A colheitadeira é uma máquina agrícola que moderniza e agiliza os trabalhos na lavoura
A primeira colheitadeira foi inventada para ajudar nas plantações de trigo e milho. Durante muitos anos, portanto, todo o trabalho era feito à mão, ou com ajuda de animais. Com a modernização das lavouras, a colheita manual foi sendo substituída pela colheita mecanizada – principalmente nas grandes culturas.
A colheitadeira é, então, um equipamento mecânico fabricado por diversas marcas, que auxiliam o produtor rural e otimizam o trabalho no campo. Dependendo do local do Brasil, pode receber diferentes nomes como colhedeira, colhedora ou ceifadeira.
Hoje, diferentes máquinas agrícolas são encontradas nas mais variadas plantações, como cana-de-açúcar, arroz, algodão, café e soja. Além dos benefícios econômicos, as colhedeiras também oferecem mais conforto para o agricultor, pois pode trabalhar sentado e até no ar condicionado (dependendo o modelo).
Vantagens da colheitadeira mecânica
Uma colheitadeira mecânica pode trazer muitas vantagens para a propriedade, desde a redução de perdas até a otimização do tempo. Sendo assim, vale à pena considerar a aquisição destes equipamentos, principalmente para as grandes culturas. Confira alguns pontos positivos da colheita mecanizada:
- Na agricultura de precisão o maquinário pode oferecer detalhes importantes para o produtor, o que ajuda no controle da propriedade
- Se comparada à colheita manual, o uso da colheitadeira permite economia de custos
- Existem muitas marcas e novos modelos no mercado. Portanto, o preço das colhedeiras se torna mais competitivo
- A colheita é feita com mais precisão e rapidez. Sendo assim, o produto final apresenta mais qualidade
- Para algumas espécies, foi comprovado que a colheita mecanizada impede ou desfavorece o crescimento de plantas daninhas. Assim, o produtor gasta menos com herbicidas
Colheita mecanizada: como fazer?
Para transformar a colheita manual de uma propriedade em colheita mecanizada, são necessários alguns cuidados. Sendo assim, o produtor deve tomar algumas medidas dependendo da cultura que é produzida na propriedade, como por exemplo: verificar se o solo está nivelado, confirmar o espaçamento do plantio, realizar a limpeza do solo e planejar as áreas de manobra da máquina.
Colheitadeiras e o futuro das plantações
O uso de máquinas na produção agrícola é um avanço para o segmento rural. Por isso, pensar em uma plantação sem o auxílio mecânico nos dias de hoje, é um retrocesso. A tecnologia vem favorecendo à agricultura em diversos setores, desde a produtividade dos grãos até na hora da colheita e distribuição. Sendo assim, o futuro agrícola é atrelado a equipamentos modernos e alta produtividade.
Atenção: cuidados com a colheitadeira
Para aproveitar as vantagens do maquinário agrícola e evitar danos, são necessários alguns cuidados. Vale lembrar que a colhedeira é uma ferramenta que precisa de revisões periódicas. Portanto, é preciso estar atento:
- Não esquecer das trocas de óleo e filtros, evitando transtornos e acidentes no campo
- Sempre manter a cabine do operador limpa e higienizada, evitando assim possíveis doenças
- Conferir as regulagens da colhedeira antes de iniciar o trabalho
- Sempre verificar se as correias estão funcionando corretamente, sem contato com produtos químicos
- Perceber as trepidações da colheitadeira e, sempre que isso ocorrer, checar o desgaste das polias e rolamentos