Grupo Votorantim é uma multinacional brasileira fundada em 1918

Inicio » Agronegócio » Grupo Votorantim é uma multinacional brasileira fundada em 1918
13/08/2019 Por
Grupo Votorantim é uma multinacional brasileira fundada em 1918

Grupo Votorantim destaca história de sucesso em vários setores

De uma pequena tecelagem a um dos maiores grupos de empresas do mundo. A história do Grupo Votorantim, acima de tudo, é um exemplo de persistência e crença no país.

Atualmente, o Grupo Votorantim é um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação em diversos segmentos, como mineração e agricultura, e presença em vários países.

Grupo Votorantim

O que é Votorantim?

Votorantim é um grupo, um conglomerado nacional de empresas, que atua em diversos segmentos. Dentre eles, destacamos a mineração, a agricultura, a energia e os serviços financeiros. Atualmente, as empresas do grupo estão presente em mais de 20 países, ajudando na geração de tributos e de empregos, tanto dentro como fora do país.

Sobretudo, o volume e importância dos negócios realizados pelo Grupo Votorantim fazem com que ele esteja entre os maiores grupos empresariais da América Latina.

História da Votorantim

A história do Grupo Votorantim no Brasil começa com o desembarque no país, em 1884, do português Antonio Pereira Ignácio, então com apenas 10 anos.

Logo após auxiliar o pai, que era sapateiro, no interior de São Paulo, ele começa a empreender. Primeiramente na importação e venda de tecidos e, depois, com uma pequena loja de secos e molhados no Rio de Janeiro.

Outro personagem importante é o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes, genro de Antonio Pereira, que após comprar o controle da fábrica de tecelagem construída pelo sogro, inicia um amplo processo de expansão do grupo.

“Votorantim” é uma homenagem ao bairro, de mesmo nome, no município paulista de Sorocaba, onde se localizava esta fábrica de tecidos.

Então, a partir daí ocorrem investimentos em outras áreas de negócios que passam a fazer parte do portfólio do grupo. Entre eles, o setor químico (Companhia Nitro Química), alumínio (CBA), cimentos (Votorantim), entre outros.

No ano de 1973, ocorre o falecimento de José Ermírio. Por isso, seus filhos Antonio Ermírio de Moraes e José Ermírio de Moraes Filho assumem o comando do grupo, consolidando-o, então, entre os maiores do país.

Grupo Votorantim

Grupo Votorantim

Os segmentos de atuação do Grupo Votorantim são diversos e fundamentais para o desenvolvimento do país.

Presente em setores como mineração, agricultura, energia, insumos para construção e serviços bancários, o grupo emprega milhares de trabalhadores e é uma das referências mundiais quanto à eficácia dos produtos brasileiros.

Dentre as empresas que fazem parte do grupo temos a Votorantim Cimentos, CBA Alumínio, Votorantim Energia, Votorantim Metais, Banco Votorantim e Citrosuco.

Cimentos Votorantim

Fundada na década de 30, a Votorantim Cimentos é uma das principais empresas do grupo e está presente em onze países, dentre eles EUA, Argentina, Canadá, Índia e Turquia.

O foco de atuação da empresa é a produção de materiais necessários para construção como cimento, argamassa e concreto, além de insumos agrícolas.

Ao todo, são mais de quarenta produtos, oferecidos através de marcas como Votoran, Engemix, Poty, Itaú, entre outras. A produção, por sua vez, está espalhada por quase trinta fábricas localizadas entre quatro continentes.

Cimentos Votorantim é uma marca forte, reconhecida internacionalmente e que oferece produtos de qualidade ao mercado.

CBA Alumínio

A CBA, ou Companhia Brasileira de Alumínio, foi criada no ano de 1941 no estado de São Paulo. Desde então, a empresa tornou-se uma das maiores produtoras de aço do mundo.

A CBA Alumínio atua na produção de insumos para toda a cadeia produtiva de alumínio. Além de produzir alumínio básico, utilizado em chapas, folhas, perfis e bobinas, a empresa também atua na mineração de bauxita.

Além disso, a companhia também se destaca pela sua preocupação com a sustentabilidade. Dessa forma, além de produzir toda energia que consome, ela também recicla os resíduos produtivos.

Votorantim Energia

Criada em 2000, a Votorantim Energia nasceu com a missão de produzir e gerenciar a energia necessária para uso próprio das empresas do grupo.

A experiência do grupo, adquirida mesmo antes da fundação da Votorantim Energia, permitiu que a partir de 2013 esta expertise pudesse ser oferecida a outras empresas.

A partir de então, a Votorantim Energia passou a oferecer serviços como comercialização e gestão de energia, bem como soluções para o planejamento e utilização de recursos energéticos.

Posteriormente, a empresa passou a diversificar sua área de atuação. Passou, então, a investir em energia sustentável, como produção de energia eólica.

Votorantim Metais (atual Nexa Resources)

Inaugurada no ano de 1956, a Votorantim Metais é responsável pela mineração de elementos valiosos para diversas indústrias. Como exemplo temos zinco, chumbo, prata, cobre, ouro, minérios, metais não-ferrosos e químicos.

Depois de estabelecer presença em vários países, no ano de 2017 a companhia muda de nome, passando a se chamar Nexa Resources. É aí, então, que passa a participar do mercado de ações da Bolsa de Valores de Nova York. Deste modo, torna-se uma das maiores do mundo.

Grupo Votorantim

Banco Votorantim

Braço financeiro do grupo, o Banco Votorantim foi fundado no ano de 1988. Inicialmente atuaria como uma distribuidora de títulos e valores mobiliários. Posteriormente, passaria também a oferecer outros serviços financeiros.

Muito forte no segmento de financiamentos, o Banco Votorantim está presente em diversos estados. Atualmente tem o Banco do Brasil entre seus acionistas.

Atualmente, o Banco Votorantim oferece diversos serviços. Entre eles, destacamos:

  • Gestão de patrimônio;
  • Gestão de carteira de investimentos;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Mercado de capitais.

Citrosuco

Fundada em 1963, a Citrosuco é uma empresa brasileira que atua em toda a cadeia de produção de suco de laranja, do plantio à elaboração do suco, que posteriormente é exportado para mais de cem países.

O grupo Votorantim já atuava neste segmento, desde 1989, através da Citrovita. Então, em 2010 as empresas se uniram. O nome passou a ser Citrosuco e tornou-se a maior empresa mundial de suco de laranja.

Para suportar essa demanda, o grupo conta com dezenas de fazendas, quatro fábricas e três centros de armazenamento. Há, também, cinco terminais de carga marítima e cinco navios, além de uma gigantesca frota de caminhões.

Instituto Votorantim

Preocupado em organizar suas ações voltadas ao compromisso social e ambiental, em 2002 o grupo decidiu criar o Instituto Votorantim. O Instituto planeja e gerencia as diversas atividades sociais e ambientais promovidas pelo grupo nas comunidades onde está presente.

Em parceria com órgãos governamentais e da sociedade civil, o Instituto desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento local, educação e ambiental.

Através de ações de iniciativa própria e em parceria com projetos locais, o trabalho do Instituto Votorantim impacta milhares de pessoas. Estas iniciativas acontecem em mais de 100 municípios e têm sido reconhecidas por meio de várias premiações adquiridas.

Desta forma, o Grupo Votorantim procura retribuir ao país, auxiliando no seu desenvolvimento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo