Meio Ambiente

Geologia abrange desde o estudo das rochas até o meio ambiente

Geologia abrange desde o estudo das rochas até o meio ambiente

Geologia abrange uma série de elementos, incluindo rochas, água, solo e o meio ambiente, de maneira geral

A geologia está ao nosso redor, desde a areia e a rocha usada para construir as paredes e estradas, até os numerosos minerais encontrados nos objetos da vida cotidiana e nos alimentos que comemos, a paisagem ao nosso redor e nossas atividades de lazer.

Na geologia, os campos de estudo abrangem desde as rochas até o meio ambiente de maneira mais completa, incluindo, ainda, pesquisas acadêmicas relacionadas com minerais e rochas, mineração, petróleo, engenharia e geotécnica. A história geológica fornece uma estrutura conceitual e uma visão geral do processo de evolução da Terra.

Geologia

O que é geologia?

Geologia é a ciência primária da Terra e examina como foi o processo de mutação pelo qual nosso planeta passou. Também estuda sua estrutura e composição e os tipos de processos que ainda atuam sobre ela. A palavra geologia significa “estudo da Terra”. Também é conhecida como geociência ou ciência da terra.

A geologia está preocupada com a história da Terra ao longo de seus 4,5 bilhões de anos de vida. Ao estudar as estruturas da Terra, então, podemos desbloquear seu passado oculto e antecipar o que está por vir no futuro.

Primeiramente a geologia é baseada em princípios da física que lidam com leis energéticas e estrutura atômica, em princípios de química relacionados à composição e interações de materiais. Com base em estudos e análises, assim, a geologia também tenta responder a perguntas que a humanidade faz durante séculos, como:

  • Qual força ergue uma cadeia montanhosa?
  • Como erupções vulcânicas e terremotos ocorrem?
  • Quão velha é a Terra?

O que faz um geólogo?

A função de um geólogo é, sem dúvida, trabalhar para compreender a trajetória do planeta em que habitamos. Quanto mais eles puderem aprender sobre a história da Terra, mais poderão ter assertividade nos monitoramentos feitos para tentar antever acontecimentos futuros. Vale citar, no entanto, que antecipações de ocorrências não são uma realidade na geologia; no entanto, o trabalho de um geólogo é buscar ao máximo entender de que maneira os acontecimentos passados podem influenciar o futuro.

A importância da geologia e o trabalho do geólogo, assim, tratam do entendimento das evoluções do planeta em que habitamos, das descobertas dos recursos minerais e energéticos, bem como da exploração ambiental para encontrar meios de minimizar suas consequências e da utilização dos recursos naturais.

A ideia é estudar maneiras de diminuir a possibilidade de perigos referentes a tremores, erupções e declives. A seguir estão alguns exemplos.

Geólogos estudam os processos da Terra

Bem, afinal, para que serve a geologia?

Como todas as formas de ciência, estudamos geologia para fazer novas descobertas e aprender mais sobre o mundo ao nosso redor. Dessa maneira, a geologia analisa algumas das questões mais importantes da sociedade atual, incluindo as fontes de energia e sustentabilidade, mudanças climáticas, impactos dos desenvolvimentos no meio ambiente, gerenciamento de recursos hídricos, recursos minerais e riscos naturais.

Ao estudar essas questões, então, os geólogos, acompanhado de outros cientistas, podem antecipar o futuro da Terra e examinar quaisquer mudanças que precisem ser feitas.

Geologia

Um exemplo importante disso é o estudo das mudanças climáticas e como a sociedade precisa se conscientizar e mudar seus hábitos para melhorar o futuro da Terra. Ao mudar de combustíveis fósseis para energia geotérmica e outras fontes renováveis, por exemplo, podemos reduzir nossas emissões de carbono e os efeitos do aquecimento global.

Geólogos estudam os materiais da Terra

Usamos os insumos existentes na Terra dia após dia. Utilizamos o petróleo extraído através de perfuração de reservatórios, água retirada de riachos e do subsolo e metais fornecidos de minas.

As pesquisas dos geólogos passam por localizar rochas que apresentam metais importantes, planejar os locais para sua extração e os meios utilizados para a remoção desse mineral das rochas. O trabalho realizado para detectar e gerar petróleo e gás natural é similar a esse.

Geólogos estudam a história da Terra

De fato, atualmente estamos muito preocupados com as mudanças climáticas. Assim, muitos geólogos estão trabalhando para aprender sobre os climas passados da Terra e como eles mudaram ao longo do tempo.

Essas informações históricas sobre geologia são valiosas para entender como o clima atual está mudando e quais podem ser os resultados.

Áreas de estudo da geologia

A princípio, geologia é um termo abrangente para uma gama diversificada de diferentes áreas de estudo. Esses campos enfocam um aspecto mais específico da Terra ou do sistema solar e usam aspectos da matemática e de outras ciências.

Abaixo está uma lista, de alguns dos principais campos de estudo dentro da geociência:

  • Geologia de engenharia;
  • Geologia ambiental;
  • Geoquímica;
  • Geocronologia;
  • Geofísica;
  • Hidrogeologia;
  • Petrologia ígnea;
  • Petrologia metamórfica;
  • Riscos naturais;
  • Recursos naturais;
  • Oceanografia;
  • Paleontologia;
  • Astrogeologia ou geologia planetária;
  • Sensoriamento remoto;
  • Sedimentologia;
  • Sismologia;
  • Estratigrafia;
  • Geologia estrutural;
  • Energia não convencional;
  • Vulcanologia.

Geologia como carreira

A geologia no Brasil é uma área um tanto quanto atraente e recompensadora. A aptidão mínima requerida é um certificado de conclusão de curso de geologia em nível universitário.

Geologia

Áreas de trabalho

Há muitas áreas no mercado de trabalho onde um geólogo pode atuar. Entre os principais exemplos de atuação, podemos citar:

  • Empresas de engenharia
  • empresas de mineração
  • empresa de recurso natural
  • consultoria ambiental
  • agência governamental
  • ONGs
  • instituições da área de pesquisa e ensino

Por fim, também há parte dos profissionais que opta pelo diploma de mestrado e doutorado, a fim de seguir a vida acadêmica. Nesse sentido, esses títulos podem oferecer melhor qualidade de capacitação, geralmente em uma das áreas de especialidades citadas anteriormente.

Muitas vezes esses níveis de capacitação qualificam o geólogo para posições de supervisão, atribuições de estudos ou ofícios de magistérios universitários.

Vasta oportunidade

As vagas de trabalho para os geólogos podem ser inesperadamente agradáveis. Um profissional graduado em uma boa universidade provavelmente não encontrará muitos obstáculos de prosseguir na carreira.

Como você pode se tornar um geólogo?

Visto que você é um estudante pré-universitário, pode se preparar para cursar geologia tirando boas notas nas matérias escolares. As disciplinas de ciência são especialmente importantes, já que tanto as ciências exatas como a escrita são usadas por todos os geólogos durante todos os dias úteis.

Diante de todo esse conteúdo, não há dúvidas sobre a importância da geologia. Esperamos que tenha gostado e conseguido compreender um pouco melhor a importância deste estudo.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também