Biomassa e as suas principais vantagens para o ecossistema

Inicio » Meio Ambiente » Biomassa e as suas principais vantagens para o ecossistema
20/03/2019 Por
Biomassa e as suas principais vantagens para o ecossistema

A biomassa é uma alternativa ecológica aos poluentes químicos na produção de energia

Os métodos pelos quais é possível produzir a biomassa são dos mais variados, até mesmo a partir de banana.

A biomassa está presente nos mais variados cenários sociais e é utilizada para diferentes objetivos energéticos.

lixo para produção de biomassa

Você sabe o que é biomassa?

A biomassa é todo o tipo de matéria orgânica, seja de animal ou vegetal, utilizada para produção de energia. Esta substância é adquirida a partir de processos de decomposição de recursos renováveis. Por exemplo, madeira, restos de materiais agrícolas, plantas, resíduos de alimentos domésticos e, em muitos casos, o lixo.

Tendo em vista que para a produção da biomassa não são necessários materiais muito específicos, sua baixo custo chega a ser surpreendente. A facilidade na produção, assim como a grande redução dos poluentes, são algumas das vantagens da substância.

O Brasil está entre os principais produtores de biomassa no mundo devido às reservas destinadas à produção, bem como em favor ao clima favorável o ano todo. Contudo, por ser proveniente de materiais das mais variadas origens, sua funcionalidade não é de grande eficiência. Por isso, são poucos os países que se abastecem de energia renovável.

Um setor industrial que está começando a explorar cada vez mais a biomassa é o de usinas termoelétricas. A fonte energética está sendo utilizada para abastecer áreas que antes não eram atingidas por nenhum tipo de abastecimento. Um exemplo são as áreas rurais mais afastadas dos centro urbanos, onde o transporte de combustível é difícil. Já no caso da biomassa, além da facilidade de transporte e produção, também há a vantagem de sua armazenagem ser mais simples quando comparada a outros combustíveis.

Os tipos de biomassa mais utilizados no país são feitos a partir da lenha (40% da produção), cana-de-açúcar e de árvores (folhas e tronco). Os elementos da biomassa também estão presentes nos combustíveis renováveis mais utilizados, como o biodiesel e biogás por exemplo.

Vantagens e desvantagens da biomassa

Na produção da energia de biomassa existem diversos fatores vantajosos e desvantajosos na sua produção. O baixo custo e redução dos poluentes, assim como a baixa performance e uma possível quebra da fauna em locais de preservação, são fatores a serem destacados.

  • Vantagens

Entre as vantagens na produção da biomassa como fonte energética, podemos citar seu baixo custo na produção, por exemplo. Para que a biomassa seja produzida não é necessário uso de recurso limitado, como no caso do petróleo. O uso de matéria orgânica e materiais recicláveis, fazem com o que seja um método renovável e de baixo investimento.

Outra vantagem muito importante sobre a biomassa é o fato de não contribuir com os gases poluentes. É sabido que o uso de carvão e petróleo na geração de energia são responsáveis pela alta taxa de gases que infestam a camada de ozônio. Um dos frutos desses poluentes é a problemática do aquecimento global. Por este motivo, o uso de biomassa na produção de energia é vantajoso para o ecossistema.

Além disso, outro fator a se destacar é sua grande facilidade de armazenamento assim como alta taxa de densidade energética. Os métodos de conversão também são fáceis assim como seu transporte. Outro fator de destaque é a adaptação. O motor em que utilizamos energias à base de petróleo também pode servir para a biomassa. Deste modo, a substituição não exige grandes mudanças no setor automobilístico.

O reaproveitamento de materiais orgânicos pode ser classificado como a maior vantagem deste método energético. A quantidade de lixo que o ser humano produz não condiz com a possibilidade de descarte social. Ao realizar o reuso destes materiais que iriam necessitar de um descarte mais demorada e caro, agora podem ter um fim muito mais ecológico.

  • Desvantagens

Entre as principais características negativas do uso de biomassa, sua performance é a primeira que afasta a alternativa do campo mundial. Por ser uma substância que advém de vários outros produtos, em especial os biodegradáveis, são necessárias grandes quantidades do produto para que se equiparem aos combustíveis fósseis.

Outro fator preocupante em relação a biomassa está na onda de desmatamento para a obtenção de uma substância com maior durabilidade. A falta de controle em áreas de preservação é um fator alarmante e que pode causar grandes destruições para fauna do local explorado. Um grande exemplo disso pode ser visto no desmatamento florestal para dar lugar à plantação de cana-de-açúcar. A densa produção, além de causar quebra na vegetação do local, também agride ao solo despreparado para a produção.

São motivos como os citados acima que fazem com que a biomassa deva ser produzida sem deixar de lado a preservação ambiental. Afinal, o uso de biomassa é para que os impactos no meio ambiente fossem reduzidos e não, agravados. Para que esta atitude seja efetiva, é necessária uma conscientização ecológica.

Biomassa de banana

Apesar de grande parte da produção de biomassa ser voltada para o setor de energia, ela também está presente no setor alimentício. A biomassa de banana é um exemplo de receita que carrega apenas benefícios à saúde devido às altas taxa de nutrientes.

Para realizar esta receita é necessário o uso de banana verde, pois sua concentração de nutrientes é maior. Há várias maneiras de ser feita para diferentes resultados, a mais comum é para consumo em formato de pastoso. Ao ferver bem a fruta – com casca – até que a mesma de encontre macia por dentro.

banana verde para produção de biomassa

Após as bananas estarem bem macias, a casca pode ser retirada e armazenar o alimento até que esfrie. Em seguida, as bananas podem ser batidas em um liquidificador até ficarem em estado pastoso e já estão prontas para consumo. A massa também pode ser combinada com outros alimentos saudáveis para fortalecer os resultados da receita, morango e castanha por exemplo.

A biomassa de banana possui excelentes benefícios ao organismos humano. Como por exemplo a alta fonte de nutrientes e minerais, e também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e melhor funcionamento da flora intestinal.

Em suma, a biomassa apresenta importantes métodos para um aumento da sustentabilidade e por conseguinte redução de poluentes. O fato de pensar nesta fonte energética é um grande passo ecológico para a manutenção ambiental.

Agro20 | Portal Vida No Campo