Terraceamento barra o avanço da erosão pelo escoamento da água

Inicio » Agricultura » Terraceamento barra o avanço da erosão pelo escoamento da água
08/03/2019 Por
Terraceamento barra o avanço da erosão pelo escoamento da água

Terraceamento é recomendável para todos os tipos de solo

A tecnologia tem avançado em todo o setor agrícola e, com isso, o terraceamento também passa por este importante processo evolutivo. A técnica é bastante importante em regiões onde a terra é bastante inclinada, para assim barrar futuras quedas d’água. Além disso, o método pode ser aplicado em todo tipo de solo.

Mesmo com o alto avanço tecnológico, é importante que os produtores estejam cientes sobre a utilização de técnicas que já são consolidadas no terraceamento, como o uso de terraço em lavouras e pastagens. Segundo o pesquisador da Embrapa, João Nogueira Junior; muitos agricultores ainda sentem dificuldades em por certas tecnologias em funcionamento.

Terraceamento

O que é terraceamento?

O método do terraceamento surgiu de uma necessidade do povo Inca em encontrar uma região que tivesse a perfeita combinação entre montanha e chuva. A técnica foi tão bem disseminada que passou a ser utilizada por gerações, chegando até os dias atuais.

Além da utilização na barragem de escoamentos, a técnica também pode ser importante na hora de tornar um solo produtivo, já que o cuidado com a água da chuva que cai sobre o solo pode gerar bons frutos no futuro.

  • Técnica do terraceamento

A técnica do terraceamento é dividida em dois tipos, conforme a sua função e utilidade:

  • Terraço de armazenamento

Terraço de armazenamento – também chamado de terraço de nível – são aqueles construídos para reter a água nos canais e degraus. Assim, realizam a sua infiltração. Este tipo de técnica também é muito utilizada no cultivo de arroz.

Terraceamento

Terraço de drenagem

Já os terraços de drenagem – também chamados de terraços de desnível – são aqueles em que a água é canalizada e levada com segurança para outras áreas. O terraceamento pode ser feito em áreas que possuam a partir de 1% de declividade. Para Nogueira Júnior, a técnica é recomendada para áreas que apresentam sinais de erosão, que podem ser detectados após um dia chuvoso.

Em dias onde conscientização sobre o uso de água é importante, a técnica de guardá-la e fazer sua reutilização é vantajosa. O uso da água vai depender do modo como a curva de nível foi feita. Dessa forma, é possível reaproveitá-la para diferentes funções no cultivo, diminuindo os gastos de maneira geral.

Além da diminuição de gastos com água, o produtor também pode optar pela autonomia e fazer seu próprio trabalho braçal. A técnica agrícola da curvas de nível foi tão bem disseminada que, nos dias de hoje, qualquer produtor é capaz de fazê-la por conta própria.

Terraceamento

Porém, para realizar tal tarefa é necessário que ele tenha alguns equipamentos específicos. Por isso, não é incomum que produtores optem pela alternativa de contratar empresas especializadas neste tipo de serviço.

O produtor que deseja começar a utilizar o terraceamento precisa estudar todos as possibilidades da área. Isso porque precisa entender a maneiras corretas de aplicar a técnica. Pois, um mal uso desta técnica pode aplicar num efeito oposto e quase que irreversível. Dessa forma, estragando a terra e a tornando inutilizável.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo