Álamo: versatilidade e beleza, planta é utilizada nas indústrias e jardins

Inicio » Agronegócio » Álamo: versatilidade e beleza, planta é utilizada nas indústrias e jardins
12/03/2019 Por
Álamo: versatilidade e beleza, planta é utilizada nas indústrias e jardins

Com madeira leve e de alta qualidade, o álamo pode ser usado para fins comerciais ou no paisagismo

O álamo é uma árvore de porte grande, pode chegar a 30 metros de altura. Imponente, ela adora sol e água. Se usado em jardins, deve ficar distante de construções, pois suas raízes são agressivas e podem percorrer vários metros de distância.

Por ter sua madeira leve, o álamo é bastante funcional dentro da indústria madeireira. Além disso, a planta também pode ser utilizada na fabricação de celulose.

álamo

O que é álamo?

O álamo, também conhecido por choupo, é uma planta bastante versátil usada para fins decorativos ou industriais. Originalmente, ela nasce em maiores quantidades próxima a rios e lagos, ou regiões com bastante disponibilidade de água.

A árvore álamo pode ser encontrada em diferentes espécies, entretanto, as que mais se destacam são a Populus Alba e Populus Nigra.Devido ao seu porte e estrutura, paisagistas gostam de utilizá-la compondo ambientes externos. Entretanto, ela precisa de espaço e áreas abertas.

Curiosidades sobre a madeira

De peso leve e cor clara, a madeira do choupo pode ser bastante frágil. Ainda assim, é famosa por sua alta qualidade na produção de diversos produtos. Na indústria madeireira, é mais utilizada em objetos que não tenham uso exagerado, pois assim não correm o risco de quebrar.

A árvore choupo pode ser utilizada na fabricação de:

  • palitos de dente e de fósforo
  • caixas de frutas
  • móveis
  • brinquedos
  • instrumentos musicais
  • tacos de beisebol
  • bancos

O álamo na produção da celulose

Uma das utilidades da árvore é a produção de celulose, utilizada na fabricação de papel. A celulose pode ser produzida a partir de diversas matérias-prima, como bambu e bagaço. Ainda assim, o mais utilizado atualmente é a celulose de madeira.

O Álamo possui fibras curtas, portanto, irá produzir a celulose com a mesma característica. Neste caso, é utilizado na fabricação de papeis para impressão e escrita, papel de seda, lenço de papel e papel higiênico, por exemplo.

Indicações da planta

O álamo gosta de temperaturas frias, portanto, não se adapta bem em todos as regiões do Brasil. Não sobrevive ao calor. No país, ele pode ser plantado em altas altitudes ou na região Sul, com o clima mais parecido das florestas onde ele é nativo.

A árvore choupo também não é muito resistente à doenças. A planta pode ser bastante sensível ao cancro-dos-ramos, por exemplo, o que acaba afetando sua produtividade e prejudicando o paisagismo.

álamo

Falando em paisagismo, as flores da árvore são bastante discretas variando a cor entre creme e bege. Muito pequenas, elas nascem em forma de espiga e não costumam chamar a atenção. Sendo assim, as flores não são aproveitadas de maneira ornamental. Porém, na época de floração podem atrair insetos como abelhas e borboletas, por causa de seu perfume.

Propagação e durabilidade do álamo

Apesar de ser bastante alta, a árvore cresce rapidamente. Além disso, sua propagação é bastante fácil, pois o álamo pode ser clonado através de estaquias e mudas, por exemplo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo