Cana-de-açúcar e a sua participação na indústria brasileira

Inicio » Agricultura » Cana-de-açúcar e a sua participação na indústria brasileira
20/03/2019 Por
Cana-de-açúcar e a sua participação na indústria brasileira

Cana-de-açúcar é uma das espécies de gramíneas mais antigas da humanidade

A cana-de-açúcar é uma das gramíneas mais antigas e conhecidas de todo o mundo. Com o seu surgimento no continente asiático, ela rapidamente se disseminou por outros territórios, chegando até o Brasil.

A cana-de-açúcar é muito utilizada por conta de sua versatilidade, o que faz com que seja encontrada na composição de diferentes alimentos e produtos, incluindo desde de cereais e adoçantes até combustíveis, como o etanol.

Cana-de-açúcar no campo, exposto ao sol

O que é a cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é uma espécie de gramínea conhecida por seu enorme tamanho e variedade para a composição de diferentes produções. Ela é presente no Brasil por conta da colonização, visto que foi trazida pelos portugueses que chegavam ao território em grandes embarcações.

O Brasil tornou-se o principal receptor da plantação de cana-de-açúcar por conta de seu clima tropical. A temperatura quente, aliada à chuva, é propícia para que ela tenha um desenvolvimento eficiente e frequente.

Os canaviais – como são conhecidos – são maiores em regiões afastadas das grandes capitais. Isso porque, nesses espaços, a concentração dos plantios é maior por conta da quantidade expandida de solo livre para esse tipo de produção.

Hoje, a exportação de cana-de-açúcar é um dos principais responsáveis pela movimentação da economia brasileira. Os Estados Unidos são os principais consumidores da produção brasileira. Cerca de 227 toneladas por ano, de acordo com o departamento do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além dos EUA, a Índia, a Russia e os Emirados Árabes são os maiores compradores do produto.

Cana de açúcar no Brasil

Mesmo sendo um dos maiores produtores do mundo, a origem da cana-de-açúcar não foi no Brasil. A gramínea foi descoberta na Nova Guiné, próxima ao Oceano Pacífico. Sua disseminação foi tão instantânea que a origem do produto foi perdendo força. No entanto, estudiosos ainda creem que a sua primeira aparição foi na ilha.

Sua chegada ao Brasil foi conturbada, visto que aconteceu junto com a colonização do país. Os portugueses que a trouxeram para cá utilizavam a mão de obra escrava em grandes proporções. Indígenas que já habitavam as terras e africanos levados por navios negreiros faziam a função de cultivar a gramínea, que viria a ser considerada uma das mais importantes da história.

Anos se passaram e o Brasil se estabilizou, principalmente, com derivados da cana-de-açúcar. O etanol, por exemplo, é um dos principais responsáveis por movimentar a economia brasileira. Além disso, por ser natural, estudiosos buscam maneiras de produzir combustíveis biodegradáveis com a composição da cana.

Essa pauta tornou-se evidente por conta das grandes organizações. Uma vez que elas têm buscado alternativas eficientes para produzir substâncias que não atacam a saúde do universo. Assim a importância da cana-de-açúcar tornou-se enorme.

Produção de cana-de-açúcar

Sua produção é relativamente simples, visto que ela só tem dois elementos que podem ser aproveitados: açúcar ou álcool. Assim, para obter o resultado necessário, a cana-de-açúcar é moída, como se fosse para o consumo líquido. Então, ela é levada para fermentação ou para ferver, dependendo da finalidade da ação.

  • Fermentação: Sua fermentação permite que a cana vire álcool. Desse modo, sendo utilizada principalmente para combustíveis.
  • Fervida: Ferver a água permite que a água evapore, fazendo com que ela esteja mais propensa para a produção de açúcar.

A cana-de-açúcar é muito útil e versátil. Sua composição é toda aproveitada pelas indústrias que utilizam de sua composição. O bagaço da cana, que é a sua sobra, é comumente enviado para outras empresas, já que seu uso é importante na produção de energia e gás.

Importância da cana-de-açúcar

Sua importância é significativa em todo o cenário mundial. Diariamente, diferentes medidas de preservação ao meio ambiente vem sendo tomadas e a cana-de-açúcar, mesmo que de forma indireta, segue como uma das gramíneas mais utilizadas, por conta de sua alta funcionalidade.

No corpo humano não é diferente. Os efeitos da cana-de-açúcar na saúde dos seres humanos são aparentes e importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, por exemplo.

Entre os principais benefícios da cana-de-açúcar para o corpo humano, podemos citar:

  1. Pode ser usada na prevenção de gripes e resfriados, pois a sua alta taxa de nutrientes ajuda na regeneração do corpo.
  2. Pode ser energético e reconstrutor. Atletas, por exemplo, podem utilizar do produto para se sentirem mais dispostos na hora dos exercícios físicos.
  3. Dentro do sistema imunológico, a cana ajuda na regeneração de machucados, por exemplo.

Cana-de-açúcar próximo as margens do rio

Plantio de cana-de-açúcar

Assim como qualquer outro plantio, para cultivar a cana-de-açúcar é necessário que o solo passe por correções. Dessa forma, possibilitando que a produção seja eficaz e entregue os resultados esperados.

Problemas como a erosão e a disseminação de pragas podem ser extremamente prejudiciais ao plantio, uma vez que sua resistência é relativamente baixa. Por isso, o cuidado deve ser grande, para que não haja riscos de grandes prejuízos para o agricultor.

A melhor época para o plantio é quando as densidades de temperatura não se estabelecem por completo. Ou seja, o calor e a chuva precisam, necessariamente, se intercalar. Isso porque, dessa forma, é possível que ocorra o trabalho da fotossíntese e da irrigação natural.

Nas épocas em que a temperatura permanece a mesma por muito tempo, o crescimento da cana fica estabilizado para que novos e diferentes problemas na plantação não se desenvolvam. Tudo isso acontece de forma natural.

Com isso, fica clara a importância do meio ambiente para a produção da cana-de-açúcar. Caso as mudanças climáticas sejam afetadas, as plantas não têm referência em relação a hora correta de fazer uma pausa no crescimento e na evolução.

Derivados da cana-de-açúcar

Além de suas composições mais populares, a cana é importante na composição de outros alimentos como o óleo comum, utilizado para temperar alimentos, e na produção de rapadura – um dos doces mais tradicionais do Brasil.

o entanto, ainda hoje há tentes frequentes para avaliar se a sua inclusão na composição de novos alimentos e produtos pode ser válida. E todo esse processo é importante, pois as futuras gerações precisarão de cada vez mais formas biodegradáveis de garantir a qualidade das produções.

Em suma, a cana-de-açúcar é eficiente e importante dentro do cenário agro do Brasil e, tendo em vista um mercado em constante evolução, ganha status entre os principais produtos agrícolas de todo o planeta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo