Amendoim é tira-gosto delicioso que carrega uma infinidade de benefícios

Inicio » Agricultura » Amendoim é tira-gosto delicioso que carrega uma infinidade de benefícios
26/08/2019 Por
Amendoim é tira-gosto delicioso que carrega uma infinidade de benefícios

O amendoim é muito mais que um fruto seco delicioso

O amendoim é considerado por muitos como um fruto seco, embora, na verdade, pertença à família das leguminosas.

A verdade, em todo caso, é que o amendoim é um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis ​​do mercado. Ele carrega consigo excelentes propriedades e benefícios para a saúde em geral. Junte-se a nós para saber mais sobre suas variedades e um pouco do seu potencial!

Amendoim

O que é amendoim?

Amendoim é um fruto seco, altamente benéfico, por conta das suas impressionantes propriedades nutricionais. Não só é rico em fibras, como também contém pelo menos 13 vitaminas, 26 minerais, gorduras e calorias.

Os amendoins alcançaram grande popularidade em todo o mundo. Conquistaram paladares em diferentes culturas gastronômicas, independentemente de idade, sexo, religião ou condição física. Não é à toa que eles são uns dos frutos secos mais conhecidos e, ao mesmo tempo, um dos alimentos com a maior proteína de todas.

Esta leguminosa poderosa pode ser consumida como:

  • Na sua forma natural de semente;
  • Como óleo;
  • Como manteiga;
  • Como farinha.

Por causa de benefícios do amendoim no corpo, ele é considerado uma maravilha da natureza.

Tem sido uma parte essencial dos ingredientes mais usados ​​em muitas receitas doces. A melhor coisa, em todo caso, é que, apesar do modo como você o prepara, o amendoim sempre fornecerá grande valor nutricional.

Benefícios do amendoim

Sendo amendoim doce ou salgado, quando falamos desse fruto, uma série de benefícios interessantes automaticamente nos vem à mente.

Não é segredo para ninguém que os amendoins são considerados como uma das nozes com maior impacto na saúde humana. Isso porque são compostos de nutrientes que favorecem o bom funcionamento do corpo e impedem o surgimento de inúmeras doenças.

Entretanto, algo do qual não se deve esquecer é que, mesmo com os diversos benefícios do amendoim, estes não devem ser consumidos em demasia. Deve-se considerar que este é um alimento muito rico em calorias, o que pode ser prejudicial.

Apesar de sua alta ingestão calórica, o fruto ainda é muito útil por causa do alto nível de gorduras monoinsaturadas e proteínas que contém. É considerado um alimento ideal para pacientes celíacos e ajuda as pessoas a reduzirem o nível de colesterol no sangue.

O amendoim é ideal para ajudar a corrigir a ovulação antes da gravidez. Por fornecer uma grande quantidade de ácido fólico, faz com que o bebê tenha um bom desenvolvimento. Isso evita malformação e outros problemas congênitos.

Este saboroso fruto seco é considerado um excelente aliado natural no tratamento de problemas de depressão. Ele ajuda a gerar altos níveis de serotonina no cérebro, conseguindo assim um melhor controle hormonal no organismo.

Para aqueles que estão passando por algum processo de emagrecimento, o amendoim também é benéfico, acredita? Apesar de suas calorias, ele ajuda a acalmar a ansiedade no horário das refeições, sendo uma ótima opção de tira-gosto.

Amendoim

Outros benefícios dos amendoins

As vantagens de seu consumo, seja como farinha, doces de amendoim ou qualquer outra forma, são variadas. Em seguida, algumas delas estão listadas:

  • Reduz o risco de câncer de estômago graças à grande quantidade de antioxidantes polifenólicos, principalmente o ácido p-cumarico. Isso inibe a formação de nitrosaminas carcinogênicas;
  • Protege contra doenças relacionadas ao coração, doenças nervosas e doença de Alzheimer devido ao seu conteúdo antioxidante polifenólico;
  • Trata o cabelo graças a sua riqueza em minerais como zinco e ômega 3.

Amendoim contém glúten?

Atualmente, a presença presumida de glúten em alimentos, como o amendoim, continua sendo uma questão de muita controvérsia. A primeira coisa a esclarecer é o que se quer dizer com o termo “glúten”.

Bem, o glúten nada mais é do que uma proteína presente em muitos alimentos, especialmente trigo, centeio e cevada.

Diversos especialistas em questões alimentares recomendam não consumir produtos que contenham esse tipo de substância. Isso porque o glúten está causando inflamação, excesso de muco no corpo e acidificação do pH interno. Tais problemas podem desencadear muitas doenças no organismo.

Uma das principais doenças causadas pelo consumo de glúten em nosso corpo é a doença celíaca. Esta é considerada uma doença intestinal crônica.

A única maneira de prevenir este tipo de mal quase insuportável é evitar comer certos alimentos. Ou seja, criar uma dieta realmente equilibrada e saudável.

Por exemplo, o amendoim, pela sua origem, é um alimento sem glúten. Por isso ele é adequado para consumo por pessoas celíacas. No entanto, a possibilidade de que algumas apresentações, como amendoins saborizados, contenha glúten, é estudada.

O amendoim doce

O amendoim doce ou salgado faz parte da tradição das festas juninas. Essa maravilha deliciosa, barata e versátil complementa sobremesas como canjica, pé de moleque, entre outras.

As receitas dos doces de amendoim são, em geral, muito práticas, podendo compor o cardápio de quaisquer refeições.

Receita de amendoim doce feito no micro-ondas

Ingredientes:

  • 500 gramas de amendoim em forma crua;
  • 1 copo do tipo americano com açúcar refinado;
  • 1/2 copo do tipo americano com água.

Modo de preparar:

  1. Em uma tigela, misture bem os ingredientes, levando ao micro-ondas por aproximadamente 15 minutos na potência alta;
  2. Em seguida, de 2 em 2 minutos, mexa até que fique açucarado;
  3. Aguarde esfriar, mas continue mexendo de 2 em 2 minutos para não grudar.

Amendoim

Receita de doces de amendoim

Ingredientes:

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 200 gramas do chocolate tipo meio amargo bem picado;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de margarina;
  • 1 xícara de amendoim sem pele, torrado e ligeiramente picado.

Modo de preparar:

  1. Coloque o leite condensado dentro de uma panela com a margarina, o açúcar e o chocolate. Em fogo baixo, fique mexendo até que desgrude do fundo da panela;
  2. Acrescente o amendoim, misturando bem. Em seguida, desligue e mexa com uma colher para que a mistura se apresente opaca. Limpe e unte uma superfície com margarina e despeje o doce;
  3. Aguarde esfriar, cortando em pequenos quadradinhos médios. Se quiser, substitua os amendoins por um punhado de castanha-do-pará grosseiramente picada.

Com tudo o que foi descrito neste artigo, só podemos chegar à conclusão que o amendoim é um dos frutos secos mais saborosos e benéficos à saúde. Adicione à sua dieta diária e comprove!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo