Vermiculita é importante para o desenvolvimento de plantios

Inicio » Agricultura » Vermiculita é importante para o desenvolvimento de plantios
11/03/2019 Por
Vermiculita é importante para o desenvolvimento de plantios

Vermiculita é muito utilizada no campo pela sua alta capacidade de ajudar na absorção de minerais em plantações

A vermiculita é um mineral muito aplicado no campo por conta da sua alta capacidade de proporcionar efeitos positivos ao solo. Quando utilizado com água, o produto retém os líquidos que estão por vir, o que faz com que a área precise ser regada com menos frequência. Além disso, reter o líquido por mais tempo no solo faz com que as plantas adquiram boa parte dos nutrientes ali presentes.

Nesse sentido, a vermiculita é procurada por ser um produto que não contém componentes tóxicos para o solo; desse modo, podendo ser utilizado com frequência.

Solo com a aplicação de vermiculita

O que é vermiculita?

A vermiculita é um componente mineral que facilita a infiltração das plantas no solo e a sua capacidade de extrair minerais. Seu uso também é eficaz no controle de acidez da horta, dando equilíbrio ao subsolo. Entretanto, por não conter nutrientes, sua utilização deve ser mesclada com adubo e terra, para assim ter efetividade na execução.

A vermiculita é um investimento barato – cerca de RS 14,00 o saco de 1 kg –  e que pode ser extremamente rentável ao agricultor. Isso porque sua capacidade de transformar o sabor dos alimentos e intensificar suas cores faz com que os produtos se tornem mais atrativos aos consumidores.

Impopular no plantio urbano, o produto também pode ser manejado em casas que contenham passagem de grama. Nesse caso, a finalidade é apenas a de tornar o ambiente mais bonito, por conta de fortalecer a tonalidade das cores do plantio.

Vermiculita expandida

Além da vermiculita fina – utilizada no solo e em vasos de plantas – existe a vermiculita expandida, que é manejada dentro de construções civis com as seguintes finalidades:

  • Isolante térmico: Em regiões frias, é interessante construir casas com vermiculita junto ao cimento, pois a sua característica esponjosa impede parte da passagem do frio pelas paredes.
  • Isolante acústico: Sua essência esponjosa serve como isolamento parcial de som. É utilizado na construção de estúdios musicais.
  • Impermeabilizante: É usado na construção de banheiros e outros ambientes que terão contato direto com a água. Uma vez que o inorgânico impede o vazamento de um local para o outro.

No caso da construção civil, o produto ainda é pouco utilizado em pequenas obras. Porém, seu uso cresce cada vez mais em construções de grande porte, como no caso de prédios. Isso porque a vermiculita é considerada um produto que pode ajudar na prevenção de incêndios.

Vermulita itensificando as cores do plantio

Por reter o líquido do solo, o produto pode significar alto valor econômico aos produtores. Já que a retenção fará que o agricultor utilize os produtos fertilizantes num espaço maior de tempo; dessa forma, gastando menos dinheiro.

A manutenção do mineral só deverá acontecer em caso de problemas nos quais o solo precise de uma grande manutenção. Caso contrário, ela poderá ficar ali durante toda a vida, fazendo o seu trabalho de desenvolver melhor todos os plantios.

Por fim, entender a importância da vermiculita é enxergar a capacidade de evoluir em aspectos produtivos e, consequentemente, econômicos. Dessa forma não ajudando apenas um território a se desenvolver, mas sim, todo um setor.

Agro20 | Portal Vida No Campo