Benefícios do suco de beterraba

Sem dúvida, a medicina naturopática está mostrando benefícios maravilhosos para ajudar a proteger o coração. Um novo estudo, realizado no Canadá, sugere que a abordagem naturopática diminui o risco cardiovascular e também a incidência de síndrome metabólica, isto é, a condição que inclui açúcar elevado no sangue, pressão alta e colesterol alto.

Um dos princípios da assistência naturopática é, de fato, trabalhar com a ingestão de alimentos dos pacientes. Nessa prática, um alimento que demonstra um impressionante resultado no uso clínico para manter a pressão sanguínea saudável é o suco de beterraba.

Os benefícios do suco de beterraba não são à toa. Afinal, esse refresco é uma das fontes alimentares mais ricas em nitratos naturais e em antioxidantes.

Os nitratos naturais são compostos que promovem melhorias no fluxo sanguíneo no corpo inteiro – incluindo o coração, o cérebro e os músculos.

Esses nitratos naturais aumentam uma molécula nos vasos sanguíneos, chamada óxido nítrico. Essa molécula, em contrapartida, ajuda a abrir os vasos e permite mais fluxo de oxigênio, além de diminuir a pressão sanguínea.

Além disso, o suco de beterraba pode também ser um aliado importante para diminuir a pressão arterial. Seja qual for o tipo de beterraba escolhido, o suco fornece excelente capacidade quando o assunto é diminuir a pressão arterial.

Uma meta análise (um estudo de qualidade que revisou outros estudos anteriores) de 254 pessoas, entre 2006 e 2012, mostrou reduções claras na pressão arterial, com a pressão arterial sistólica mostrando a melhor redução.

De fato, o suco de beterraba é um néctar da terra. E o melhor de tudo: ele é rico em nutrição e baixo em calorias. Por isso, é possível adicionar “perda de peso” à lista de benefícios da beterraba. Afinal, além das baixas calorias, ela é um dos poucos alimentos que podem realmente funcionar para aumentar o desempenho físico e energético.

Suco de beterraba

Para pressão arterial, é melhor comer beterraba ou beber suco?

Em muitos casos, comer o alimento inteiro é a melhor maneira de obter todos os nutrientes, fibras e efeitos benéficos. No entanto, neste caso em particular, se a intenção é reduzir a pressão arterial, é melhor ingerir a raiz de beterraba espremida para obter o benefício máximo.

Afinal, quando você cozinha ou fermenta a beterraba (como acontece com a beterraba em conserva), a quantidade de nutrientes saudáveis ​​para a pressão arterial diminui. Com o suco, você obtém 100% dos fitonutrientes (produtos químicos das plantas) que ajudam a diminuir a pressão arterial!

Quanto suco devo tomar?

Foi demonstrado que uma a duas xícaras de refresco de beterraba por dia têm um efeito significativo na redução da pressão arterial. De fato, muitos médicos ficaram surpresos com a baixa quantidade necessária para obter benefícios quando o assunto é a pressão alta.

Em suma, você pode preparar seu próprio refresco de beterraba caseiro, o que é mais fresco e econômico. Ainda se preferir, pode procurar por bebidas pré-preparadas em lojas de alimentos naturais.

Como a beterraba é um potente desintoxicante, alguns pacientes se sentem melhor quando começam com uma dose mais baixa (como um quarto de xícara) e aumentam a quantidade ao longo do tempo.

Além disso, é importante não alterar o uso de nenhum medicamento prescrito para pressão arterial sem consultar o médico. Recomenda-se informar o médico de que você está usando meios naturais para baixar a pressão arterial, o que poderá exigir menos medicação.

Existem efeitos colaterais no suco de beterraba?

Em suma, os carotenos escuros do suco de beterraba podem dar uma cor avermelhada à urina e às fezes. Entretanto, essa mudança de cor é inofensiva.

Como fazer suco de beterraba?

Você sabe como fazer o suco? Essa é a hora de aprender! Afinal, esse refresco acarreta inúmeros efeitos saudáveis para artrite, enxaqueca, alergias, diabetes, obesidade, osteoporose, câncer, doenças cardíacas e mais.

O suco de beterraba com cenoura e o suco de beterraba com limão são os mais comuns. Todavia, a bebida pode incluir outros ingredientes bem conhecidos e saudáveis, tais como gengibre e maçã.

O ideal é combinar todos os ingredientes, isto é, maçã, gengibre, cenoura, limão e beterraba, como ensinamos abaixo. É importante frisar que o refresco é 100% puro, isto é, sem adição de açúcar.

Suco de beterraba

Ingredientes do suco de beterraba

  • Uma beterraba grande ou duas menores;
  • Duas cenouras pequenas ou uma cenoura grande;
  • Uma maça;
  • 1-2 fatias de gengibre fresco;
  • 1/2 limão.

Modo de preparo

  1. Lave e esfregue os vegetais. Também descasque as peles de gengibre e beterraba para evitar que a sujeira entre na mistura;
  2. Pique os ingredientes em pedaços de aproximadamente cinco centímetros para caber no liquidificador;
  3. Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e misture em alta potência até formar pedaços muito pequenos;
  4. Use um coador comum para coar as partes sólidas do suco, despejando o líquido filtrado em um copo ou jarra.

Beba o suco de beterraba imediatamente ou guarde na geladeira por até 14 dias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo