Demanda por matérias-primas encontradas em jazidas cresce progressivamente
Definimos jazida mineral a concentração natural de minerais na crosta terrestre. As concentrações podem ocorrer na forma de um ou vários corpos minerais, enquanto os minerais podem ser extraídos no momento presente ou em um futuro imediato.
Atualmente, a jazida mineral (materiais metálicos, não-metálicos e combustíveis) constitui a principal matéria-prima para o desenvolvimento industrial. Por isso, a demanda por essas matérias-primas está aumentando progressiva e ininterruptamente.
O que é jazida?
Jazida é o local onde algo jaz ou se deita. De acordo com o dicionário, é a ação de jazer. No entanto, jazida mineral se refere a um lugar, no interior ou na superfície terrestre, onde são jazidas concentrações de substâncias de valor útil e econômico.
Estas substâncias podem ser divididas em:
- Metais preciosos (tais como bronze, prata e ouro);
- Depósitos fósseis (tais como petróleo e carvão).
Além disso, a jazida mineral pode emergir à superfície da Terra (jazidas abertas) ou estar imergida no subsolo (jazidas fechadas ou ocultas).
Assim sendo, as jazidas são subdivididas em categorias de acordo com as condições de formação. São elas:
- Formações sedimentogênicas;
- Formações magmatogênicas;
- Formações metamorfogênicas.
Estas categorias, por sua vez, são divididas em grupos, classes e subclasses. Desse modo, jazidas incluem diversos tipos relacionados a processos magmáticos, hidrotérmicos, sedimentares e metamórficos.
O que é jazida mineral?
O que é jazida mineral, em termos práticos? Sem dúvida, essa é uma pergunta muito pertinente sobre o tema.
Em resumo, pode-se dizer que jazidas são áreas onde os minerais e as rochas são extraídos para serem usados posteriormente pelos homens, das mais diversas formas possíveis.
É necessário especificar que, de um ponto de vista formal, só podemos falar sobre jazidas minerais sob alguns critérios. Isto é, se a quantidade e a qualidade de rochas e minerais permitirem aos homens explorar economicamente o recurso.
Alguns minerais metálicos que são explorados no ramo industrial (por exemplo, o mercúrio) estão agora presentes em quantidades e áreas limitadas. Portanto, podem ser esgotados em apenas alguns anos, tornando a reciclagem obrigatória ou forçando a substituição por outros.
Jazida mineral
Jazidas minerais incluem, por exemplo, ouro, cobre, diamante, ferro, petróleo, sal, carvão e mais. Confira abaixo algumas localizações de jazidas no Brasil e ao redor do mundo com esses minerais:
Jazida de ouro
- Bajo de la Alumbrera (Argentina);
- Witwatersrand (África do Sul).
Jazida de cobre
- Bajo da Alumbrera (Argentina).
Jazida de diamante
África:
- Catoca, Camatue, Camajico, Camafuca, Camafuca-Camazambo (Angola);
- Orapa (Botsuana);
- Mwadui (Tanzânia).
América do Sul:
- Mazurani (Guiana);
- Diamantino (Brasil);
- Guaniamo (Venezuela).
Classificação de jazidas
Geralmente, podemos classificar as jazidas minerais em dois grandes grupos: industrial e não industrial. Hoje, porém, existem os mais diversos conceitos de classificação. Todos estes conceitos têm vantagens e desvantagens.
Em geral, as classificações devem ser aplicáveis com bases científicas e úteis. Ou seja:
1. Classificação de acordo com o ambiente de formação. Jazidas sedimentares, magmáticas e metamórficas.
2. Classificação de acordo com a forma ou simetria da jazida mineral. A simetria ou a forma das jazidas fornece grupos bem definidos em locais diferentes.