Açúcar invertido é um tipo de xarope produzido a partir do açúcar comum

Inicio » Agronegócio » Açúcar invertido é um tipo de xarope produzido a partir do açúcar comum
10/09/2019 Por
Açúcar invertido é um tipo de xarope produzido a partir do açúcar comum

Açúcar invertido está presente em uma grande quantidade de alimentos consumidos diariamente

Ao contrário do que muitos possam imaginar, o açúcar invertido não é um tipo de açúcar de propriedades nutricionais alteradas. Trata-se uma mudança física que ocorre, devido ao processo de hidrólise, que conheceremos mais detalhadamente a seguir.

Assim, de maneira resumida, o açúcar invertido nada mais é do que uma nova “apresentação” do produto, criada com base no açúcar comum.

Açúcar invertido

O que é açúcar invertido?

Açúcar invertido, ou açúcar líquido invertido, é o nome dado ao açúcar após ser submetido a uma reação química. Isso acontece quando o açúcar comum, também conhecido como sacarose, passa por um processo de decomposição.

Nesse processo, as moléculas de glicose e frutose que compõem o açúcar são misturadas com água. Essa mistura gera uma reação química chamada hidrólise, que separa a frutose e a glicose, dando origem ao chamado açúcar invertido.

Como fazer açúcar invertido?

O preparo do açúcar líquido invertido é mais simples do que aparenta, sem a necessidade de equipamentos muito complexos. Afinal, basta submeter o açúcar a altas temperaturas e utilizar alguns ingredientes para que ocorra a quebra da sacarose.

Dessa forma, a glicose e a frutose se separam e está pronto o açúcar.

Açúcar invertido

Onde esse tipo de açúcar é utilizado?

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em açúcar invertido, mas ele está mais presente na sua vida do que você pode imaginar. Isso porque estamos falando de um ingrediente muito utilizado pela indústria alimentícia. Afinal, seu uso traz alguns benefícios importantes para essas indústrias.

Um desses benefícios é o fato de que esse açúcar não permite que o açúcar utilizado em muitos produtos se cristalize. Com isso, bolos e doces em geral não ficam com uma consistência arenosa, por exemplo.

Além disso, esse tipo de produto também ajuda na formação do sabor e cor desses alimentos.

Veja alguns alimentos e produtos que são produzidos com uso do açúcar líquido:

  • Bolos;
  • Sorvetes;
  • Pudins;
  • Tortas;
  • Bombons recheados com calda líquida;
  • Cremes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Iogurtes;
  • Caramelos.

Esse tipo de produto também pode ajudar a conservar as características de alimentos, fazendo com que tenham uma vida útil mais longa. Esse também é um grande benefício que esse tipo de açúcar traz para as indústrias de alimentos.

Açúcar invertido

Açúcar invertido faz mal?

A princípio, o açúcar invertido não oferece riscos à saúde, diferente dos já presentes no consumo desse tipo de açúcar, por exemplo.

No entanto, pessoas com diabetes devem ter uma atenção redobrada com sua alimentação. Afinal, são alimentos industrializados que contêm altos níveis de glicose, que pode ser extremamente perigosa para pessoas nessas condições.

É possível produzir açúcar invertido com outros tipos de açúcar?

Apesar de existirem vários tipos de açúcar com características e composições bem distintas, esse xarope de açúcar só pode ser extraído do açúcar refinado.

Não é de se espantar que o açúcar invertido seja tão utilizado pelas indústrias, uma vez que o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo e essa é uma matéria-prima abundante por aqui.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo