A altimetria e as condições que a favorecem
O estudo feito a partir da altimetria possibilita análises mais precisas do terreno e da área a ser utilizada. Com isso, novas tecnologias são utilizadas para resultados precisos.
Os tipos de relevos são importantes para a altimetria, uma vez que ajudam a estabelecer as diferenças de níveis encontradas na superfície terrestre.
O que é altimetria?
A definição de altimetria consiste no estudo dos métodos e ferramentas utilização para determinar a variação que ocorre no relevo do terreno. Estabelecer as diferenças de alturas entre os pontos no terreno é um dos principais itens que fazem parte do conceito de altimetria.
A altimetria é geralmente aplicada em:
- projetos de engenharia
- redes de esgoto
- estradas
- planejamento urbano
- edificações
- barragens
- saneamento de água
- pontes
- viadutos
- túneis
- portos
- irrigação
- loteamentos
Parâmetro de nível
Os parâmetros de nível do terreno podem ser classificados em:
- Nível verdadeiro ou nível médio dos mares (NMM): consiste na diferença de nível até determinado ponto, chamada de altitude;
- Nível aparente: consiste em um parâmetro livremente escolhido, em que a diferença de nível é chamada de cota. É utilizado para comparar os espaços entre os pontos do terreno.
Técnica de levantamento
A indicação do valor da cota e da altitude é caracterizada por técnicas e métodos que possibilitam identificar o desnível entre os pontos estabelecidos. Dessa forma, sabendo um valor inicial de referência é possível calcular as distâncias dos níveis. Assim, todos esses métodos são denominados de nivelamento.
Os principais métodos são:
- Método fotográfico: fotografias aéreas, consiste em método por recobrimento aerofotogramétrico ou por detectores orbitais (imagens obtidas por satélites)
- Método trigonométrico: estação total, teodolitos (mede ângulos verticais e horizontais)
- Método geométrico: nível óptico automático, nível digital e nível a laser
Altimetria ligada a topografia
Topografia é o estudo das ocorrências geográficas, aferição de um determinado terreno e acidentes que acontecem nele. Muito utilizada na construção civil, por meio da topografia e fazendo uso da altimetria, engenheiros conseguem realizar a verificação das condições e níveis do terreno, fazendo a definição do que pode ou não ser construído nele.
Assim, a altimetria foi sendo inovada ao longo dos anos, resultando na inserção de equipamentos que auxiliam nas atividades realizada, como, por exemplo, o uso de GPS que permite a localização precisa de determinada área ou terreno.
Entretanto, além da altimetria, a topografia pode ser dividida em:
- Topometria: mede as distâncias e ângulos do terreno;
- Topologia: analisa os dados;
- Taqueometria: mede as altitudes e elabora as curvas de níveis;
- Fotogrametria: analisa o terreno por meio de imagens do solo tiradas de um avião ou satélites, por exemplo.
Tipos de relevos
Os relevos analisados são as variações que acontecem na superfície da Terra. Ele apresenta-se em diferentes formas, uma vez que há áreas mais baixas, áreas mais altas, áreas planas, etc. Assim, as principais variações de relevo são:
- Montanhas: caracteriza-se por elevações grandes, relevo acidentado e subidas íngremes. Além disso, são formadas pelos movimentos das placas tectônicas.
- Planalto: caracteriza-se por sua superfície plana, paisagem acinzentada, elevadas altitudes e limitação feita por áreas mais baixas. Além disso, é constituída por processos de erosão e fornece resíduos para outras áreas.
- Planície: caracteriza-se por área plana e pela formação de resíduos, tem altitude baixa e cursos de água.
- Depressão relativa: caracteriza-se pela superfície baixa e inclinações. Além disso, é formada por erosão e altitude acima do nível do mar.
- Depressão absoluta: caracteriza-se pela superfície baixa e inclinações. Além disso, é formada por erosão e altitude abaixo do nível do mar.
Portanto, a altimetria estuda a variação do terreno por meio das definições de relevo. Dessa forma, ela analisa as características presentes no terreno, a fim de otimizar as atividades a serem realizadas e sendo auxiliada pela inserção de novas tecnologias, permitindo uma análise mais precisa.