Sucesso de vendas, pão doce ainda conquista mercado pela relação emocional com consumidor. Para você que tem saudades da infância, nem precisava ir a uma padaria para comprar aquele pão doce delicioso. Isso porque, tempos atrás, ainda havia um padeiro que percorria as ruas tocando uma buzina e chamando a garotada para um dos melhores momentos do dia.
Hoje, basta ir a uma loja de conveniência ou algo parecido para provar e comprovar que o pão doce jamais perdeu o encanto. Pelo contrário, ele até pode estar em diversos formatos e com sabores inusitados. De qualquer forma, além da produção industrial, artesanal e caseira, o setor de panificação e produtores de açúcar agradecem a quem mantém viva a magia dessa doçura. Vamos saber mais sobre esse alimento nos próximos tópicos? Boa leitura!
O que é pão doce?
Pão doce é uma variedade muito comum de alimento, embora suas receitas possam variar conforme a região. Aliás, a receita tradicional andou evoluindo sem parar ao longo da história. Por isso que hoje você pode ir a uma padaria e saborear variações que incluem frutas, coco, nozes, castanhas, coberturas e recheios variados.
No entanto, mesmo com essa variação toda, o produto é sucesso certo em padarias – tanto no Brasil quanto em demais países de tradição na cozinha de panificação. Em relação às suas origens, o pão doce levanta muitas dúvidas.
Contudo, alguns registros comprovam sua presença já na Roma antiga, onde a população costumava preparar pães adicionando o doce sabor do mel. Ainda assim, historiadores confirmam que o pão doce caiu no gosto do brasileiro apenas durante o século XIX.
Aliás, enquanto ricos não o consumiam nessa época, as escravas costumavam criar receitas próprias para alimentar demais negros. Com isso, eles acabaram começando a vender o produto nas ruas. Dessa forma, o pão de mel acabou virando sucesso e ainda deu origem a uma série de outras receitas inusitadas, variando de um estado para outro.
Pão doce caseiro
Para incrementar seu pão doce caseiro, você pode optar por variações como a versão com creme de confeiteiro, que tem sabor inconfundível devido a um recheio especial e simples. Para isso, invista em uma receita com ingredientes como gema de ovo, açúcar, essência de baunilha e leite.
Ainda assim, temos a opção de pão doce com coco e leite condensado, ideal para dar aquele sabor de infância. Além de preparo fácil, você precisa apenas de coco e leite condensado.
Por outro lado, existe a opção de pão doce com frutas secas, sem dúvida, uma combinação perfeita para você vender em eventos como datas especiais, confraternizações e até aniversários.
Enfim, a receita é rápida, saborosa e simples. Afinal, com ingredientes nobres como ameixa, damasco e passas, você oferece frutas secas queridas do consumidor brasileiro em um pão que é simplesmente irresistível.
Como fazer pão doce?
Pode ter seu segredinho, mas seria bom acompanhar nossas dicas para aprender como fazer pão doce. Até porque é possível trocar ou alterar ingredientes para inventar um sabor único.
Seja como for, é bom lembrar que você pode até usar uma máquina profissional para fazer esse pão. Por outro lado, caso não tenha nenhum equipamento, basta juntar os ingredientes, misturar bem e colocar o braço para trabalhar. Isso mesmo, pois você terá que sovar até se cansar!
Confira os ingredientes para uma receita deliciosa de pão doce tradicional:
- Um ovo inteiro;
- Seiscentos gramas de farinha de trigo;
- Quarenta gramas de leite em pó;
- Cinquenta gramas de manteiga (sem sal);
- Duzentos e cinquenta ml de leite;
- Cinco gramas de sal;
- Cinquenta gramas de açúcar;
- Dez gramas de fermento biológico.
Agora, você acompanha abaixo o melhor modo de preparo:
- Prepare uma esponja com um terço da farinha de trigo;
- Depois, adicione metade do leite e todo o fermento;
- Misture tudo muito bem;
- A seguir, deixe fermentar até dobrar o volume;
- Então, em uma vasilha de batedeira, coloque a esponja e o resto dos ingredientes;
- Agora, bata para misturar;
- A seguir, sove por uns dez minutos;
- Coloque em uma vasilha coberta com filme plástico;
- Deixe a massa descansar por trinta minutos;
- Separe essa massa em bolinhas como você quiser;
- Então, deixe descansar até que elas dobrem de tamanho;
- Cubra-as novamente com o filme plástico;
- Depois, modele o pão doce como preferir;
- Deixe descansar por mais meia hora;
- Pincele com água e ovo batido;
- Polvilhe a massa com açúcar cristal;
- Enfim, asse em um forno preaquecido até ganharem cor.
O pão doce de padaria
Apesar de tanta concorrência em destaque em uma vitrine, o pão doce de padaria ainda consegue encantar como o coração das vendas. Até porque, se o pão francês é a grande razão para atrair clientes, essa variedade conquista pelo lado emocional.
Na prática, isso significa que, dentro do mercado nacional, o pão doce chega a ser o segundo mais vendido pela relação emotiva com o paladar dos brasileiros. Em outras palavras, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, ele não é comprado pelos benefícios nutricionais, mas pelo laço afetivo com a infância.
Ainda conforme informações do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), o volume total de pão doce produzido de forma artesanal chega a quinze por cento no Brasil. Ou seja, são quase novecentos milhões de toneladas, enquanto o processo industrial chega perto dos oitocentos milhões. Sem dúvida, números impressionantes.
De qualquer forma, ainda se faz válido ressaltar que o Brasil tem uma capacidade e uma área industrial perfeitos para atender à alta demanda do consumo de açúcar. Seja nacional ou até mundial, essa capacidade ajuda a manter elevadas as avaliações de investidores frente aos setores de produção de energia e açúcar do Brasil.
Ainda falando sobre números, vale destacar que quase todas as padarias brasileiras investem na produção do pão doce de diferentes tipos e recheios. Além do mais, o sucesso de uma receita de pão doce está na presença de uma massa mais saborosa e rica, diferente do pão salgado mais famoso no Brasil, ou seja, o pão francês. Só quem prova entende a delícia que é!