Uva Thompson é uma das variedades de uva mais comercializadas

Inicio » Agricultura » Uva Thompson é uma das variedades de uva mais comercializadas
03/10/2020 Por
Uva Thompson é uma das variedades de uva mais comercializadas

Produzida em diversas regiões do Brasil, uva Thompson é importante para o mercado. Destaque por não contar com a presença de um caroço, a uva Thompson é normalmente a espécie mais procurada pelos brasileiros. Apesar de ser descoberta pelos norte-americanos, este elemento ganhou espaço nas produções espalhadas pelos Brasil. Além da qualidade do produto, chama atenção a praticidade que o item gera para os produtores.

Fruta de origem grega e turca, a uva Thompson se adaptou perfeitamente ao clima do Brasil. Podendo oferecer excelente resistência, ela pode resistir ao sol e também conviver com as chuvas frequentes. Explorada por produtores e também em pequenas plantações criadas pela população, o que mais facilita o consumo deste item é a ausência do caroço para mastigação.

Uva Thompson

O que é uva Thompson?

Uva Thompson é uma espécie da fruta que oferece qualidade, praticidade, rendimento e ótimo sabor. Conhecida no Brasil e no mundo, ela também se destaca por contar com uma alteração genética.

Cientistas brasileiros da Embrapa replicaram a ideia do que foi desenvolvido no exterior, gerando a mudança necessária no gene para que a fruta possa ser desenvolvida sem o caroço interno.

Mas vale destacar que estes tipos de uva já eram um sucesso internacional quando as pesquisas brasileiras começaram. Ao ver o desenvolvimento do item em outros países, a Embrapa reuniu profissionais especializados para manipulação da videira.

Hoje, normalmente são aplicados dois processos para que a uva possa nascer neste formato: a esterilização do fruto ou a remoção em novo cacho. Com a indução realizada em laboratório, os dois métodos funcionam para que a uva Thompson se desenvolva com tranquilidade. Entre as versões preta e verde, destaca-se que a esverdeada traz um número de calorias maior.

Uva Thompson

Uva Thompson na economia

Em 2018, foram registrados excelentes números em relação ao mercado de exportação. Foram produzidas cerca de 19 mil toneladas durante todo o ano, o que representa um volume altamente satisfatório. Mas alguns analistas apresentam um cenário de queda, pois o ano de 2011 resultou em aproximadamente 34 mil toneladas destinadas para exportações.

Apesar da queda na venda para o mercado externo, o produto se torna cada vez mais presente dentro do Brasil. Também em 2018, constatou-se que o número de compras de uva Thompson ultrapassou a procura pela uva comum. Este dado demonstra a qualidade do produto produzido com a ajuda dos laboratórios brasileiros.

Uva Thompson

Benefícios da Uva Thompson

Por trazer níveis excelentes de vitamina C, a fruta é muito efetiva no combate a gripes e resfriados. Também estão entre os benefícios da uva Thompson as presenças de fósforo, carboidratos, proteínas e todas as vitaminas do complexo B. Os sais minerais e o potássio também estão presentes na composição, o que tornam este item ainda mais completo.

Além de favorecer a desobstrução das artérias, a uva Thompson também é fundamental para a manutenção dos olhos. Além da visão, todos os órgãos do corpo humano serão beneficiados com a presença dos antioxidantes cedidos pela fruta. Também vale destacar a hidratação da pele e o combate ao envelhecimento de forma acelerada. Este efeito é gerado pelo excelente trabalho dos radicais livres na composição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo