Zebu: as principais características e raças deste gado bovino

Inicio » Pecuária » Zebu: as principais características e raças deste gado bovino
15/02/2019 Por
Zebu: as principais características e raças deste gado bovino

O zebu é maior rebanho do mundo e possui um mercado consumidor que só cresce

Séculos atrás, na Índia, o zebu era criado para que fosse utilizado como transporte em cruzadas para os habitantes.

Quando pensamos no gado zebu, a primeira imagem que surge a mente é sua corcova vantajosa.  Além de muito vantajosa, também é muito nutritiva. Com uma ótima predisposição de adaptação aos diferentes climas e solos, muitas das raças deste gado – que é o mais popular do Brasil – possuem grande resistência aos parasitas.

Por isso, ele é conhecido no universo da agropecuária como uma aposta certeira de lucro. Isso porque, além das características de resistência, este bovino é procurado tanto por sua carne como para criação do gado leiteiro. Está dentre as mais famosas espécies de boi do mundo, também conhecido por boi de corcova ou Bos gibosus.

Boi de raça zebu

Criação do gado zebu no Brasil

O zebu está entre as principais raças bovinas de destaque entre os criadores de gado, principalmente devido aos benefícios que sua carne oferece.

Explorado entre os fazendeiros, o gado demonstrou ótima adaptação ao clima tropical do país. Em especial, é importante ressaltar que sua facilidade em lidar com os mais variados tipos de clima é única,  principalmente com o calor.

Principais características do zebu

Entre as mais conhecidas e apreciadas características do gado zebu, podemos citar:

  1. Corpulento
  2. Evidente corcova
  3. Resistente ao calor
  4. Carne macia e suculenta
  5. Fácil criação do gado por ser muito dócil

Além de sua famosa corcova gordurosa ser muito almejada pela enorme reserva de nutrientes que carrega, os brasileiros também a chamam de giba ou cupim.

O Brasil saiu de uma produção leiteira no meio do século 20 considerada de subsistência, ou seja, para consumo próprio, se consolidando hoje como o quarto maior produtor de leite do planeta, tudo isso graças às raças de gado zebu. O bovino possui diversas raças e cada uma bem diferenciada por suas características demarcadas.

Raças de zebu mais famosas

  • Gado Gir

A raça Gir é considerada muito dócil e grande produtora leiteira. Apesar de seu tamanho ao nascimento é o menor de todas as raças, não deixa de ser referência em qualidade de carne. 

Embora seja mais conhecida pelo cruzamento com a raça Holandesa (preto e branco e também a vermelha e branco) para gerar o gado Girolanda.

  • Gado Nelore

É a raça bovina mais famosa do Brasil, e também se adapta com facilidade ao clima no país. Entre suas características físicas, o nelore possui ossatura da corcova fina e leve assim como sua cabeça. Além de contar com um ótimo desenvolvimento no campo.

  • Gado Indiano

É famoso por ser considerado o maior gado de corte no Brasil.  Deste modo, esta raça possui excelente adaptação em viver nos trópicos

  • Gado Brahman

O Brahman é o resultado do cruzamento entre as raças de zebu, ou seja, entre: Nelore, Guzerá, Gir, Valley e Sindi. É exclusivo para a produção de carne.

Rebanho zebu

  • Gado Angus

Originário do nordeste da Escócia, o gado angus é referência como parâmetro de qualidade por produzir uma capa de gordura muito menor que a de outras raças de zebu. Maior procura no mercado de carne e considerada como nobre.

  • Gado Curraleiro

O “pé duro brasileiro” ou também gado curraleiro. Sua produção leiteira é bem baixa, portanto este gado é destinado para o uso da carne. O gado curraleiro se desenvolve melhor em regiões semiáridas e sua maior concentração no Brasil é no estado do Piauí.

Dito isso, como aposta para muitos agropecuários, o gado zebu brasileiro é referência a mundial tanto pelo modo como são criados como pelo trato que a carne recebe antes de chegar no mercado.

Agro20 | Portal Vida No Campo