Tipos de energia – Quais são eles e as suas diferentes características

Inicio » Agronegócio » Tipos de energia – Quais são eles e as suas diferentes características
21/09/2019 Por
Tipos de energia – Quais são eles e as suas diferentes características

Os tipos de energia estão em nós e por todo o universo

Usamos vários tipos de energia todos os dias. Eles podem estar presentes em nossos corpos e espalhados por todo o universo.

Além disso, alguns tipos de energia podem vir de outros planetas. Embora a energia nunca possa ser produzida ou destruída, sua forma pode ser convertida e alterada. Conheça mais sobre seus tipos abaixo.

tipos de energia

O que é energia?

Energia é a capacidade da realização de um trabalho. Embora invisível, a energia está ao nosso redor e por todo o universo.

Por exemplo, a energia química que obtemos de nossos alimentos se transforma em energia cinética e térmica. De fato, essa transformação pode ocorrer em ações simples e cotidianas, como quando caminhamos.

Tipos de energia

Existem muitos tipos de energia no mundo, e alguns deles você conhece abaixo.

Energia eólica

Entre os tipos de energia, o vento é talvez a fonte renovável gratuita mais facilmente disponível. Todos os dias, em todo o mundo, as turbinas eólicas capturam a energia do vento e convertem em eletricidade.

Essa realização é chamada de energia eólica e se refere a um processo de geração de energia a partir do vento. Assim, a eletricidade pode ser criada de modo natural a partir dos fluxos de ar na atmosfera do planeta.

Portanto, as turbinas eólicas modernas são utilizadas para fazer a captura da energia cinética do vento e transformar em eletricidade.

Energia nuclear

Energia nuclear é uma energia armazenada em pequenos átomos. Os átomos são invisíveis e compõem os elementos de todo o universo.

Assim, a energia nuclear é liberada quando os átomos são unidos (fusão) ou separados (fissão). Fazer isso converte em energia térmica e radiante. O sol, por exemplo, usa energia nuclear para produzir luz e calor.

Energia solar

A energia pode ser aproveitada diretamente do sol, mesmo em dias nublados. De todos os tipos de energia, a solar é uma das mais conhecidas e usada em todo o mundo. De fato, sua utilização se torna cada vez mais popular para gerar eletricidade e dessalinizar a água.

A energia solar é gerada de duas maneiras principais: por células fotovoltaicas e pela heliotérmica.

Por células fotovoltaicas, dispositivos eletrônicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade. As células fotovoltaicas modernas são muito conhecida pela maioria das pessoas. Afinal, elas estão nos painéis instalados em diversas casas.

tipos de energia

As células solares foram inventadas em 1954. Hoje, a fotovoltaica é uma das tecnologias de energia renovável que mais crescem. As instalações fotovoltaicas solares podem ser combinadas para fornecer eletricidade em escala comercial ou pessoal.

Além disso, o uso de fotovoltaica é uma excelente maneira de levar acesso à eletricidade para pessoas, sobretudo em países em desenvolvimento com excelentes recursos de energia solar.

Sem dúvida, o custo de fabricação de painéis solares caiu drasticamente na última década. Esta queda tornou-os não apenas acessíveis, mas também a forma mais barata de eletricidade entre os tipos de energia.

A heliotérmica, por outro lado, utiliza espelhos para concentrar os raios solares. Esses raios aquecem o fluido, que cria vapor para acionar uma turbina e gerar eletricidade. Este tipo de energia é usada para gerar eletricidade em usinas de grande escala.

Energia cinética

Qualquer coisa que se move possui essa variedade. Isto é, para correr, pedalar, escalar e mover o mouse do computador, é usada a energia cinética.

Por exemplo, quando um avião está em voo, ele está se movendo pelo ar muito rapidamente. Os motores a jato estão convertendo a energia potencial em combustível por meio da energia cinética do movimento.

Além disso, podemos pensar em uma bola de demolição. Ela pode causar uma grande quantidade de dano, mesmo quando se move lentamente, certo? No entanto, uma bola parada ainda não pode executar nenhum trabalho, portanto, não possui energia cinética.

Uma bala em alta velocidade, uma pessoa que anda, o rápido movimento de moléculas no ar que produzem calor e a radiação eletromagnética, como a luz solar: todos têm energia cinética.

Energia potencial

E se a mesma bola de demolição imóvel for levantada dois andares acima de um carro com um guindaste? Se a bola de demolição suspensa não estiver em movimento, há energia associada a ela? Sim, a bola de demolição tem energia porque ela tem potencial para fazer o trabalho.

Essa forma é chamada de energia potencial, porque é possível que esse objeto trabalhe em um determinado estado. Ou seja, os objetos transferem sua energia entre estados potenciais e cinéticos. Isto é, como a bola de demolição trava sem movimento, ela possui os tipos de energia potencial e cinética.

Uma vez que a bola é liberada, sua energia cinética aumenta à medida que a bola aumenta a velocidade. Ao mesmo tempo, a bola perde potencial à medida que se aproxima do chão.

Outros exemplos da energia potencial incluem a energia da água mantida atrás de uma barragem. Além disso, uma pessoa prestes a saltar de um avião também apresenta a energia potencial.

tipos de energia

Energia térmica

Não é difícil adivinhar que a energia térmica se refere ao calor, afinal, o termo está presente no nosso dia a dia. Em suma, o sol libera energia térmica, assim como radiadores e incêndios. Até lâmpadas, quando estão acesas há muito tempo, produzem esse tipo de energia.

Mas como isso acontece? De fato, a matéria é composta de partículas ou moléculas. Essas moléculas se movem (ou vibram) constantemente. Assim, um aumento na temperatura da matéria faz as partículas vibrarem mais rapidamente.

Desse modo, entre os tipos de energia, a térmica é o que chamamos de energia que vem da temperatura da matéria. Quanto mais quente a substância, mais suas moléculas vibram, portanto, maior sua energia térmica.

Por exemplo, uma xícara de chá quente possui energia térmica na forma de energia cinética de suas partículas vibrantes. Quando alguém despeja um pouco de leite em um chá quente, parte dessa energia é transferida do chá para as partículas do leite.

O que acontece depois? Simples! A xícara de chá é mais fria porque perdeu energia térmica para o leite. Em resumo, é assim que funcionam alguns tipos de energia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo