O capim elefante é uma das gramíneas mais utilizadas na alimentação de animais, como bovinos de corte e de leite
O capim elefante chegou no Brasil há cerca de 100 anos. Hoje é uma vegetação considerada fundamental em propriedades agrícolas.
O capim elefante foi desenvolvido através de diferentes formas de cultivares, que se adaptam às condições climáticas e tipos de criação.
O que é capim elefante?
Capim elefante é uma espécie de planta que possui o nome científico de Pennisetum purpureum. É um tipo de vegetação muito utilizada para a alimentação de animais, como os bovinos por exemplo. Assim, as pastagens e forragens representam um importante papel na criação de gado no Brasil.
Assim, o capim é tradicional nos meios de criação, principalmente dentro da atividade leiteira. Ele pode ser consumido, então, na forma de capim ou forragens. Se o capim for de qualidade e cultivado da maneira correta, pode ajudar a elevar os índices de produtividade da fazenda, reduzindo, assim, o custo da produção.
Quais os tipos de capim elefante?
Este tipo de capim possui muitos cultivares que, ao longo dos anos, se espalharam pelo Brasil. Alguns deles, então, foram desenvolvidos e aprimorados pelas indústrias do agronegócio. Alguns tipos de capim elefante são:
- Capim Napier
- Capim Cameroon
- Capim Elefante Roxo
- Capim Capiaçu
- Capim Ana
- Capim Mineiro
- Capim Gramafante
Qual a origem da vegetação?
O capim é uma planta nativa da África e, então, foi introduzido na Ásia e nas Américas. No Brasil, pode-se dizer que chegou há pouco tempo, apenas em 1920.
Uma das vantagens deste tipo de cultivar é a sua alta capacidade de fixação de gás carbônico. Durante o processo de fotossíntese a planta utiliza o gás para a produção de biomassa vegetal. Consequentemente ele acaba apresentando bastante potencial de energia para ser absorvido pelos animais.
O capim elefante capiaçu
A cultivar capiaçu foi lançada recentemente, no ano de 2016, pela Embrapa. A planta foi desenvolvida através de um programa de melhoramento e, portanto, apresenta algumas vantagens em relação à produtividade e nutrientes. Algumas características desta cultivar são:
- Clima Tropical: se desenvolve bem neste tipo de ambiente, sendo que é recomendada para o bioma Mata Atlântica.
- Água: apresenta boa tolerância quando passa por estresse hídrico.
- Altura: pode chegar até 5 metros de altura
- Folhas largas e compridas
- Excelente valor nutritivo e resistente ao tombamento
- Facilita a colheita mecanizada, por se manter ereta
- Produz silagem de boa qualidade, que pode ser utilizada para o gado e pequenos ruminantes
Como fazer o plantio do capim?
Para poder plantar o capim elefante, então, são necessárias algumas medidas. A calagem, por exemplo, é um passo importante. Assim, o calcário deve ser encorporado no solo pelo menos 60 dias antes do plantio.
Já o espaçamento entre as plantas é outro fator que deve ser levado em consideração. As mudas devem ter pelo menos cinquenta centímetros de distância uma da outra, assim como a profundidade, que deve ser de 30 centímetros no solo.
Por fim, também é importante que se realize a adubação da terra. Antes do plantio, portanto, é necessário acrescentar adubo fosfatado nos sulcos. Já o nitrogênio e o potássio, então, são distribuídos após o crescimento das mudas de capim elefante.