Terminação de bovinos tem como método mais comum o confinamento

Inicio » Pecuária » Terminação de bovinos tem como método mais comum o confinamento
03/12/2020 Por
Terminação de bovinos tem como método mais comum o confinamento

Terminação é o termo utilizado para se referir à fase de engorda do gado, uma das três fases que compreendem o preparo do nascimento até o abate. A terminação bovina visa preparar o animal para atingir as condições ideais para o abate, principalmente quanto ao peso, para garantir que o produtor terá o melhor rendimento possível.

Uma das dificuldades enfrentadas por pecuaristas em determinadas regiões do país é fornecer alimentação adequada durante o ciclo de criação do animal para que seja abatido na melhor de suas condições. Isso ocorre por causa das épocas de secas que retardam o desenvolvimento da forragem. A terminação de bovinos é um método desenvolvido para lidar com esse problema.

Terminação

O que é terminação?

Terminação de bovinos é o chamado processo de engorda desses animais, a aplicação de uma alimentação especial preparada para suprir a carência nutricional do gado nas estações em que a oferta de ração está reduzida.

Ela constitui a fase final de um ciclo que se inicia no nascimento do animal até o momento do abate.

Esse ciclo é formado por três fases:

  • Cria;
  • Recria;
  • Terminação.

A engorda tem o papel de manter ou levar a condição considerada ideal para o abate, que seria o peso de 15 arrobas. Esse número, porém, depende da raça e de outras variantes.

Terminação

Terminação a pasto

Há diferentes formas de se executar a fase, também conhecida como engorda. A mais popular é a terminação a pasto. Nesse modelo, o gado é mantido no pasto enquanto recebe suplementação alimentar que deve constituir de 1,5% a 2% do peso corporal.

Esse modelo é considerado mais prático e econômico do que a terminação de bovinos em confinamento.

Confinamento

Nesse sistema de engorda, o gado é confinado em uma estrutura especial criada para mantê-lo confinado. É possível alimentá-lo direto do concho com suplementação rica em energia, proteínas e minerais.

Entretanto, para implementar esse sistema, é necessário investir na construção dessa estrutura e também em seu maquinário para poder alimentar regulamente o gado.

Terminação

Terminação intensiva a pasto

Oura vantagem da fase de engorda é que possível reservar trecho da pastagem típica do lugar para desempenhar o papel volumoso na alimentação do rebanho. Basta planejar um gerenciamento do pasto de modo a preservar determinadas áreas para estarem disponíveis na época de seca.

Esse trabalho de manejo do gado com finalidade de gerenciamento do pasto para resguardar áreas para poderem ser utilizadas em estações de seca é chamado de Terminação Intensiva de Pasto (TIP).

Nessa sistemática de terminação, o animal consome no pastoreio a mesma quantidade de ração que usualmente se fornece na terminação em confinamento. No entanto, a diferença é que, nesse caso, o pasto acaba integrando o volumoso da alimentação.

Como uma das vantagens, temos menor custo operacional, maior facilidade de adaptação e índices mínimos de refugos no concho.

No entanto, nem todos os proprietários têm condições de realizar a engorda intensiva em campo aberto por questões de estrutura ou problemas de outra ordem. Em tais condições, então, a terminação em confinamento passa a ser uma solução, mesmo necessitando altos investimentos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo