Como o aerador ocupa diversas funções no mundo agro
O uso de aerador pode auxiliar tanto no processo da criação dos peixes quanto na aeração do solo para melhores cultivos e crescimento de produtos agrícolas para consumo e comercialização.
O aerador é um equipamento que favorece a produção da atividade por estabilizar a temperatura da água e do solo. Por isso, tem grande importância na área da piscicultura e agricultura.
O que é aerador?
Aerador é um mecanismo utilizado principalmente na piscicultura – criação de peixes de água doce. Dessa forma, é colocado na superfície de tanques, ele aumenta a oxigenação da água e proporciona cuidado maior na criação dos animais aquáticos.
Existem dois tipos de sistemas de aeração e que destacam diferentes vantagens na utilização, sendo eles:
Sistema de aeração por ar difuso (aeração da água):
- menor consumo de energia elétrica;
- flexibilidade;
- mais facilidade no processo de decantação;
- maior translação de oxigênio;
- evita o acúmulo de sólidos suspensos;
- não gera aerossóis e previne a atração de bactérias no ar;
- não gera poluição sonora.
Sistemas de aeração por máquinas (sistema mecânico):
- mais barato e eficiente;
- mais usado do que a aeração por ar difuso;
- podem ser apresentados em eixos verticais, horizontais ou inclinados;
- apresentam modelos submersíveis;
Há dois tipos de aeradores que podem ser utilizados na criação dos peixes, sendo eles:
Aerador chafariz: tem o formato de um chafariz e é tipicamente usado em represas com grande número de peixes. É mais adequado para criação de tilápias, camarões e alevinos.
- Tem baixo custo de manutenção;
- Baixo consumo de energia;
- Qualidade na produção;
- De uso prático para os piscicultores.
Aerador de pás: tendo maior uso em tanques e lagoas, é voltado para o cultivo de peixes e camarões, e se destacam como um dos equipamentos mais eficientes na atividade da piscicultura.
- Manuseio fácil;
- Baixo consumo de energia;
O significado de aeração é um mecanismo utilizado para ventilação e renovação do oxigênio do ambiente. Por ser mais eficiente e simplificar o controle dos odores no tratamento da água, é um processo que também garante a redução de gastos na agricultura.
Aerador na agricultura
Com isso, a aeração deve ser garantida frequentemente para que o solo agrícola esteja impecável para o cultivo até o processo de consumo e plantações futuras. Além disso, o processo colabora com a respiração das plantas, de microorganismos e com a decomposição de matéria orgânica.
A drenagem de poros – ou macroporos – favorece a entrada do ar no solo e, assim, facilita a oxigenação das raízes e seus organismos, que são fundamentais para um desenvolvimento saudável da cultivação agrícola.
Embora a aeração ofereça diversas vantagens aos produtores, consumidores e produção em si, existem fatores como temperatura, umidade e crescimento – que influenciam totalmente a aeração e complicam o processo de formação e crescimento das raízes.
Por fim, o uso de aerador beneficia os trabalhadores rurais de inúmeras maneiras, desde o início do processo de cultivo das plantas e criação de animais até a etapa de venda e consumo – garantindo a qualidade equivalente aos custos estabelecidos para os produtos.