Vereda: o que é e quais suas principais características

Inicio » Meio Ambiente » Vereda: o que é e quais suas principais características
18/03/2019 Por
Vereda: o que é e quais suas principais características

A vereda está presente no Brasil em diversas regiões, incluindo os estados de Minas Gerais e Bahia

Localizada entre montanhas, a vereda é uma importante vegetação que está presente nas florestas-galerias.

A vereda tem importância como referência do cerrado brasileiro e é, inclusive, considerada um patrimônio cultural nos dias de hoje.

Vereda

O que é vereda?

O significado de vereda se caracteriza por uma formação vegetal comumente encontrada no cerrado brasileiro. Seus seus solos hidromórficos (com excesso de umidade) fazem com que a presença da vegetação chamada de campo limpo seja encontrado em seus arredores. As veredas são caracterizadas pelos terrenos úmidos e estáveis que mantém a umidade nas camadas mais superficiais do solo, garantindo a sua hidratação mesmo em épocas de seca.

Elas surgem nos afloramentos dos lençóis freáticos, onde se formam as nascentes. Além disso, suas matas atuam como importantes fontes de proteção para essas mesmas nascentes.

Entretanto, está não é a única maneira em que as veredas tomam forma. Esta formação vegetal também está presente em regiões campestres. Um exemplo conhecido se encontra na região do Jalapão. É considerada uma importante formação herbácea, pois é onde se cultiva uma das bases para alguns dos artesanatos mais conhecidos do Brasil: o capim dourado.

A importância da vereda na agricultura

Por serem grande fonte de formação vegetal, as veredas auxiliam na indústria da madeira e na área da agricultura. O auxílio na indústria madeireira se dá porque a madeira das árvores cultivadas neste ambiente é de excelente qualidade, e muitos produtores fazem o seu uso para o comércio. Entretanto, há muitos locais de degradação de veredas por motivo exploração inadequada.

Além disso, outro ponto a se destacar é a necessidade de proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade. Elas funcionam como abrigo para milhares de espécies e são consideradas entre os patrimônios nacionais mais importantes para a região do cerrado.

Curiosidades sobre o papel das veredas na biodiversidade são destaque em diversas obras do escritor brasileiro Guimarães Rosa. O romancista cita por diversas vezes as veredas em seus textos, e as define como “oásis” do sertão.

Em muitas de suas obras, Guimarães retrata esse tipo de vegetação como propriedades de rica fonte de biodiversidade. Além disso, ele também destaca as veredas entre as principais marcas registradas da região de sertão, sempre ressaltando seus encantos e beleza única.

Fruto buriti proveniente da vereda

O buriti nas veredas

Por fim, uma das características mais marcantes nas veredas é a presença de espécies de palmeiras como o buriti. Sendo que estes também desempenham um papel essencial na proteção da vegetação e da mata de seus arredores.

O buriti é conhecido como árvore da vida pois sua utilização é das mais variadas. Tanto seu fruto, como a folha e a madeira são de excelente qualidade. O fruto do buriti além de ser produzido nas veredas são fonte de renda para diversas família no país e carregam muitos benefícios.

No comércio, a árvore do buriti destaca uma madeira de alta qualidade, e seu mercado produtor é extenso no país. Apesar disso, sua madeira não é de reflorestamento, e esta é uma das causas pelas quais enfrenta riscos de extinção.

Curiosidade sobre a palavra vereda

O termo ficou muito conhecido após uma novela produzida pela Rede Globo, a famosa Vereda Tropical. O folhetim foi ao ar na metade da década de 80. Apesar do nome, a trama não se passava em uma vereda.

Em conclusão, a vereda é um bioma brasileiro muito importante e sua preservação deve ser feita como manutenção da biodiversidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo