Viticultura: Brasil exporta cerca 1,5 milhões de toneladas de uva por ano

Inicio » Agronegócio » Viticultura: Brasil exporta cerca 1,5 milhões de toneladas de uva por ano
05/02/2019 Por
Viticultura: Brasil exporta cerca 1,5 milhões de toneladas de uva por ano

A viticultura é uma das práticas científicas mais rentáveis do país

A viticultura é um mercado que ganha espaço no setor alimentício. Com a evolução em aspectos de negociações e científicos, a prática vem para monitorar a produção de uva.

viticultura, além da prática da produção de uva, tem sua ciência baseada para o comércio de produtos ”in natura” – alimentos frescos. Assim, a produção de alimentos como a uva passa se torna uma mercadoria da prática.

Viticultura

O que é viticultura?

O significado de viticultura engloba o estudo e o aperfeiçoamento da produção de uvas, destinadas para diferentes tipos de comércio e consumo. As uvas passas, as voltadas para a produção de sucos ou para consumo in natura fazem parte da viticultura. Já o cultivo voltado para a produção de vinho é intitulado de vitivinicultura, e mais próximo do significado de vinicultura.

O que é vitivinicultura?

Essa é uma prática científica voltada para a produção de vinhos. Desse modo, a vitivinicultura tem como conceito chave a plantio de uvas para futura colheita e transformação em vinho.

Assim como qualquer outra prática de plantio, a produção de uvas é delicada e precisa passar por cuidados até que concluída. A videira – como conhecida, tem evolui de uma estação para a outra e sua evolução depende disso. No inverno ela floresce e desenvolve ao tamanho ideal,entretanto perde vitaminas importantes para o consumo. Na primavera, até o momento da colheita, é a fase de recuperação dessas propriedades perdidas.

Por isso, é importante que o viticultor – quem cultiva uvas – respeite toda essa fase para que o alimento seja vendido com os atributos corretos e assim, ajudar na saúde de quem o consome. Na hora da colheita das frutas, existem duas formas para realizá-la:

  •  Manual: Na colheita manual, o próprio viticultor é quem faz o processo. Dessa forma, com uma tesoura especializada ele aplica a remoção das frutas, as botando em recipientes de plástico até o momento de sua venda.
  •  Mecânica: Na remoção mecânica, um trator especializado no trabalho passa por cima das frutas, removendo e as colocando numa espécie de caixa. Após isso, o viticultor a remove deste recipiente e também as coloca nos recipientes de plástico.

Viticultura no Brasil

No Brasil, a viticultura tem uma grande área destinada a vinhedos, de aproximadamente 78 mil hectares. Por isso, e levando em conta essa grande área, o país se concretizou com um dos maiores exportadores de uva no mundo. Dados da Embrapa.

O mercado da uva no Brasil é promissor e negociações acontecem diariamente. Todavia, o ápice do país foi em 2015, quando cerca de 34 mil toneladas de uva foram exportadas. 21,3% superior ao ano de 2014. Informação é do Centro de Pesquisas Econômicas – CEPEA.

Viticultura

Mesmo havendo um mercado de vinhos no Brasil, ele ainda não é o mais popular. A grosso modo, as uvas exportadas acabam voltando em forma de vinho para o país. Portanto, o brasileiro acaba consumindo o vinho feito com suas uvas, mas produzido em outros países. O Chile é o território que mais exporta vinhos para o Brasil.

Ademais, em São Paulo, a viticultura é eminente, por isso, a cidade de São Roque é bastante visitada. Conhecida como a cidade do vinho, ela atrai turistas para conhecer plantios de uva e aproveitar a bebida da região.  Desse modo, o lugar têm desde de plantios de uva até restaurantes e mercados especializados na venda de produtos nacionais e importados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo