Tyson Foods é gigante norte-americana da indústria alimentícia

Inicio » Agronegócio » Tyson Foods é gigante norte-americana da indústria alimentícia
15/01/2021 Por
Tyson Foods é gigante norte-americana da indústria alimentícia

O setor alimentício está em constante movimento no mundo todo, pois a demanda por alimentos não para. Uma das gigantes desse setor é a Tyson Foods.

Fundada por John W. Tyson em 1937, a Tyson Foods está sediada no Arkansas, nos Estados Unidos, sendo a maior processadora de carne dos EUA.

tyson foods

Empresa Tyson Foods

A empresa Tyson Foods é a maior processadora de carne dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Também concentra a maior porcentagem quando o assunto é exportação de carne bovina para fora dos Estado Unidos.
Ademais, algumas marcas Tyson Foods são do segmento de hambúrgueres e carnes processadas.

Além disso, é fornecedora das principais redes de fast food, como Yum! Brands – que controla as marcas KFC e Taco Bell, por exemplo. Também fornece para McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Wal-Mart, Kroger, Cotsco, IGA, Beef O’Brady’s, além de restaurantes e outros empreendimentos.

Apostando no crescimento do consumo mundial de proteína animal, a Tyson Food tem investido nos últimos anos na expansão de suas operações fora dos Estados Unidos. Com isso, a empresa vem adquirindo nos últimos anos operações em outros países, inclusive da brasileira BRF.

Em 2009, porém, a Tyson Foods perdeu espaço no topo de maiores do mundo em proteína animal para uma de suas principais rivais, a brasileira JBS. O fato se deu após a JBS adquirir a americana Pilgrim’s Pride, que era a segunda maior empresa em proteína de aves do mundo, e a brasileira Bertin.

A Bertin era, até então, uma grande competidora nacional, pois além do setor frigorífico, também detinha as marcas Vigor e Leco, no setor lácteo.

Apesar disso, a Tyson já esteve presente no Brasil com marca própria. Porém, não conseguiu o destaque necessário para se manter atuando no país. Com isso, vendeu as operações para a JBS em 2014.

Produtos Tyson Foods

A Tyson atua com uma vasta gama de produtos com base em proteína animal. São cerca de 123 plantas de processamento de alimentos, com aproximadamente 124 mil funcionários nas mais de 300 instalações nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

tyson foods

Dentre os produtos vendidos pela empresa, podemos destacar:

  • carne de frango;
  • carne bovina e de porco processada e fresca;
  • produtos congelados e cozidos de carnes de frango, bovina e de porco;
  • produtos prontos a partir de carne bovina e suína;
  • carnes selecionadas para pizzas industriais e pizzas congeladas;
  • carne moída, dentre outros tantos produtos.

Entre o final de 2019 e início de 2020,a gigante norte-americana adquiriu 40% do frigorífico gaúcho Vibra. Assim, a empresa volta a aparecer no cenário nacional, reforçando seu objetivo de crescimento global.

A Vibra, por sua vez, tem sede no Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A empresa, que conta com cerca de 4 mil funcionários em 14 unidades de produção no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, tem foco em exportação de produtos avícolas. Entretanto, tem forte atuação nos mercado do Sul e Sudeste do país.

Assim, a Tyson Foods volta aos poucos para o Brasil, adquirindo empresas como a Vibra, que possui destaque nas exportações de carne de frango, com venda para cerca de 50 países.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo